Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Governo federal cancela repasse e Prefeitura assume obras de creches

     Apesar do cancelamento por parte do Governo Federal do repasse dos recursos na ordem de R$ 6,5 milhões para a construção de duas Creches-Escolas, a Prefeitura de Franca decidiu manter o que cronograma e assumiu a execução das obras com recursos próprios. A decisão foi adotada pelo prefeito Gilson de Souza nesta semana, depois de uma reunião de avaliação das condições orçamentárias com o Gabinete e as Secretarias de Finanças, Educação e de Assuntos Estratégicos, destacando que as duas unidades, uma no Jardim Palmeiras e outra no bairro São Joaquim, são de fundamental importância.
     Ainda segundo o prefeito de Franca, o fato de a Prefeitura assumir as responsabilidades momentâneas pelas obras não significa que está abrindo mão dos recursos que estavam previstos em convênio com o FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ele argumenta que Franca continua contando e no aguardo das liberações dos recursos, pois a cidade tem demanda de creches para outras regiões e novas áreas serão colocadas à disposição. O prefeito vai continuar trabalhando e fazendo gestões para que o Governo Federal invista na cidade.
     As duas creches-escolas têm projetos padronizados e, depois de prontas, poderão atender até 200 alunos cada. As áreas institucionais da Prefeitura foram doadas para essa finalidade. Embora as obras estejam orçadas no valor total de R$ 6,5 milhões, podem ocorrer variações para baixo, já que os envelopes contendo as propostas serão abertos no dia 5 próximo, na sala de licitações da Prefeitura. E um dos critérios para escolha será o menor valor.
     A creche do São Joaquim será erguida na rua Antonio Modenezi, entre as ruas Demar Tozzi e Izabel Eliza de Lima. A unidade do Jardim Palmeiras ficará entre as ruas Antonio Fortunato de Oliveira, Manoel Igino Leal e Pedro Silveira.
    Somando-se a essas duas unidades, a Prefeitura está construindo a creche do Jardim Tropical, com quase 200 vagas, e outras cinco unidades, no Jardim Cambuí, Residencial Paraíso, Jardins Esmeralda, Martins/Eldorado e São Jerônimo.

 

 

Ramal de Franca do Caminho da Fé será inaugurado no dia 29 de setembro

mapacaminhodafe original original

         A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, marcou para o dia 29 de setembro a inauguração do ramal do Caminho da Fé que ligará a cidade ao Santuário Nacional de Nossa Aparecida, em Aparecida (SP). A cerimônia marcará a entrega do Portal (marco zero) que será instalado na praça em frente à igreja Capelinha. O monumento terá quase 5 metros de altura.
    A parte de sinalização já foi concluída até a divisa com o município de Patrocínio Paulista. As placas foram instaladas a cada 2 quilômetros. Como forma de garantir a segurança dos peregrinos, grande parte do trajeto é feito por estrada de terra.
    O Caminho da Fé reúne 56 cidades em São Paulo e Minas Gerais, totalizando mais de mil quilômetros. O ramal de Franca passa por nove cidades num trecho de 212 quilômetros nas áreas urbana e rural. Passará pelos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã, em São Paulo, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamoji, Monte Santo de Minas e Arceburgo, em Minas Gerais. Em seguida, os peregrinos pegarão o ramal de Guaxupé até Aparecida.

    A criação dos grupos é de responsabilidade dos próprios peregrinos. O trajeto a pé pode ser feito em até 20 dias e de bicicleta em até 12 dias. Mais informações sobre o Caminho da Fé podem ser obtidas pelo site oficial: www.caminhodafe.com.br, cujo escritório está localizado em Águas da Prata (SP).

 

Museu Interativo de Ciências recebe a 13ª Primavera de Museus

       O Museu Interativo de Ciências, receberá a 13ª Primavera de Museus "Museu por dentro, por dentro dos Museus", que é uma ação Nacional promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), em que o Museu Interativo foi inscrito para participar da ação que ocorrerá de 23 a 27 de setembro.

    No dia 23, às 7h30, com o início da programação, o professor Célio Augusto Pereira Rodrigues ministrará uma palestra para o lançamento do projeto nas áreas de ciências e biologia, o qual terá como tema ‘Polinizando Natureza - abelhas pequenas no tamanho e grandes na importância’.

      A exposição ficará permanente no Museu Interativo de Ciências relacionada à relevância das abelhas no contexto ambiental, com a intencionalidade de oportunizar aos estudantes e à comunidade a conscientização e a adoção de práticas adequadas que visem à compreensão e preservação do meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida da população por meio da conservação de seus polinizadores.

    A exposição no Museu Interativo de Ciências oferecerá aos estudantes e aos munícipes, por meio do acesso a um pequeno Meliponário, coleção de colmeias de abelhas sem ferrão, e demais recursos disponíveis, projeções visuais e totens explicativos, aquisição de conhecimentos científicos indispensáveis à educação ambiental.

    A visitação é aberta ao público. O Museu Interativo de Ciências fica no 2º andar, salas 35 e 36 do prédio do Colégio Champagnat. O horário de visitação de segunda a sexta-feira é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Teatro Municipal recebe peça ‘Nós Não Andamos Sós’

     O Teatro Municipal "José Cyrino Goulart" receberá, no próximo domingo, 1º, o espetáculo performático multidisciplinar ‘Nós Não Andamos Sós’, com a participação de Dani Barros e Carlos Sugawara. O evento acontecerá a partir das 19 horas, sendo o ingresso um quilo de alimento não perecível. Para adquirir o ingresso, é necessário solicitar por meio do link do evento: https://www.facebook.com/events/2102172866549784/, e clicar em “obter ingressos”, e reservar o lugar.

    O espetáculo é da companhia Allan King em parceria do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Prefeitura e sua Secretaria de Esportes e Cultura.

Confira a sinopse da peça

     O texto adaptado pelo diretor Rodrigo Matheus, circo, teatro, dança e música são as linguagens utilizadas para expor histórias contemporâneas relacionadas à temática LGBTQ+. Uma artista multidisciplinar e pansexual de gênero não binário, uma mulher iraniana gay considerando ser transgênera, um homem hétero CIS em questionamento e outro, também hétero CIS, mas conservador por insegurança, a mãe da mulher iraniana, hétero, binária e conservadora são algumas das personagens apresentadas nesse espetáculo-manifesto circense onde trapézio, corda lisa, acrobacia, faixas aéreas, paradas de mão, pirâmides e tecido acrobático são usados como plataformas para a investigação das histórias dessas pessoas. Independente de suas opções sexuais ou diferenças de gênero, elas são pessoas, todas buscando amor.

    Este é um espetáculo sobre o amor. Uma miríade caleidoscópica da diversidade do mundo contemporâneo e suas violentas contradições.

A classificação é de 14 anos.

Educação define programação do 7 de Sembro

     Com mais de 50 instituições confirmadas para o desfile cívico de 7 de Setembro, entre elas 20 escolas estaduais, a Secretaria Municipal da Educação, em reunião com os órgãos de apoio na última terça-feira, fechou a programação a ser cumprida começando com a abertura da Semana da Pátria marcada para a próxima segunda-feira, 2. Nessa data, na Praça Nossa Senhora da Conceição, haverá uma solenidade a partir das 9 horas, com a presença de autoridades, hasteamento da Bandeira Nacional e execução do Hino do Brasil, com apresentações culturais de alunos do Coral Infanto-Juvenil da Educação, de alunos e professores da Emim e o pronunciamento do prefeito Gilson de Souza, declarando abertas as comemorações.

    A partir de então, dentro de um cronograma deliberado pelas direções das próprias escolas, tanto municipais, do Estado como particulares, terão exposições, mostras e até mesmo desfiles pontuais em algumas unidades, de maneira a exaltar o civismo e envolver as comunidades, permitindo que os pais também acompanhem seus filhos. Isso acontecerá ao longo da semana.

     Para o sábado do desfile, 7 de Setembro, toda a programação estará voltada para a Avenida Presidente Vargas, onde às 8 horas acontece o primeiro ato em frente a Prefeitura, no canteiro central, com os hasteamentos das Bandeiras do Brasil, São Paulo e de Franca, ao som do Hino Nacional. A ordem para largada do desfile, tendo a corporação do Corpo de Bombeiros a frente, será dada 20 minutos depois, saindo da altura com o cruzamento da Presidente Vargas com a rua Major Mendonça. A concentração dos participantes se dará na pista sentido bairro – cidade, com início imediações do pontilhão sobre a Avenida Hélio Palermo, onde o trânsito será desviado na altura do cruzamento com a rua José do Patrocínio, com opções de saída a direta e à esquerda.

Limites de participantes

    A organização orienta os professores de Educação Física a instruírem os elementos da Guarda Bandeira, quanto à colocação para o transporte, desfraldamento atendendo aos protocolos oficiais, destacando que a Bandeira Brasileira é transportada no ombro direito e ao se aproximar do palanque é desfraldada na posição vertical, colocando o mastro no boldrié do talabarte.

    A concentração dos participantes será às 7h30, onde deverão se organizar para o início da apresentação às 8h20, seguindo até o cruzamento com a rua Afonso Pena, com saída dos participantes pela direita, nas ruas Prudentes de Morais e Álvaro Abranches. A ordem das apresentações será a seguinte das 55 entidades/instituições confirmadas:

- Corpo de Polícia Militar – BPMI

- Polícia Ambiental

- Guarda Civil Municipal

- Centro de Convivência do Idoso Lions Sobral

- Clube da Velha Guarda

- Associação Caminhar

- APAAF – Assoc. Pais e Amigos Autistas de Franca

- Colégio Gandolfi/Mundo Mágico

- Associação Amigos Solidários - Creche Irene da Cunha

- Pastoral do Menor

- Secretaria Municipal de Educação (cinco setores)

- Igreja do Evangelho Quadrangular

- Secretaria de Esportes, Arte e Cultura

- Secretaria de Esportes, Arte e Cultura

- Feac

- Grupo Escoteiros do Ar “Comandante Pintinho”

- Grupo Escoteiro Três Colinas

- Grupo Escoteiro Franca do Imperador

- Associação Hwa-rang de Taekwondo

- Chuí Esportes

- Associação Sabesp

- Associação Atlética Francana

- Karatê – Assoc. Moradores Olavo Pinheiro

- Centro de Valorização da Vida

- Legião da Boa Vontade

- Assembleia Dandelion N 34 – Ordem Arco-Irís

- Cap Juventude e União Ordem Demolay

- Diretoria Regional de Ensino

- E.E. Prof. Dr. João Marciano de Almeida

- E.E. Coronel Francisco Martins

- E.E. Barão da Franca

- E.E. Prof. José dos R. Miranda Filho- E.E. Prof. Benedito Eufrásio M Vieira

- E.E. Prof. Michel Haber

- E.E. Prof. Celso Toledo

- E.E. Profª Adelina P Cassis

- E.E. Prof. Ângelo Gosuen

- E.E. Prof. Antônio Fachada

- E.E. Profª Carmem Munhoz

- E.E. Prof. Dr Assuero Quadri Prestes

- E.E. Profª Lúcia Gissi Ceraso

- E.E. Prof. Hélio Palermo

- E.E. Profª Odette Bueno Ribeiro

- E.E. Prof. Otávio Martins de Souza

- E.E. Profª Suely Machado Silva

- E.E. Profª Susana Ribeiro Sandoval

- E.E. Profª Lizete Paulino Teixeira

- Tiro de Guerra

- Volks Clube Franca

- Clube do Automóvel Antigo

- Clube Sensurado (autos exóticos)

     As orientações conforme comunicados previamente enviados aos participantes, é que não se ultrapasse o limite de 100 participantes do grupo, obedecendo-se os espaços regulamentares entre os participantes. Maiores informações no tel. 3711-9218, Secretaria da Educação.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais