Email  

Notícias

Desenvolvimento conclui cursos com entrega de certificados

 DSC 1902
     Na noite desta quarta-feira foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes dos cursos de Depilador, Manicure e Pedicure e Operador de Computador, desenvolvidos pelo Programa "Caminho para o Emprego", em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), no auditório do Parque Fernando Costa. 
     Na oportunidade, o prefeito Alexandre Ferreira esteve presente e cumprimentou os alunos, que concluíram as atividades. 
     A manicure, Clarice de Fátima Leite, formanda do curso de Depilador, disse que a participação nas aulas foi a realização de um sonho. “Por já trabalhar na área, sempre quis me especializar e fazer mais cursos. Esta ação da Prefeitura e do SENAC é de grande ajuda para nós. Será uma forma de atender e ajudar outras pessoas. Nota mil, estou super feliz”, comemorou ela. 
     Em média, durante este ano, foram desenvolvidos 30 cursos de capacitação profissional, em diferentes segmentos. No início do ano, de forma on-line, devido a pandemia, foram ministrados cursos, através do Programa Via Rápida, do Governo do Estado, com a oferta de vagas para a capacitação em Eletricista, Instalação Básica, Técnico em Vendas e Logística. 
     Na área rural, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, foram oferecidos cursos de Avicultura Básica e Postural, Apicultura, Aplicação de Agrotóxicos, Operação e Manutenção de Trator Agrícola, Processamento Artesanal de Frutas e Meliponicultura. Com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na área de construção civil, foram ministradas aulas para Eletricista e Encanador e, por meio de parceria com o SENAC, foram desenvolvidos cursos de capacitação para Cuidador de Idosos, Salgadeiro, ambos estão em andamento e Depilador, Manicure e Pedicure e Operador de Computador já finalizados. 
     Além destes, foram ministrados cursos, em parceria com a Chokdoce em mais 20 locais, com oficinas de Bombom Recheado e Palha Italiana e, recentemente, no especial de Natal, ensinando receitas de Pão de Mel, Pavê no Pote e Bombons.  
     Ao todo, foram capacitadas mais de 1.770 pessoas, nos cursos oferecidos, gratuitamente, com o intuito de profissionalizar a população, abrindo portas para oportunidades de emprego e geração de renda extra. 
 

Prefeitura compra cerca de 30 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual

cesta basica SP 
     Os estudantes matriculados na rede estadual de ensino de Franca receberam nos últimos dias, kits de alimentação escolar, por meio de uma ação de suplementação alimentar proposta pela Prefeitura e Governo do Estado.
     A sugestão para a aquisição dos kits alimentares formalizada pelo governo estadual foi autorizada pelo prefeito Alexandre Ferreira para a destinação de recurso remascente do convênio entre o município e o Estado, que visa o fornecimento de alimentação escolar para os alunos da rede estadual. 
     Após a autorização do prefeito, a Prefeitura ficou responsável pela organização de todo o processo licitatório, que contemplou a compra de 29.474 kits de alimentos, segundo levantamento apresentado pela Diretoria Regional de Ensino de Franca, compostos por um pacote de cinco quilos de arroz, um quilo de feijão, um quilo de macarrão, dois pacotes de biscoito e um quilo de carne bovina moída, cada um. O investimento foi de R$ 2.091.186,48.
     O cronograma de distribuição dos alimentos foi definido pelo Departamento de Planejamento e Gestão Administrativa, por meio do Setor de Merenda Escolar, onde os alunos ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de recebimento, retiraram os kits nas próprias escolas estaduais.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que os estudantes da rede estadual foram contemplados com este kit de alimentos, tendo em vista que as aulas e atividades presenciais foram retomadas de forma gradual pelo Estado, antecedendo ao município, inclusive com o fornecimento diário da merenda escolar. Com o recurso remascente do convênio entre a Prefeitura e o Estado, foi possível a aquisição dos kits, beneficiando os estudantes da rede estadual.
     Já na rede municipal, durante o período em que as escolas e creches estiveram fechadas, de março a setembro deste ano, em cumprimento às restrições sanitárias da Covid-19, a Prefeitura entregou 63.409 kits de alimentos, compostos por arroz, feijão, óleo, macarrão, bebida láctea ou leite em pó, com o acréscimo de uma fruta, banana ou maçã, iogurte e ovos, beneficiando os alunos da rede municipal, promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional. Além disso, também foram oferecidas mais de 19 mil refeições tipo 'marmitex', com o retorno de parte dos alunos nas aulas presenciais. 
 
 
Reforço na Alimentação Escolar
     No segundo semestre de ano, a Secretaria de Educação anunciou a inclusão de novos alimentos na merenda escolar e a implantação de cardápios, com dietas especiais para o atendimento aos estudantes, que possuem restrições alimentares. Diariamente, foram servidas, em média, 75 mil refeições, para um total de 200 unidades escolares, atendendo os alunos das escolas municipais, estaduais e creches conveniadas.
     Com o retorno das aulas presenciais nas escolas, os cardápios passaram a receber novos ingredientes, como patinho em tiras, Isca de Tilápia com molho Rosé (Bechamel e Vermelho), requeijão e pão caseiros, adequação do uso de margarina e a inclusão de leite saborizado para substituir o achocolatado. Nas escolas, que funcionam em período integral, as frutas também foram destaque. Além das tradicionais banana e maçã, os estudantes também receberam melancia, mamão, salada de frutas e milho in natura. Os novos ingredientes enriqueceram as opções já oferecidas, que contemplavam também o arroz e feijão, macarrão, legumes, carnes bovina e de frango, sucos e frutas. 
     Para os alunos com dietas especiais ou restrições alimentares foram instituídos, em setembro deste ano, alimentos e produtos para o atendimento às necessidades desses estudantes, como biscoitos sem glúten e sem lactose, biscoitos integrais, barra de frutas sem lactose e sem glúten, arroz integral e sem glúten, macarrão integral, extrato de tomate sem glúten e aveia em flocos.
     Já para as creches conveniadas, cardápios padrão elaborados por faixa etária, atenderam as crianças com idade entre 4 meses a 1 ano, 1 ano até 3 anos e o de 3 anos ou mais, lembrando que a creche teve autonomia para promover alterações, caso fosse necessário.
     A Secretaria de Educação informou que para 2.022, a previsão é de que o número de refeições diárias da merenda escolar atinja a quantidade de 80 mil, tendo em vista a ampliação de escolas em tempo integral e vagas em creches.

Confira a programação da vacina contra a Covid-19 para esta quinta-feira

 Vacinacao
     A programação da Secretaria de Saúde contempla para esta quinta-feira, 23, a continuidade da Campanha de Imunização contra a Covid-19.  
 
    
1ª Dose - Pessoas de 12 anos a 17 anos / Gestantes e puérperas/  2ª e 3ª Doses Pfizer 
     Para as pessoas, com idade de 12 a 17 anos, que ainda não receberam a primeira dose, gestantes e puérperas, de 12 anos ou mais, além da aplicação da segunda e terceira doses da vacina Pfizer, nesta quinta-feira, 23, o atendimento será prestado nas UBS Leporace, Luíza, Estação, Guanabara, Ângela Rosa e Brasilândia, das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira e segunda doses. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. 
 
 
1ª Dose - Pessoas de 18 anos ou mais/ 2ª Dose Coronavac
     A primeira e a segunda doses para os francanos na faixa etária, a partir de 18 anos ou mais, estarão disponíveis nas UBS Santa Clara e Progresso, das 07h30 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento da primeira dose para a segunda aplicação da vacina.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
      A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Paulistano, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
Dose Adicional para Janssen
      A dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, que tenham 18 anos ou mais e receberam o imunizante, com o intervalo de, pelo menos, dois meses, será aplicada na UBS Horto e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2021 12 22 at 14.18.22
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quinta-feira, estarão disponíveis as UBS Santa Terezinha, São Sebastião, Aeroporto 1, Paulista e Planalto,  funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Feira Livre da Estação acontece nesta sexta-feira

 DSC 1739
     Por conta do Natal, que este ano será comemorado no sábado, a tradicional Feira Livre realizada na Estação será antecipada e acontecerá nesta sexta-feira, 24, no mesmo local e horário. Essa programação será repetida também na próxima semana, véspera de Ano Novo. A solicitação foi feita no começo do mês ao prefeito Alexandre Ferreira, pelos representantes dos feirantes, José Roberto de Lima e Cleomar Resende de Oliveira e autorizada, considerando a coincidência com as datas festivas. A feira, que acontece no domingo, segue sem alterações em seu calendário, na avenida Major Nicácio.
     As equipes da Prefeitura, que cuidam da área de trânsito, na Secretaria de Segurança e Polícia Militar, foram cientificadas para auxiliarem na orientação dos motoristas e sinalizarem as imediações. Com a antecipação, os consumidores habituados a fazer suas compras nesse local poderão realizá-las com maior tranquilidade. A empresa de limpeza urbana foi comunicada da mudança e instalará as caçambas e lixeiras próprias para o recolhimento do material e, após, o término do expediente, quando faz a higienização completa do espaço utilizado.
 

Novas lombofaixas são instaladas na Av. José Granzotti

 DSC 1816
     A Prefeitura instalou nesta quarta-feira, 22 e liberou ao tráfego, duas novas lombofaixas nas pistas da avenida Vereador José Granzotti, na altura do cruzamento com a rua Domingos Gomes e onde existe, uma academia ao ar livre, no Jardim Piratininga. 
     A função da lombofaixa, que é uma travessia elevada onde o pedestre tem preferência, objetiva oferecer melhores condições de segurança para seus deslocamentos de um lado para o outro, considerando que nas imediações existe além da academia, frequentada por crianças e pessoas idosas, muitos estabelecimentos comerciais.
     Marcus Araújo, secretário de Segurança, reforça que esse dispositivo tem o propósito também, de inibir o excesso de velocidade. Junto, com a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), foi reforçada a sinalização de orientação, nos dois sentidos das pistas. É indispensável que os condutores se atentem as placas e demarcações de solo, obedecendo os limites previstos.
     Além desses dois dispositivos, estão programadas duas lombadas (com menor elevação), para a rua Domingos Gomes, situada ao lado da academia ao ar livre e de uma APP (Área de Presevação Permanente), onde existe uma pista de caminhada. 
 

Segurança anuncia 30 novas vagas e convoca taxistas

 DSC 1826
     A Secretaria de Segurança publicou dois editais nesta quarta-feira, 22, no Diário Oficial do Município, comunicando a disponibilidade de vagas em pontos de táxi da cidade, convocando os profissionais já cadastrados a manifestarem interesse, a partir do dia 3 de janeiro
     Entre essas vagas, 5 são destinadas para pessoas com deficiência. Junto também constam orientações gerais para profissionais autônomos, que desejam se habilitar. As vagas oferecidas estão distribuídas em diversos locais, como na área central, bairros, Terminal Rodoviário e setores da Estação. As pessoas convocadas terão o prazo do dia 3 até o dia 21 de janeiro para se apresentarem, no horário das 8 às 16h, na Secretaria de Segurança (Alameda Vicente Leporace, 4.655, Parque dos Pinhais).
     Dentre as 30 vagas disponibilizadas, 5 serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD e dentre as exigências, consta que o candidato tenha CNH, que permite o transporte de passageiros e não tenha antecedente criminal).  
     Os editais publicados no Diário Oficial desta quarta-feira, poderão ser acessados pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1936-22122021.pdf . "Para as duas situações, aqueles que porventura descumprirem os prazos estipulados perderão o direito à vaga e serão chamados os próximos nomes, que constarem da lista de espera", reforça o secretário Marcus Araújo, secretário de Segurança.
 
 
Exigências dos candidatos
     Conforme estabelece a lei 8.149, de 2014, dispondo sobre o serviço de táxi, para a outorga da autorização ou a renovação será exigida a apresentação:
I. Requerimento de outorga de autorização e concessão de alvará; 
II. Atestado de aptidão física e mental expedido até 90 dias, antes do requerimento ou da renovação; 
III. Certidão expedida pelo Distribuidor Criminal até 30 dias antes do requerimento, onde não conste que o candidato tenha sido condenado em ação penal, transitada ou não em julgado, pela prática de crime doloso, punido com pena de reclusão; 
IV. Comprovante do pagamento das taxas exigidas; 
V. Cópia da Carteira Nacional de Habilitação definitiva, em conformidade com a legislação de trânsito; 
VI. Laudo de Inspeção veicular; 
VII. Certidão que comprove a regularidade fiscal e negativa de multas administrativas relacionadas à atividade;
VIII. Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF, Título de Eleitor 
IX. Certidão de quitação eleitoral; 
X. Atestado de residência no município; 
XI. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo; 
XII. Certificado de Registro de Veículo; 
XIII. Aferição do taxímetro atualizada.
     Os veículos autorizados deverão estar com a documentação completa e atualizada; licenciados no município de Franca, na categoria aluguel, emplacados com placa de cor vermelha e inscritos na Prefeitura. Será outorgado somente um Certificado de Autorização para cada interessado na prestação do serviço público de táxi e o veículo deverá estar registrado no nome do autorizatário ou que ele seja arrendatário mercantil do mesmo.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais