Na programação estão diversas atrações como espetáculos infantis todos os dias, caminhão da Ciênciamóvel com visitação de escolas, lançamentos de livros, palestras e shows.
Notícias
Teatro Municipal realiza 18º Festival de Dança
O 18ª Festival de Dança teve início nesta quarta-feira, 12, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”. Houve um grande público que assistiu ao espetáculo Suíte do Ballet "Don Quixote”, do grupo juvenil do Ballet Carla Pacheco, com mais de 40 bailarinos. A programação do festival segue até domingo, dia 15. A entrada é gratuita, sendo possível a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, que será destinado para instituições da cidade.
Nesta quinta-feira, 12, a abertura do festival ficará por conta da “Noite de Gala”, com dançarinos de grupos, escolas e projetos sociais, às 19h30. O público poderá prestigiar 38 apresentações.
A 3ª Mostra Diálogos de Dança Contemporânea acontecerá nesta sexta-feira, 13, às 20 horas, com apresentação de grupos convidados e selecionados, e com a 3ª edição Mostra de Videodança, que reunirá vídeos de artistas e grupos nacionais e internacionais.
A proposta da Mostra Diálogos de Dança Contemporânea é promover uma programação diversificada de trabalhos com linguagens próprias e singulares, reunindo artistas que propõem outras percepções e maneiras de olhar o mundo. Com o objetivo de compartilhar possibilidades, exercitar diálogos e estimular o espectador nas suas capacidades críticas e criativas. As atividades serão realizadas no Teatro de Bolso.
Os dançarinos poderão participar de cursos complementares, que serão ministrados no Ballet Carla Pacheco, no sábado, 14, e domingo, 15.
Seguindo com a programação do festival, no sábado, às 18h30, acontecerá o festival competitivo. E no domingo, encerramento do festival, às 14h30, haverá mais uma edição do festival competitivo.
Biblioteca Municipal realiza ‘Viagem Literária’
A Prefeitura de Franca, por meio da Biblioteca Municipal ‘Dr. Américo Maciel de Castro Júnior’, realizará o projeto “Viagem Literária - contação de histórias para todas as idades.” O evento acontecerá no dia 23, a partir das 9 horas, na Biblioteca Municipal, no Colégio Champagnat, e contará com a presença do escritor Affonso Solano que promoverá um bate-papo sobre as suas obras que fazem parte do ‘Módulo Literatura Fantástica’.
O encontro tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos), Ensino Médio (de 15 a 17 anos) e toda comunidade. Tem como objetivo incentivar a cultura e conhecimento de histórias e literatura.
O projeto Viagem Literária é uma parceria com o Governo Estadual através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711- 9229.
Sobre o escritor
Affonso Solano é escritor, ilustrador, editor e podcaster. Solano é ainda co-criador do podcast “Matando Robôs Gigantes”, que aborda assuntos relacionados a cinema, jogos eletrônicos, quadrinhos e cultura pop em geral.
Em 2013, ele lançou o livro “O Espadachim de Carvão” e em 2015 lançou “O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur”. Ele realiza palestras sobre literatura e empreendedorismo criativo em todo país.
Sentido único em rua da Vila Nicácio
A Secretaria de Segurança e Cidadania promove mudanças no trânsito na rua professor Otávio Martins de Souza, que a partir do próximo dia 16 passará ter sentido único. A medida atende solicitações de moradores e comerciantes da Vila Nicácio e foi autorizada depois de algumas análises realizadas por técnicos do Departamento de Trânsito.
O tráfego passará a ter sentido de direção entre as ruas José Bonifácio e General Osório, no segundo quarteirão após o pontilhão sobre o Córrego dos Bagres. Um dia antes da entrada em vigor equipes da Emdef e Departamento de Trânsito farão as adequações necessárias no tocante a sinalização de solo e aérea, sinalizou nesta quarta-feira o secretário da pasta, Márcio Santos.
Prevenção ao Suicídio terá ação sábado no centro
Em uma ação integrada com as participações de profissionais da Secretaria de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental, psicólogos, voluntários do CVV e membros da Unimed e do grupo Ame Sua Vida, está programado para este sábado uma grande mobilização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro, a partir das 9 h. Trata-se de mais uma atividade do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, em que o tema escolhido é ‘Falar é a melhor solução’, com profissionais aptos a conversar, orientar e compartilhar informações dos serviços disponíveis para quem se encontra enfrentando algum drama pessoal.
A movimentação será realizada das 9 às 13 horas, consistindo na distribuição de folhetos e abordagens das pessoas, com esclarecimentos sobre locais em que poderão encontrar apoio. Segundo uma das pessoas envolvidas na organização, a ideia é espalhar gente com camisetas da campanha nas duas praças, Barão e Nossa Senhora, objetivando abranger durante o trabalho o máximo pedestres, considerando que o local naturalmente acolhe gente de todos os bairros e mesmo das cidades da região.
Com o Festival Literário sendo realizado no mesmo espaço e outras atrações ao lado da Fonte Luminosa a expectativa é de público recorde circulando nessa região nesse próximo sábado.
Educação lança livro de poemas de alunos EJA
A Secretaria Municipal da Educação proporcionou no começo dessa semana uma noite marcada por momentos de emoções entre os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que participaram do lançamento da 12ª edição do Livro de Poemas que eles mesmo produziram. O diretor e coordenador desse projeto, José Aurélio da Silva, saudou todos os participantes, tanto os 31 que tiveram seus escritos selecionados como os demais pela disposição e exercício de criatividade, lembrando que essa é uma contribuição que se eterniza no ambiente da educação municipal.
Todos os exemplares além de leitores com ligação com os seus autores, são colocados à disposição das Bibliotecas e demais unidades de preservação da memória da cidade, daí que representa um retrato dos sentimentos de cada turma que frequenta o espaço de aprendizado que é o EJA, geralmente formado por uma clientela especial, formada por alunos com a idade mais avançada. Durante a cerimônia além das declamações feitas pelos estudantes, houve um reconhecimento ao aluno Eder Souza, da comunidade surda, que teve o seu desenho escolhido para ilustrar a capa do livro.
Para o secretário municipal da Educação, Edgar Ajax Filho, esse tipo de iniciativa é um estímulo ao sentimento e criatividade que existe em cada pessoa, que não sendo motivado acaba ficando no seu canto, sem expressar o que sente. Neste aspecto em cada unidade do EJA os alunos puderam exteriorizar seus sentimentos, em forma de poema. Durante a solenidade outra novidade foi a presença da comunidade de surdos e mudos, com uma tradutora de libras para facilitar o entendimento de tudo que ali ocorreu.
O Livro de Poemas é composto por 52 páginas e 31 poemas pré-selecionados entre os estudantes de toda a rede do EJA, formada na cidade por 5 unidades de ensino: Aeroporto 3, Jardim Redentor, Jardim Integração, Jardim América e o CESUM (Centro de Supletivo a Distância). A professora de música e cantora Natalina, abrilhantou com amigas o lançamento interpretando sucessos de MPB.
Perseverança
No projeto do EJA, a aposentada Edith Carrijo Tasso, de 81 anos, é uma das alunas que está chegando ao Ensino Fundamental oferecido pela Prefeitura, via Centro de Supletivo a Distância. Um exemplo de persistência e entusiasmo. Junto com a sua professora Lucélia Borges Cáceres Munhoz, ela comemorou o resultado da prova de conhecimentos que fez no Centro de Supletivo, nesse começo de mês e traça planos para o futuro. Ela tirou nota 10 com louvor e pretender continuar seus estudos.
Dona Edith apresentou uma redação com o título ‘Linha do Tempo’, onde com uma grafia de primeira retrata um pouco de sua história, desde a década de 30, quando nasceu na zona rural em uma Fazenda em Minas Gerais, a lida no campo, sua chegada em Franca, o casamento em 59, os filhos, netos e bisnetos e os novos horizontes, pois segundo ela ‘a vida segue... concluiu o seu texto’. Ela foi casada com o saudoso pintor Hélio Tasso, falecido em agosto de 2018 e disse ter herdado dele o gosto pela pintura, agora com mais tempo para se dedicar a essa arte.
Alunos de judô no Centro de Esportes recebem uniformes
A Prefeitura promoveu na manhã dessa quarta-feira, com a presença dos pais de alunos, a entrega de mais um conjunto de uniformes (Kimonos), para uma turma de 50 jovens