A região central da cidade continua sendo um dos principais polos de empreendimentos formalizados em Franca, conforme demonstra o mais recente Boletim Econômico, edição extra de novembro, produzido e divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento. O documento, fruto de um detalhado e atualizado estudo vai além, identificando a população dos mais de 230 bairros da cidade e a quantidade das empresas espalhadas pelas cinco regiões, onde a Cidade Nova aparece na segunda colocação, depois a Estação, Parque Vicente Leporace (Norte) e setor das avenidas Brasil e Adhemar de Barros (Leste).
De acordo com o economista Deyvid Silveira, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento, o Boletim oferece um conjunto de informações sobre a população e empresas registradas, distribuídas por bairros da cidade. Esses dados se tornam relevantes para a identificação do grau de concentração da população entre os bairros e dos pontos empresariais.
O Boletim apresenta uma estimativa populacional baseada na média de 2,86 habitantes por domicílio identificado, no último censo populacional realizado pelo IBGE.
Todos os dados foram pesquisados em fontes oficiais e estão à disposição para análise e estudos a todos, pois é informação de caráter público. O que o documento sintetiza é o avanço empreendedor no município, fomentado a partir da estrutura de apoio mantida pela Prefeitura, através da Sala do Empreendedor, com a oferta de créditos pelo Banco do Povo, cursos e capacitações, buscando garantir suporte para quem está abrindo o seu próprio negócio, especialmente, os MEIs (Micro Empreendedores Individuais).
Alguns indicativos
A população estimada nesse estudo é de 340.388 habitantes e na identificação das atividades comerciais formalizadas, foram levados em consideração os bairros regularmente cadastrados na Prefeitura até 2.011, em torno de 170. Porém, levantamentos preliminares apontam que mais de 60 outros empreendimentos surgiram nestes últimos 10 anos, daí a perspectiva de 230 bairros hoje existentes. Em termos populacionais, a região Norte, formada pelo Parque Leporace e adjacências é a mais populosa, com 96,7 mil pessoas (28%), seguida pela região Leste (Vila Aparecida, Brasilândia e outros), com 91,2 mil, depois a região Sul, do Aeroporto, com 66,9 mil moradores, a região Oeste, formada por setores da Estação, São Sebastião e outros com 67,8 mil e no centro da cidade, onde de acordo com o apurado estão instaladas, 17,8 mil pessoas.
Outro aspecto interessante indica que, na área central segue concentrado o maior número de comércios, 5.095, aparecendo depois na
segunda colocação a Cidade Nova, com 1,9 mil estabelecimentos, Vila Aparecida/Brasilândia, com 1,7 mil, Estação, Leporace e outros. No Jardim Antônio Petráglia está concentrado o menor número de comércios com CNPJs, ou seja 775. O Boletim Econômico é produzido e divulgado, mensalmente, pela Prefeitura e o conteúdo completo pode ser acessado no site da Prefeitura,
https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=9760:boletim-economico-extra-novembro, link indicadores econômicos.