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Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

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     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 9, que contará com 8 postos de atendimento, funcionando das 8 às 16h:
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 9, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Estação, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Planalto e Progresso, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, quarta dose para idosos, com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, além da quinta dose para imunossuprimidos para pessoas, com 50 anos ou mais da vacina Pfizer poderão ser recebidas nesta quinta-feira, nas UBS's Aeroporto 3, Leporace e Santa Clara, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
      Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. 
     Para receber a 4ª dose, as pessoas com 50 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) PROFISSIONAIS DE SAÚDE/ 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) -  CORONAVAC
     A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e quinta dose para Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis nas UBS' Planalto e Progresso, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
      A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, além de Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Astrazeneca, seguem disponíveis na UBS Horto, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)  - JANSSEN
     A primeira e a terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais  e profissionais de saúde, além de Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Janssen, seguem disponíveis na UBS Paulista, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para quinta-feira, 9, estarão disponíveis as UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 8 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para quinta-feira, 9, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Paulistano, Luíza, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Santa Terezinha e Guanabara, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Leporace, Santa Clara, Planalto, Progresso, Horto, Paulista e Estação, no horário das 8 às 16h.
 

Prefeito assina convênios de pavimentação para a cidade

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     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta terça-feira, 7, a assinatura com o Governo do Estado de um convênio que permitirá o asfaltamento da Avenida Sidney Romeu de Andrade, adiante do bairro City Petrópolis e outros programas de infraestrutura. A solicitação havia sido feita ao Governo do Estado, que autorizou também recursos do Programa ‘Nossa Rua’.
     Esse programa possibilitará o asfaltamento de outras importantes vias de ligação da cidade, entre elas as ruas Maria Patrocínia, na Vila Rezende; Lázara Arlinda Lima de Almeida, no Residencial São Domingos; José Joaquim da Rocha, no Jardim Redentor; Adalvo Pereira de Moraes, no Residencial Peres Elias; Saturnino Fernandes, no Parque São Jorge; rua Dezoito, no Residencial São Domingos e a Tristão de Almeida, no Distrito Industrial. Alguns destes locais com situações crônicas, que há anos aguardavam por uma solução, como a ligação entre os bairros São Domingos e Luíza, na região Norte.
     De acordo com o prefeito, serão mais de R$ 5 milhões em investimentos, sendo que metade deste valor com dinheiro próprio da Prefeitura. Alexandre observou que, até o final da semana, irá encaminhar um projeto de lei para Câmara Municipal, para que os vereadores autorizem incluir esta nova verba obtida no orçamento da Prefeitura.
     A próxima etapa será a abertura da licitação para a contratação de empresa responsável pela execução das obras, transformando em realidade um sonho antigo da população que, com ajuda do Governo do Estado, a Prefeitura está caminhando para realizá-lo.

Prefeitura inicia substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis

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     Sustentabilidade e economia são destaques no novo projeto implantado pela Prefeitura de Franca, idealizado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
     A ação consiste na substituição de copos descartáveis por canecas plásticas reutilizáveis para os servidores municipais, gerando economia para os cofres municipais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
    Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos, ressaltou que este é um projeto muito importante, que está sendo implantado durante o mês, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo objetivo principal é conscientizar os funcionários sobre a importância da preservação ambiental, através da substituição do material descartável pelo reutilizável. 
     Segundo ela, um levantamento realizado pela secretaria apontou um consumo de 5 milhões de unidades de copos descartáveis para água e café, nos anos de 2.019 e 2.020, com investimentos de R$ 135.030,70. Em 2.021, a quantidade adquirida desse material apresentou uma queda considerável, com 24.068 unidades e um valor gasto de R$ 68.889,32.
     Para a implantação do projeto, que acolheu sugestões de servidores municipais apresentadas durante os cursos de retorno de férias do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), foram adquiridas 5 mil canecas reutilizáveis personalizadas de 400 ml, contendo o brasão do município, o nome e sobrenome de cada funcionário e a frase "Juntos Cuidando do Meio Ambiente", a fim de evitar perda e trocas indevidas. O valor investido foi de R$ 16.750,00.
     As canecas já começaram a ser distribuídas para os servidores, em todas as secretarias e departamentos da Prefeitura e a partir do recebimento, a principal orientação aos funcionários é para que utilizem o produto para o consumo de água e outros líquidos durante o expediente de trabalho. 
     Ainda de acordo com Marina Mattos, a redução dos copos descartáveis será de forma gradativa e, posteriormente, apenas para utilização pelos munícipes, que frequentam as repartições municipais, com atendimento ao público. "Vamos obter uma expressiva diminuição dos gastos públicos, tendo em vista que a aquisição das canecas foi feita uma única vez. Vale ressaltar também que os copos descartáveis demoram, em média, até 100 anos para se decompor, assim a redução do uso excessivo contribuirá para a preservação do meio ambiente", comentou Marina Mattos, informando ainda que o projeto ainda contará para a pontuação de proatividade da diretiva ‘Município Sustentável’ do Programa Município Verde Azul, projeto do Governo do Estado de São Paulo, que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Prefeitura incrementa ações de apoio ao setor calçadista

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     A Secretaria de Desenvolvimento, através do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, vem trabalhando de maneira sistemática com os segmentos da indústria e comércio, buscando avançar no processo de qualificação e expansão das oportunidades de negócios. Desde o início da gestão do prefeito Alexandre Ferreira, foram estreitadas as relações com os segmentos representativos da cidade, bem como intensificado o diálogo com o Governo Estadual.
     Nesse sentido, entendimentos foram iniciados e continuam sendo mantidos, junto às Secretarias Estaduais da Fazenda e Desenvolvimento, buscando alterar a legislação que regulamenta o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de modo a reduzir as alíquotas e melhorar a competividade do setor calçadista. Foram levantadas informações técnicas, com o apoio do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e o assunto permanece em pauta, com reuniões em maio e este mês, com a secretária atual de Desenvolvimento, Marina Bragante.
     Também dentro dos limites do que a legislação permite, a Prefeitura trabalha junto à direção da Cetesb, no sentido de buscar uma alternativa viável que possibilite atender o segmento das indústrias de calçados. A demanda é encontrar uma forma correta para destinar com segurança, em um local adequado, sem comprometer o meio ambiente.
 
Ampliação de mercados
     Uma outra ação da Secretaria de Desenvolvimento do município é o estímulo às pequenas e médias empresas a apresentarem os seus produtos em outras vitrines, participando de feiras e exposições. 
     Durante o período de um ano e cinco meses, mais de R$ 1 milhão foram reservados no orçamento para esse fim. Desse total, cerca de R$ 490 mil foram investidos (proporcional a adesão recebida), atendendo entre o ano passado até o momento, cerca de 68 empresas. Entre as feiras constam a Couromoda, Francal, SICC, Zero Grau, as duas últimas no Rio Grande do Sul, todas nos segmentos calçados e componentes e a Inspiramais, esta de componentes em geral, também no Sul, que este ano está em andamento com a 3ª edição, cujas inscrições estão sendo recebidas pela Prefeitura até o próximo dia 13, com a oferta de 10 oportunidades para quem quiser participar. A feira ocorrerá entre os dias 19  e 20 de julho.
     Buscando ampliar os mercados de consumo, em 2.021, foi idealizado, em parceria com a ACIF e o Sebrae, o Projeto de Internacionalização, voltado a projetar a potencialização das empresas locais, além fronteiras. Em momentos sequenciais, foram realizados o ‘Esquenta’ Exporta Franca, Exporta Franca e Franca Busines Round – FBR, que este ano deve ter sua segunda edição, no próximo semestre. 
     O objetivo dessa programação continua sendo o de auxiliar as empresas a abrirem novos nichos para a inserção dos seus produtos, iniciando e melhorando os resultados em se tratando de exportações. Dentro dessa linha de atuação, foram estrategicamente estabelecidas algumas etapas, compreendendo a sensibilização dos interessados, capacitação, suporte e conexões. 
     Também foi instituída a Trilha de Internacionalização, com uma proposta de atendimento a todos os níveis de empresas, desde a que nunca exportou, a que deseja ingressar nesse mercado e para quem já exporta e pretende ampliar seus negócios.

Banco do Povo empresta mais de R$ 155,3 mil em maio

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     O Banco do Povo Paulista, unidade de Franca, mantido pela Prefeitura, mediante convênio com o Governo do Estado de São Paulo, contabilizou no último mês, a liberação de mais de R$ 155 mil em empréstimos, atendendo pequenos e microempreendedores. Esses números, aliado ao volume de atendimentos presenciais de pessoas, em busca de informações a respeito de crédito, sinaliza que o momento é de aquecimento da economia e pessoas buscando novas oportunidades.
     Em maio, foram assinados 13 contratos de financiamento, resultando no montante de R$ 155.310,48. No acumulado dos 5 meses deste ano, o Banco do Povo ultrapassa o valor de R$ 1,5 milhão emprestados, em financiamentos, com 110 contratos efetivados.
     Os responsáveis destacam que a instituição fechou 2.021, com R$ 2.462.544,56 e 181 contratos efetivados. Esses indicativos servem para demonstrar que o desempenho em 2.022, está bem acima do resultado obtido no ano passado, com boas perspectivas para os 7 meses restantes do ano.

Franca inicia reciclagem de isopor pela Coleta Seletiva

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     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente, está empenhada no sentido de ampliar a coleta seletiva, que se faz presente em 100% da cidade e a partir do mês passado, incluiu entre os materiais, o isopor, tecnicamente chamado de Poliestireno Expandido (EPS), uma combinação de 98% de ar com 2% de plástico, o que o torna um material 100% reciclável. 
     Produto antes excluído, muitas vezes, sendo destinado ao Aterro Sanitário ou em terrenos vazios, margens de avenidas, comprometendo o paisagismo ambiental, agora, poderá ser industrializado, gerando recursos, além do benefício a natureza. O esforço é disseminar, ao máximo, junto à população, que esse produto é reciclável, deverá ser separado e destinado a coleta seletiva. 
     Através de uma parceria firmada pela Cooperfan (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis), com uma empresa especializada no processamento do isopor, contando com o suporte do Município e o acompanhamento do Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, uma campanha institucional está sendo iniciada para a separação desse produto. 
      A presidente da Cooperfran, Diana Angélica Bastos, orienta que a melhor maneira é deixá-lo, junto com os materiais da coleta seletiva, realizada de segunda a sábado por toda a cidade.
     Hoje, a cooperativa conta com 35 colaboradores envolvidos com o recebimento dos recicláveis, em média de 7 a 8 toneladas/dia, mas com potencial para ser aumentado consideravelmente. O isopor é utilizado nas embalagens para alimentos (marmitex e outros), industriais para a proteção e transporte de eletrodomésticos e eletrônicos, além das caixas térmicas e pode ser transformado em produtos de concreto leve, mobiliário de escritórios e até solado para calçados.
     Além da coleta seletiva, as pessoas ou empresas que tiverem grande quantidade de isopor, de natureza industrial, podem destinar o material de segunda-feira a sábado, no expediente comercial, ao posto de coleta da própria Cooperfran (rua Tristão de Almeida, 565, Distrito Industrial). 
     Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3721-4354.

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