O prefeito Alexandre Ferreira entregou na tarde desta sexta-feira, 8, uma nova UTI Móvel de Suporte Avançado para a Secretaria de Saúde. O veículo foi adquirido, por meio de um convênio com o Governo do Estado, com recursos, através de emendas parlamentares da deputada estadual Delegada Graciela.
A ambulância de suporte avançado - UTI TIPO "D" recebeu um investimento de R$ 279,5 mil e conta com a estrutura completa para o suporte à pacientes, em situações de urgência e emergência. O veículo que será destinado para o atendimento no Pronto-socorro "Dr. Álvaro Azzuz", conta com cardiversor - desfibrilador, bomba de infusão indicada para a administração de medicamentos ou agentes terapêuticos, que necessitam de controle de volume e velocidade de infusão, ventilador de painel e portátil para oxigenoterapia, adulto, pediátrico e neonatal, aspirador cirúrgico eletro portátil, cilindros de oxigênio, dentre outros equipamentos.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que a UTI Móvel possibilita o transporte seguro dos pacientes para ambientes da unidade pré-hospitalar para hospitalar, inclusive com a realização de intervenções, caso necessário, durante o transporte.
O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou a importância dessa parceria entre o município e a Assembleia Legislativa de São Paulo, com o objetivo de buscar recursos para o atendimento das necessidades da população. " A deputada Graciela tem nos ajudado muito. Sou companheiro em tudo o que for para melhorar a vida da nossa população", agradeceu Ferreira.
Segundo ele, a cidade passará com a contar com duas UTIs Móveis de Suporte Avançado e outra que atende ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Outros recursos
Além desta nova UTI Móvel, os recursos destinados à Franca, oriundos de emendas parlamentares da deputada estadual Delegada Graciela, irão possibilitar a compra de uma Unidade de Resgaste para o Corpo de Bombeiros, cuja licitação foi aberta e será concluída no dia 3 de novembro, aquisições de fraldas geriátricas descartáveis, medicamentos de implante anticoncepcional, equipamentos oftalmológicos, castração de animais, sem contar os recursos para a execução de recapeamento de ruas e avenidas da cidade, em áreas já estabelecidas pela Prefeitura, previamente analisadas e em condições críticas de conservação.
Ao todo, neste ano, são investimentos na ordem de R$ 1,85 milhão, que terão ainda contrapartida do município.