Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Vacina contra sarampo continua na rede pública

    Iniciada na última segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue em Franca disponível e toda a rede de UBSs e Núcleos de Saúde da Família. Números divulgados nessa quinta-feira, 21, pela Vigilância Epidemiológica indicavam que pouco mais de 80 pessoas procuraram pelas UBSs nos dois primeiros dias de atendimento, das quais menos de 20 pessoas precisaram receber a vacina.

     Trata-se de uma campanha seletiva que é voltada para aquelas pessoas que não estão com a sua carteira de vacinação em dia. Os alvos são pessoas adultas entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Estado. São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.

     A realização dessa etapa da campanha ganha maior importância como forma de impedir a tendência de crescimento da transmissão do vírus do sarampo em jovens nessa faixa de idade que não tomaram as duas doses da vacina. A Secretaria de Saúde de Franca se mobiliza na organização das equipes para realizar no último dia da Campanha, 30 deste mês, o dia ‘D’, um sábado, em que todas as UBSs oferecerão atendimento das 8 às 17 horas.

 Lombofaixas e calçadão facilitam acessibilidade
      A instalação de duas lombofaixas na Avenida Dr. William Azzuz, a construção de um calçadão nas duas laterais do canteiro central e a sinalização que está sendo feita melhoram a acessibilidade das pessoas na região, que circulam de um lado para o outro. Essas providências foram tomadas pela Prefeitura, que desde a semana passada, começou o trabalhando instalando o dispositivo para inibir os excessos de velocidade e proporcionar maior segurança aos pedestres.
    Na sequência começou o serviço de sinalização com as equipes da EMFEF, instalando faixas de pedestres, indicadores sobre a existência de obstáculos e orientações sobre os limites de velocidade. Agora para complementar está sendo construído uma calçada nos arredores do canteiro central, que divide as duas Avenidas, de um lado da Dr. William Azzuz e de Dr. Flávio Rocha. Márcio Antônio dos Santos, secretário de Segurança e Cidadania, pede mais prudência aos condutores e pedestres, os primeiros observando os limites de velocidades e os segundo, observando sempre os lados antes de iniciarem qualquer travessia de pista.

Curso de Capacitação em Esporte Paralímpico

      Franca será palco na próxima semana, do 1º Curso de Capacitação de Esporte Paralímpico, com a marca da inclusão, patrocinado pelo Comitê Brasileiro Paralímpico e com o total apoio da Prefeitura de Franca, focado em quatro modalidades. A abertura está programada para o teatro da Universidade de Franca, na segunda-feira, 25, às 8 horas, no Parque Universitário (Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 201), onde autoridades locais e do Estado darão as boas-vindas aos participantes, seguido das atividades iniciais que nesse primeiro dia será toda centralizada no local.

       O convidado Edilson Alves da Rocha, estará discorrendo ao longo do dia sobre a Introdução ao Movimento Paralímpico. A partir do segundo dia os trabalhos serão descentralizados, conduzidos por professores especializados que compartilharão suas vivências e saberes a partir das 7h30 e durante a terça e quarta-feira.

        Sobre atletismo, no ginásio de Esportes do Jardim Cambuí, a capacitação será coordenada pelo professor Alex José Sabino; sobre Gooalboll, Sílvia Helena Piantino Silveira estará com os participantes no ginásio de esportes ‘Amauri Destro’, ao lado do ginásio Pedrocão. Já sobre bocha, Rodrigo de Souza Freitas, conduzirá a sua capacitação na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e sobre o vôlei sentado, no ginásio de esportes do Champagnat, falará o professor Ubiratan Kuripana.

        Com as inscrições esgotadas, esse curso atraiu candidatos das mais diferentes regiões do País e notadamente da região, não apenas professores de educação física, como técnicos e demais profissionais que lidam com o esporte. Trata-se de uma oportunidade sem igual para atualizar conhecimentos, trocar experiências e ter acesso a novas ferramentas de inclusão, onde o alvo não é apenas saber trabalhar as pessoas com deficiência, mas também e particularmente aquele que não tem deficiência mas precisa de conhecimento sobre como enxergar e respeitar aqueles que têm suas limitações.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, tel. 3711-9216, com Lígia ou Radmila.

Poliesportivo recebe Torneio Integração de Basquete Master

         O Poliesportivo será movimentado nesse final de semana com jogos de alto nível. A partir desta sexta-feira, 22, o ginásio será palco do Torneio Integração São Paulo Minas de Basquete Master. Atletas do passado e que até recentemente estiveram nas quadras, defendendo grandes clubes do cenário nacional, poderão ser vistos. Entre eles: Márcio Dornelles, Valtinho, Zezinho, Figueiroa e tantos outros. O acesso é gratuito.

        O evento é organizado por um grupo de abnegados esportistas com o apoio da Prefeitura, por meio da Feac (Fundação do Esporte, Arte e Cultura) e será enriquecido no sábado e domingo com dois jogos adicionais, válidos pelo Campeonato Municipal, que está em sua fase final, envolvendo agremiações locais. Para essa sexta-feira, começando às 19 horas, medirão forças Uirapuru/Uberaba x Praia Clube de Uberlândia e logo depois, Master Franca x Caiçara de Patos de Minas.

          No sábado, começando às 10 horas, se enfrentam Caiçaras x Uirapuru e no jogo de fundo, Franca Master x Praia Clube. No domingo, no mesmo local e horário, se enfrentarão Praia Clube x Caiçaras e Master Franca x Uirapuru.

Certame municipal

     Pelo Campeonato Municipal, uma das decisões será neste sábado, às 16 horas, envolvendo Wilzards x Los Brothers e no domingo, o tira teima envolvendo a partir das 14 horas, Sunwest x Jussara, já que nos confrontos anteriores cada time venceu uma vez.

Casa da Cultura está com exposições até final do mês

      A Casa da Cultura e do Artista Francano está com duas exposições até o final deste mês: ‘Pelos Ares’ e ‘Conceitos da Arte Indígena Brasileira’. O horário de visitação é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 15 horas aos sábados. O acesso é gratuito.

      A mostra “pelos ares” consiste em uma exposição temática que tem o intuito de conscientizar o público sobre a importância da utilização correta dos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente.

     Já a “Conceitos da Arte Indígena Brasileira” aborda a arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, e será celebrado pelas obras dos alunos do Colégio ‘Villa Lobos’.
A Casa da Cultura está ainda com o 43º Salão de Arte Contemporânea que reúne trabalhos de artistas francanos que ainda concorrem a prêmios.

Em dezembro

    Já em dezembro será realizado o 43º Salão de Arte Contemporânea no período de 7 de dezembro a 20 de janeiro de 2020, com visitação das 9 às 18 horas de segunda a sexta e das 9 às 15 horas aos sábados na Pinacoteca, que fica nas dependências da Casa da Cultura e do Artista Francano.
Nesta edição, serão avaliadas e expostas dez categorias sendo: desenho, escultura, gravura, pintura, fotografia, instalação, mosaico, xilogravura, grafite e performance. O objetivo principal é despertar o interesse do público pelas artes plásticas, visando descobrir e divulgar novos talentos e promover uma mostra voltada para a arte Contemporânea.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais