
A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 10, o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe, para proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A ação acontecerá no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro da cidade, das 9 às 13 horas.
A imunização seguirá o protocolo do Ministério da Saúde e as doses poderão ser aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Além do ‘Dia D contra a Gripe’, a vacinação é feita de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas.
Creches
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde avisará pais e responsáveis sobre a campanha de vacinação contra a Influenza nas creches da rede municipal, ação feita em parceria com a Secretaria de Educação. As crianças matriculadas receberão o imunizante durante o horário de permanência na unidade, mediante um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e apresentação do cartão de vacinação para conferência.
O cronograma da vacinação nas creches será divulgado nos próximos dias.
Imunização
Até o momento, foram aplicadas 18.215 doses de vacinação contra a gripe. Destas, 15.589 foram em abril e 2.626 até o dia 7 de maio.