Email  

Notícias

Prefeitura faz pintura em cemitérios

 

cemiteriodasaudade Medium

     Atendendo solicitação expressa do prefeito Gilson de Souza, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente deu início, há 15 dias, às pinturas internas e externas dos cemitérios Santo Agostinho e da Saudade.

     De acordo com Terezinha Vicentina Silva Goulart, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, foram disponibilizados 2 profissionais pela secretaria para realizar os serviços, sendo que o primeiro cemitério a ganhar nova pintura é o Santo Agostinho, cujos serviços estão em fase final. Tão logo se finalize a pintura no Santo Agostinho, os dois pintores serão deslocados para o Cemitério da Saudade.

     Os muros dos dois cemitérios, tanto internamente como externamente, serão pintados de branco, e as ferragens, como portões, janelas e portas serão coloridos.  

     Segundo Rosaura Zucollo, secretária de Serviços e Meio Ambiente, no Cemitério da Saudade “a pintura será precedida de uma boa lavada pois, além de há vários anos não ter uma manutenção adequada, os muros são chapiscados, acumulando muita sujeira, o que prejudica a pintura”.  

Atleta de Natação da FEAC conquista 2 ouros em Ribeirão Preto

 

Gustavo Natação com medalhas de ouro Medium

     O atleta Gustavo Henrique Gonçalves, representando a equipe de Natação da FEAC (Fundação para Esporte, Arte e Cultura de Franca), conquistou 2 medalhas de ouro, sendo uma no nado livre e outra no nado peito no V Troféu São Francisco Saúde – Circuito UNAMI -, que aconteceu no sábado, 10 de junho, na vizinha cidade de Ribeirão Preto, no clube RECRA.

     Gustavo entrou na equipe de natação da FEAC este ano, mas já havia nadado por Franca anos atrás. Atualmente, seus técnicos são Adilson Roberto Gomes Filho e Celso Barbosa Sandoval Júnior. 

     A competição contou com a participação de 38 equipes e 541 atletas de diversos municípios da região. 

Prefeitura de Franca e Santa Casa anunciam mutirão de cirurgias eletivas

 

Escolhida 02 Medium

     A partir da liberação pelo Governo Federal, através da Ministério da Saúde, de verba para atendimento a demanda reprimida de cirurgias, o Governo Municipal e a Santa Casa anunciaram Mutirão de Cirurgia Eletivas para atender a longa fila de espera que se arrasta a anos.

     Para a região de Franca, serão destinados R$ 54 milhões. Em reuniões que acontecerão nos próximos dias entre dirigentes da Santa Casa e da Secretária de Saúde do município, serão decididas quais cirurgias serão atendidas e qual ordem de prioridade.

     A verba deve chegar ao município nos próximos dias, sendo que há um prazo curto para gastá-la. Segundo Rodolfo Moraes Silva, “o prazo de uso do numerário é até dezembro deste ano, o que é muito bom, pois nos coloca em condições de atender rapidamente as situações mais graves das pessoas que esperam por uma cirurgia”. 

LAMT faz evento com 70 crianças do Jardim Aeroporto

 

WhatsApp Medium

     O Instituto LAMT (Liga Alta Mogiana de Tênis), que tem parceria com a Prefeitura de Franca, através da Divisão de Esporte da FEAC, realizou no dia 2 de junho, evento em que colocou 70 crianças do bairro Aeroporto em contato com o tênis que teve em Guga a maior expressão nacional – este ano, no mês de junho, completaram-se 20 anos da primeira conquista, em 1997, pelo atleta brasileiro do Torneio de Grand Slam Roland Garros, na França – Guga viria a ganhar mais duas vezes o torneio francês, em 2000 e 2001.

     O bairro Aeroporto conta com um polo de “Massificação do Tênis”, dentro do Programa do Instituto LAMT de inclusão social dentro do Projeto Federal Etapas LAMT.

     De acordo com coordenadores do Instituto LAMT, a prefeitura de Franca disponibilizou o transporte para que as crianças se dirigissem até a LAMT Tennis Academy, academia de treinamento do instituto. Segundo conta o idealizador do projeto e presidente do Instituto LAMT, o Procurador do Estado Márcio Mendes, “o contato das crianças com o ambiente esportivo foi de emocionar, pois muitas delas disseram que não só queriam treinar e praticar o esporte, mas morar no local para ficarem perto das quadras.”

     Tudo indica que vem novos Gugas por aí. 

Fussol, amparo e esperança para quem precisa

 

Cidinha com Lú Alckmin Medium

    Fussol, nome pequeno com um significado imenso pois leva profundamente a sério o seu significado e sua responsabilidade: Fundo Social de Solidariedade. Com gestão da primeira-dama do município Maria Aparecida Belchior de Souza, tendo como diretor o competente Alexandre Alonso, a entidade tem dado exemplos seguidos de que sabe muito bem a importância que tem no desenvolvimento social e amparo para quem precisa de oportunidades na vida profissional e pessoal.

    Dentro das atividades que chamaram atenção pela qualidade e números apresentados, estão vários cursos de capacitação, campanhas sociais e de apoio a entidades assistenciais, formando profissionais para que tenham conhecimento, ferramentas e condições de assumir um protagonismo em suas vidas, defendendo seu ganha-pão.

    De acordo com Cidinha, como é conhecida a primeira-dama do município, é necessário ensinar a pescar e não somente dar o peixe. E é com esse objetivo que o Fussol tem feito um trabalho digno de nota.

     Algumas ações e eventos destaque

  1. Curso de Bolo na Taça;
  2. Curso de Tear de Prego;
  3. Curso de Moda - que formou 100 alunos recentemente e já iniciou outra turma;
  4. Gerenciamento e apoio a Casa do Artesão, localizada na Praça Barão;
  5. Gerenciamento e apoio da feira de artesanato “Franca, feito à mão”;
  6. Campanha do Agasalho – que este ano teve o slogan “Doação aquece o Coração” que contou com evento de recolhimento de agasalhos no Bom Prato, como comemoração dos 2 anos do restaurante popular.

     Alexandre Alonso lembra que o Fussol tem uma responsabilidade muito grande, pois além de apoiar pessoas para uma nova vida, quer que sejam bem-sucedidas e, para isso, busca excelência em todos os cursos e ações que oferece. 

Endocrinologista volta a atender na Casa do Diabético

 

 

 

     casadiabetico MediumSegundo informações da Secretaria de Saúde, a Casa do Diabético voltou a ter médico endocrinologista para atendimento dos pacientes desde o fim do mês passado. Em falta desde 2014, a ausência do especialista ocasionou grandes transtornos para as doenças que demandam atendimentos específicos, tais como hipófise, hipertireoidismo, câncer de tireoide, bócio de tireoide, nódulos de tireoide, síndromes endocrinológicas, além dos diversos tipos de diabetes.

     De acordo com o Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva “embora ainda não seja o ideal, não tínhamos nenhum profissional há muito tempo e agora passamos a contar pelo menos com um para atender os casos mais graves, que serão atendidos ainda neste mês.” Conforme Moraes Silva, são 65 pacientes integrando o grupo que está na fila aguardando por atendimento endocrinológico emergencial. No geral, a perspectiva é que ao menos 240 consultas mensais sejam realizadas pelo novo profissional.

     A Casa do Diabético atende cerca de 8 mil pacientes, que têm acompanhamento constante pela instituição. Nos primeiros 4 meses deste governo, foram realizados 6,3 mil atendimentos e, na falta do endócrino, clínicos gerais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais foram responsáveis pelos atendimentos.

     O Secretário da Saúde explicou também que “após o atendimento dos casos mais graves, o endocrinologista irá atender casos de menor gravidade, por exemplo, a Diabetes Tipo 1”. Completando que até que se consiga a contratação de pelo mais um endocrinologista, os atendimentos terão suporte de 3 médicos clínicos gerais, sendo que 2 atenderão diariamente e 1 médico, uma vez por semana. 

Vigilância Ambiental de olho no mosquito

 

mosquito1 Medium

     A equipe de Controle de Vetores da Vigilância Ambiental fará na sexta-feira, 9 de junho, vistoria preventiva de controle do Aedes Aegypti, inovando na forma de divulgar e alertar os moradores sobre os perigos e as doenças causadas pelo mosquito.

     Segundo Nelson Salomão, diretor da divisão, 30 Agentes de Vetores devidamente uniformizados e com crachás de identificação, irão bater de casa em casa para orientação aos moradores. A novidade é que a Vigilância disponibilizou um carro de som para anunciar as ações nos bairros atendidos, facilitando o trabalho dos agentes e dando mais segurança aos munícipes para abrirem suas casas. Salomão pede para que, se houver qualquer dúvida, a pessoa entre em contato com a Vigilância Ambiental pelos telefones 3711-9408 ou 3711-9415 e lembra que o mosquito da dengue também transmite Chikungunya, o vírus da Zika e a Febre Amarela, solicitando aos moradores para que mobilizem suas famílias no esforço de eliminar água parada, ajudando assim a combater os focos de potenciais criadouros do Aedes aegypti.

     De acordo com Paulo Donizeti Godinho Reis, Supervisor de Campo - PPI/VS (Programa de Pactuação Integrada / Vigilância de Saúde), o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, colocados e distribuídos por diversos criadouros.  Paulo Donizeti comenta que “em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.”

    Os bairros que serão atendidos no dia 9 são Jardim Piratininga, Jardim Brasil, Jardim Centenário, Parque Franville e Esplanada Primo Meneghetti. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais