Email  

Notícias

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para terça-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 contempla para esta terça-feira, 11 postos de vacinação, funcionando das 07h30 às 16h.
    
1ª Dose - Pessoas de 12 anos a 17 anos / 2ª e 3ª Doses / 4ª Dose Imunossuprimidos -  Pfizer 
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, da mesma faixa etária, além da aplicação da segunda, terceira e quarta doses da vacina Pfizer,  nesta terça-feira, 4, o atendimento será prestado nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Paulista, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Leporace, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
quarta dose para os imunossuprimidos com 18 anos, será ministrada, observando que o primeiro reforço deve ser após o intervalo de 28 dias da segunda dose e o segundo, com 4 meses de intervalo do 1º reforço.
 

1ª Dose - Pessoas de 18 anos ou mais/ 2ª Dose Coronavac
     A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária, com 18 anos ou mais, estarão disponíveis nas UBS São Sebastião, Progresso e Luíza, das 07h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 

2ª Dose - Astrazeneca 
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 

Dose Adicional para Janssen
     A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada na UBS Estação, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

WhatsApp Image 2022 01 03 at 10.50.56 1 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta terça-feira, estarão disponíveis as UBS Planalto, Horto, Aeroporto 1, Paulistano e Santa Clara,  funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Francana estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior

DSC 2123 
     A Francana estreia nesta terça-feira, às 17h45, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, enfrentando a Ponte Preta de Campinas. Na segunda partida, com previsão de início às 20h, se enfrentarão o Confiança da Paraíba e o Juventude do Rio Grande do Sul (Caxias). Os ingressos, distribuídos gratuitamente, podem ser retirados durante todo o dia na loja da Associação Atlética Francana, mantida no Lanchão, a partir das 9h. 
     A Francana faz parte do grupo 5, de um total de 32, de acordo com o cronograma da Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição, com a participação de 128 equipes de diferentes regiões do país. Em cada grupo constam 4 agremiações e dessas serão classificadas nessa primeira fase, as duas melhores colocadas. A partir de então, a disputa será no formato ‘mata-mata’, em que o time derrotado é eliminado do certame.
     A Prefeitura de Franca está auxiliando na estrutura de recepção das agremiações, por intermédio da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) garantindo acomodações, alimentação, translados para treinamentos e jogos, estrutura de segurança e o estádio para realização das partidas. O ato de lançamento foi realizado às 18h, desta segunda-feira, num dos auditórios do Imperador Palace Hotel, local onde estão alojadas as 4 delegações.
 

Copinha, uma vitrine de revelações 
     Além da Francana, nesse grupo 5 se encontram as equipes do Juventude (Caxias do Sul), Ponte Preta (Campinas) e Confiança (Paraíba). Competição reconhecida nacionalmente, como uma vitrine responsável pela revelação de grandes nomes do futebol, a Copa São Paulo terá sua decisão no dia 25, deste mês, aniversário da cidade de São Paulo. 

Prefeito assina convênio do Projeto Cozinhalimento

144424 x cuidados que voce deve ter ao montar uma cozinha industrial 960x600 
     O prefeito Alexandre Ferreira assinou com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, um convênio para a instalação na cidade do Projeto Estadual ‘Cozinhalimento’. Com a formalização dessa parceria está assegurada a transferência de um conjunto de equipamentos, envolvendo recursos financeiros na ordem de R$ 60 mil para a montagem de uma cozinha piloto experimental, visando incrementar a capacidade de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, a serem gerenciadas pelo Governo de São Paulo.
     O equipamento será instalado na rua José Antônio de Moraes, no Jardim Redentor, em prédio já definido. A Secretaria de Ação Social que, no ano passado, reativou o Conselho de Segurança Alimentar, uma das condições para se habilitar ao projeto, informa que a contrapartida do município é fornecer as instalações dentro dos padrões sanitários exigidos.
     O Estado e o Município têm prazo de seis meses para colocar o Projeto ‘Cozinhalimento’ em funcionamento, cabendo esclarecer que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo fará a instalação nos municípios paulistas. O foco é incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas:
- de atendimento;
- Promoção da educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas;
- Realização de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos;
- Promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
 

Equipamentos
     Dentre os equipamentos que compõem a cozinha, constam geladeira industrial, freezer comercial, batedeiras, liquidificadores semi-industrial, fogão semi-industrial, coifa industrial, fritadeira elétrica, espremedor de frutas, mesas, armários, aparelhos de TV, entre outros. 
 

Prefeitura intensifica limpeza urbana

 DSC 2050
     Mesmo com a instabilidade climática nesta segunda-feira, as equipes de manutenção que prestam serviços à Prefeitura, estiveram em ação  realizando o trabalho de limpeza de vias públicas, podas e manutenção em geral. 
     A Secretaria de Meio Ambiente está à frente dessas operações, que envolvem desde a raspagem dos passeios, cortes de gramado e remoção das pragas, que tomam conta de muitos espaços e se multiplicam em virtude do solo úmido.
     Nesta segunda-feira, as equipes estiveram distribuídas e trabalharam em setores do Jardim América, Residencial Baldassari (ruas Carlos do Carmo, Santos Pereira, Major Duarte), na Cidade Nova, arredores da Prefeitura, avenidas Presidente e Brasil, Hélio Palermo, 7 de setembro, além dos Jardins Brasilândia, Líbano, Palestina e na região Norte, entre os bairros City Petrópolis, Vera Cruz e Jardim Paineiras. 

‘Mais Consultas’ agenda mais 240 pacientes de ginecologia

 DSC 1599 2
     A Secretaria Municipal de Saúde fechou essa semana, a última etapa do Programa "Mais Consultas" deste ano, em que deveriam ter sido atendidas 242 pacientes, que foram avisadas e chamadas. Dessas, 183 foram consultadas e nos casos necessários, encaminhadas para a realização de exames preventivos, de acordo com prescrição médica e outras 59 não compareceram, o que representa uma abstenção de 24,24%. Nesses dois dias foram feitas 110 citologias uterinas (Papanicolau), além da autorização de 89 mamografias.
     Para a próxima semana, entre os dias 3 e 8 de janeiro, 240 novas consultas foram agendadas e as pacientes previamente avisadas, mediante contato telefônico. As datas e horários foram marcados, de acordo com as opções escolhidas pelas próprias pacientes, cujos nomes constam de um cadastro de Pré-Agendamento feito nas 16 Unidades Básicas de Saúde.
     A Secretaria de Saúde reforça que nas três primeiras semanas de atendimento, foram agendadas 624 consultas, sendo que 210 mulheres deixaram de comparecer ao consultório médico. Reforça também, a necessidade das pessoas comparecerem ou então, avisarem com antecedência, pois uma outra paciente pode ser chamada para o atendimento. 
     A orientação é para que as pacientes atualizem os seus telefones nas UBS para facilitar a localização e o agendamento.  



O Programa 
     Através do credenciamento público, a Prefeitura contratou 4,5 mil procedimentos e uma clínica habilitada está acolhendo as pacientes, com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. O valor unitário pago para os procedimentos é de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal de novembro passado, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. 
     O agendamento é feito pela Secretaria de Saúde, através do Programa "Mais Consultas", para as pacientes cadastradas na rede de UBS.   

 

 
Credenciamento aberto
     A Prefeitura informa que mantém aberto o credenciamento 02/21, para receber propostas de outras clínicas, que desejam também se credenciar a prestar serviços na área de ginecologia. As propostas devem ser enviadas para a Comissão Permanente de Licitações (Copel), ou por meio do portal: https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml?showMod=10&sit=1

Município investe mais de R$ 6 milhões/ano em serviços oferecidos pelos CAPS

DSC 1920 
     A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Saúde, duas unidades de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), sendo o AD III (de Álcool e outras drogas), localizado na região Oeste, na Vila Santos Dumont, chamado ‘Renascer’ e o CAPS III (Saúde Mental), no setor Norte, denominado ‘Florescer’, no Residencial Nosso Lar. 
     A manutenção desses dois equipamentos e seus serviços, onde em média, são atendidos 3.179 pacientes cadastrados, conta com um investimento de R$ 6 milhões por ano.
     As duas unidades são administradas pela instituição Fundação Allan Kardec, resultado de um processo de chamamento público. 
     O CAPS AD III – Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas tem o atendimento voltado para os pacientes, com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, associado ou não a transtornos mentais, através de atividades diferenciadas no âmbito da unidade de saúde, destinado a proporcionar a atenção integral e contínua, com funcionamento nas 24h, de forma ininterrupta.



Assistência 24h e fluxo de atendimentos
     Para o secretário de Saúde, Lucas Souza, os dois equipamentos de gestão municipal são importantes estruturas, que desempenham papel fundamental na Rede de Atenção Psicossocial no município, onde através de demanda espontânea e acolhimento 24h por dia, contam com equipes multidisciplinares, que prestam atendimentos ambulatoriais a pacientes com transtornos mentais e usuários de álcool e drogas. Nesses dois locais, após a triagem, o atendimento é oferecido mediante a elaboração do projeto terapêutico singular, com a construção da rede e articulação com os serviços de urgência e atenção primária.
     As informações atualizadas essa semana pela Secretaria de Saúde, apontam que nos dois CAPS estão cadastrados 3.179 pacientes em acompanhamento, sendo 1.952 na unidade ‘Florescer’, no Residencial Nosso Lar e 1.327, no ‘Renascer’, na Vila Santos Dumont.
     As ações de trabalho são pautadas na promoção e no desenvolvimento de atividades terapêuticas, educativas e de suporte social econômico, em observância às normas e portarias expedidas pelo Ministério da Saúde. Junto com o desenvolvimento de atividades, as pessoas assistidas são levadas a participar de oficinas conduzidas pela equipe multidisciplinar, começando pelo atendimento individual, em grupos  (psicoterapia, grupo operativo, atividade de suporte social) e oficinas terapêuticas  (caminhada, oxigênio, roda de conversa, criação poética, recriar, prevenção de recaídas, vivencial, futsal).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais