Email  

Notícias

Repartições municipais fecham no feriado

 feriadooo original

      Em razão do feriado do dia 21 de abril (Dia de Tiradentes), as repartições públicas municipais terão funcionamento normal até quinta-feira, 20 e estarão fechadas na sexta-feira. O expediente será retomado na próxima segunda-feira, 24, de acordo com os horários adotados em cada repartição. 
     As unidades prestadoras de serviços essenciais, de urgência e emergência, como os dois Prontos-Socorros 'Dr. Álvaro Azzuz’ e Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’, as duas UPAS, nos Jardins Aeroporto I e Anita, funcionarão 24 horas, sem a interrupção dos atendimentos.
    Da mesma forma, terão expedientes normais as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), os dois CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), estes dois últimos credenciados pela Prefeitura e Serviços de  Acolhimento Noturno e Atendimento Dia, ambos instalados em área anexa ao Espaço Dignidade.
      A Guarda Civil Municipal e os Conselhos Tutelares trabalham em forma de plantão.
 
Coleta de Lixo e Parques 
      De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, os serviços de limpeza urbana, coleta seletiva seguem o calendário normal, sem nenhuma alteração até o sábado. No domingo, os serviços seguem a logística própria com ações de manutenção na área central.
      O Complexo Poliesportivo terá funcionamento normal, sendo de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, nos finais de semana e feriados, das 6 h às 20h. Já o Parque Fernando Costa, estará aberto das 6h às 20h.  

Servidores iniciam curso de intérprete de Libras

 libras original

     Para garantir mais inclusão e atendimento de excelência, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou na última segunda-feira, um curso de Libras para 56 servidores públicos municipais das secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Paço Municipal, que têm contato direto com à população. Eles foram divididos em duas turmas, com 28 participantes em cada, no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) para aprender a se comunicar, através da linguagem de sinais.
     As aulas são ministradas pela servidora da Secretaria de Educação, Maria Rita Capel, professora de Letras com habilitação em Libras. No primeiro encontro, ela já começou a ensinar palavras para os alunos, que farão o curso até setembro. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 covid19 4 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quarta-feira, 19, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Campanha Influenza

influenza19 4 original 

     Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza. 

Vacinas de Rotina

 ROTINA19 4 original

       A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
      Para esta quarta-feira, 19, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
       A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Prefeitura de Franca tem 125 obras em andamento

mogiana original 

     Revitalização de prédio histórico, construção de três novas Unidades Básicas de Saúde e cinco creches, ecopontos, pavimentação de oito vias, duplicação de avenidas e outros projetos fazem parte das 125 obras, em andamento, da Prefeitura de Franca. 
     Dentre as construções, estão três novas UBSs no City Petrópolis, São Domingos/Paineiras e Jardim Paraty/Ana Dorothea, contemplando regiões diferentes da cidade. Elas estão em fase avançada e vão garantir mais atendimento à população, bem como o novo NGA, que será na avenida Jaime Tellini, cuja licitação será aberta em breve. Na área da Saúde, também há a obra do Hospital Público Estadual, já iniciada, que terá 225 leitos, sendo 150 em Clínicas Médica e Cirúrgica, 20 leitos em Hospital Dia, 15 em Psiquiatria, 10 leitos de UTI Pediátrica e 30 de UTI Adulto. Essa unidade beneficiará mais de 720 mil pessoas da região e será referência para alta e média complexidades.
    Cinco novas creches fazem parte do pacote de obras da Prefeitura. Elas garantirão mais de mil novas vagas para crianças e serão construídas nos bairros Copacabana, Jardim Nossa Senhora das Graças (Pacaembu), Vera Cruz, Piratininga e Residencial Zanetti. Cada uma terá investimento mínimo de R$ 6 milhões. Uma escola, localizada no Jardim Adelinha, está em construção. Os investimentos superam R$ 9,5 milhões.
     Patrimônio que faz parte da história de Franca, o prédio da Antiga Estação Ferroviária, a Mogiana, que fica na Estação, também está em obras. Mais de R$ 3 milhões estão sendo investidos em uma revitalização, que garantirá a conservação do prédio, abrigando um Mercado Popular, boulevard para a ligação do prédio, com a praça Sabino Loureiro, Centro Cultural “Salles Dounner”, espaço gastronômico temático e a sucursal da Biblioteca Municipal.
      A reforma da Mogiana está de acordo com o projeto de revitalização apresentado ao Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, já que é um imóvel tombado desde 1.997. Parte das telhas originais e do piso foram conservados e também será colocado um relógio original do período de funcionamento da locomotiva da Mogiana/Fepasa. A previsão é que as obras sejam finalizadas no próximo ano. 
    A Prefeitura de Franca também está investindo em mobilidade. As obras de duplicação das avenidas Geralda Rocha Silva, no Jardim Tropical e Euclides Vieira Coelho, no Aeroporto, estão em fase final do processo licitatório; adequação da avenida Sidney Romeu de Andrade e está previsto o asfaltamento de oito vias, entre elas a que liga o Jardim Luíza ao São Domingos; além de R$ 30 milhões investidos em recapeamento. 
     O meio ambiente e bem-estar animal também são prioridades. Além da instalação e construção de ecopontos, o Canil Municipal passa por ampliação e reforma para acomodar melhor os cães e gatos, recolhidos em situação de maus-tratos ou que estão se recuperando, após atendimento gratuito feito pelo VetMóvel e pelo Hospital Veterinário da Unifran, mediante convênio assinado pela Prefeitura. Para a ampliação no Canil, a Secretaria de Meio Ambiente está investindo mais de R$ 600 mil, oriundos de emendas.
    O esporte e o lazer têm recebido investimentos, através da construção de unidades do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer). A população já usufrui dos espaços nos bairros City Petrópolis, Santa Bárbara, Franca Polo, Ana Dorothea e Vila Gosuen. 
    O CEPEL do Parque Moema está em construção. Outras unidades estão em fase de abertura de licitação e também contemplarão bairros da cidade e a população adepta de práticas esportivas e espaços de recreação.

Vigilância notifica mais de 490 proprietários de terrenos para limpeza

 terrenos original

       A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município de sábado, 15, o edital de notificação a mais de 490 donos de terrenos na área urbana, para que providenciem, no prazo de 15 dias, a limpeza dos lotes. Eles estão em diferentes bairros da cidade e a consulta pode ser feita pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2264-15042023.pdf
     Nas notificações, constam terrenos a serem limpos em bairros, como Jardim Noêmia, Residencial Moreira Júnior, Santo Agostinho, Franca Polo, Residencial Amazonas, São José, Jardim Luíza, Francano, Parque Moema, São Joaquim, Jardim Barão e outros.
     Com amparo no que dispõe o art. 145, parágrafo 1º do Código de Posturas do Município, periodicamente, a Vigilância faz a intimação para que os responsáveis mantenham os imóveis limpos, como forma de evitar criadouros do mosquito da dengue, que a sujeira se espalhe e resíduos sejam descartados de forma irregular.
     Os titulares ou responsáveis, que não providenciarem a manutenção no prazo estabelecido, contado da publicação no Diário Oficial, serão responsabilizados. Posteriormente, a Secretaria de Meio Ambiente realizará o serviço, cujo valor cobrado pode chegar a R$ 988,60 para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, sem contar a multa a que o infrator estará sujeito, de R$ 536,27.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais