'Caminho para o Emprego' abre 160 vagas para cursos especiais de chocolate

 pexels lisa fotios 918327
     A Secretaria de Desenvolvimento abriu 160 vagas para o curso 'Faça e Venda- Dia dos Namorados', do Projeto Delícias de Chocolate, realizado em parceria com a empresa Chokdoce e objetiva disponibilizar cursos gratuitos e de fácil acesso à população, a fim de trazer mais oportunidades e gerar renda extra às pessoas que se capacitam. 
     Poderão participar pessoas acima de 16 anos, cujas inscrições poderão ser feitas pelo link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .
    Os cursos são gratuitos e serão oferecidos em cinco bairros da cidade em entidades e instituições parceiras, onde os participantes irão aprender a produzir buquê de rosas de chocolate, bolo de coração e copinhos de licor de chocolate. As oficinas ministradas em apenas um dia, com 3 horas de duração, terão início no próximo dia 27 e se estenderão para os dias 30 e 31, deste mês e 6 de junho, com aulas à tarde ou à noite. Os participantes receberão certificado de conclusão. 
     De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, além destas vagas já disponíveis, serão divulgados, em breve, outros locais para realização das oficinas, ampliando as chances para os interessados se inscreverem. 
     Confira abaixo os locais, onde serão ministrados os cursos: 
 
Cozinha de Referência
27/05/2022 
Horário: 18h30 às 21h30
Alameda Vicente Leporace, 4800, Parque dos Pinhais 
 
Centro Comunitário City Petrópolis
30/05/2022 
Horário: 18h30 às 21h30
Av. Santa Terezinha, 830, City Petrópolis 
 
Assembleia de Deus
31/05/2022
Horário: 14h às 17h
Rua Pedro Schirato, 2301, Vila Scarabucci 
 
Igreja Evangélica Jardim Palma 
06/06/2022 
14h às 17h
Rua Antônio Marcos, Jardim Palma 
 
Associação Creche
06/06/2022
Horário: 18h30 às 21h30
Rua Antonieta Covas, 1871, Aeroporto III 
 

Parte técnica da 51ª Expoagro contará com cerca de 500 animais

     33710354642 b5151416c7 b
       A Secretaria de Desenvolvimento divulgou a programação prevista para a parte técnica da 51ª Expoagro Franca, que será realizada no período de 19 a 29 de maio, no Parque de Exposições 'Fernando Costa'.
       A parte técnica contemplará a exposição de equinos das raças Mangalarga Machador e Mangalarga Paulista, bovinos Nelore e Gir, com torneiro leiteiro, provas equestres e a tradicional Expocães.
       A estimativa dos organizadores é que cerca de 500 animais estejam presentes na exposição durante o evento, cuja entrada dos primeiros equinos acontece na próxima terça-feira, 17.
       Para a primeira semana da Expoagro estão previstas a exposição e o Julgamento do Mangalarga Machador, no período de 19 a 21 de maio e a Prova 'Três Tambores', no sábado, 21, no período das 8 às 17h, com entrada gratuita ao público.
       A programação prevê ainda no período de 22 a 25 de maio, a realização do 'Torneio Leiteiro', com ordenhas previstas para os horários das 6, 14 e 22h), os Julgamentos dos Gados Nelore e Gir, de 26 a 28, deste mês, Julgamento do Mangalarga Paulista, nos dias 27 e 28. 
       Para o sábado, 28 e domingo 29, estão marcadas as provas equestres 'Team Peanning' e 'Ranch Sorting', respectivamente, além da tradicional 'Expocães', no domingo, a partir das 9h.
       A exposição dos animais, julgamentos e provas poderão ser visitadas durante a feira, no horário das 8 às 17h, gratuitamente. 

 

Circuito de Palestras
       Além da exposição de animais, a parte técnica da Expoagro também contempla a realização do Circuito de Palestras, em parceria com a Fafram (Fundação Educacional de Ituverava), Universidade de Franca e Sebrae.
       A partir do dia 20, às 8h30 e às 10h, estão previstas as palestras “Equinos: o que o produtor deve saber?”, com Samuel dos Santos Souza e a “Sustentabilidade na Cafeicultura”, ministrada pelo professor Gustavo Pincerato Figueiredo, respectivamente, ambos da Fafram.
       No sábado, 21, será realizado o lançamento do Programa 'Mais Pecuária Brasil', por Carlos Vinícius, coordenador técnico nacional do programa.
       Já no dia 25, o tema “Manejo de bicho-mineiro no café” será abordado pela professora Alessandra Marieli Vacari, da Unifran, às 13h30.
       Para o dia 26, duas palestras estão marcadas, sendo às 9h, com o professor Vinícius Antônio Maciel Júnior, da Fafram, que vão tratar sobre o tema 'Desafios da Agricultura 4.0 na Era Digital' e às 14h,  Kárita Miguel do Sebrae apresenta as 'Soluções Inovadoras para quem depende do campo'.
       O Circuito de Palestras será encerrado no dia 28, deste mês, às 08h30, com a palestra 'Inovações tecnológicas utilizadas na produção cafeeira', com o professor Gilson Silvério da Silva, da Unifran.
Todas as palestras serão realizadas, gratuitamente, no auditório do Parque de Exposições 'Fernando Costa' e são destinadas a estudantes e universitários da cidade, produtores, técnicos, dentre outros, sem a necessidade de inscrições antecipadas.

Caminho para o Emprego oferece cursos para as áreas de alimentação, saúde e serviços

 pexels kampus production 7551675
     A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está com inscrições abertas para capacitações gratuitas nas áreas de alimentação, serviços e saúde, com os cursos de 'Processamento Artesanal do Leite', 'Cuidador de Idosos', 'Educador Social' e 'Auxiliar de Cozinha'. 
     As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, através do Programa “Caminho para o Emprego”, no link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .
    Para o curso de 'Processamento Artesanal do Leite', os requisitos necessários são ser alfabetizado, produtor rural, trabalhador ou familiar. Os participantes vão aprender técnicas artesanais, transformando o leite em queijos, iogurtes, manteigas e doces. Já para o 'Auxiliar de Cozinha' é necessário ter acima de 18 anos e o Ensino Fundamental Completo. Durante as aulas, os alunos receberão informações sobre o controle e a organização do estoque de cozinha e o ambiente de trabalho para a elaboração de produções culinárias, além do pré-preparo de ingredientes. 
     Para os cursos de 'Cuidador de Idosos e Educador Social' serão necessários ter o Ensino Fundamental Completo e idade superior a 18 anos. Em 'Cuidador de Idosos' serão desenvolvidas atividades como pesquisas, simulações, visitas técnicas, estudos de casos, discussões em grupo, entre outras. Em Educador Social, serão apresentadas possibilidades aos participantes de uma atuação qualificada, desenvolvimento e potencialização de propostas coletivas de intervenção nos diferentes contextos, além de buscar o enfrentamento das causas e manifestações das desigualdades sociais. Programa realizar coletivamente a análise de contexto das situações-problema, ações socioeducativas e mercado de trabalho.
    Segue abaixo as informações adicionais dos cursos: 
 
Processamento Artesanal do Leite 
Início: 06/06/2022 até 09/06/2022
Local: Cozinha de Referência 
Alameda Vicente Leporace, 4800, Parque dos Pinhais
 
Cuidador de Idosos 
Início: 24/05/2022 até 13/10/2022
Local: Auditório da Secretaria de Saúde 
Avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador
 
Auxiliar de Cozinha 
Início: 07/06/2022 até 08/09/2022
Local: Casa Mateus 
Rua Castro Alves, 606, Miramontes 
 
Educador Social 
Os detalhes de início e horários serão informados no ato da inscrição, que deverá ser feita, presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento, no Parque Fernando Costa (Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição).
 
 
Fussol nos Bairros 
     O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com algumas instituições da cidade, abriu vagas para cursos gratuitos nos bairros. Serão oferecidos cursos de 'Como Montar o Seu Brechó' e 'Oficina de Bonecas'. 
     As inscrições deverão ser feitas, diretamente, com as instituições. 
     Segue abaixo as informações: 

 

Como Montar o seu Brechó
Início: 16/05/2022 até 30/05/2022
Às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h
Local: Centro Comunitário Santa Efigênia
Rua Sargento Marcos Alfredo Lance, 1955
 
Como Montar o seu Brechó
Início: 24/05/2022 até 06/06/2022
Às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30
Centro Comunitário- Jardim Aeroporto 3
Avenida César Martins Pirajá, 1720
 
Oficinas de Boneca
Início: 17/05/2022 até 21/06/2022
Às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30
Instituto Pró Vida
Rua Madre Maria Vilac, 2101, Santa Barbara
 

Boletim Econômico traz saldo positivo de mais de 4.900 empregos no primeiro trimestre

 boletim
     O Boletim Econômico, divulgado no final de abril pela Secretaria de Desenvolvimento, apresentou um saldo positivo de 4.907 novos postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano. Tendo como base, o levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ao todo, foram registradas na cidade, 16.805 admissões, com evoluções importantes neste período, em cada setor. A indústria apresentou o maior crescimento de vagas de trabalho, com o percentual de 10,35%, seguido da construção civil com 8,4% e a área de serviços registrando 7,28% de evolução. A publicação está disponível no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/boletim-economico . 
     A intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho foi outro ponto de destaque da 16ª edição do boletim. 
     Por meio do Programa 'Emprega Franca' e pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), unidade que funciona em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, nos primeiros três meses deste ano, foram recebidos e encaminhados 6.841 currículos, visando o preenchimento de 1.186 vagas de emprego disponibilizadas pelo programa. Já pelo PAT, no primeiro bimestre deste ano, 337 francanos foram direcionados para o mercado de trabalho. 
Para as pessoas que estejam desempregadas, procurando uma oportunidade de trabalho, as vagas disponíveis do Programa 'Emprega Franca' poderão ser consultadas pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-pat/ . 
     A Secretaria de Desenvolvimento destaca que o objetivo deste trabalho é acelerar a intermediação de mão de obra e encaixar, com rapidez, o trabalhador dentro das vagas divulgadas, além de identificar e propor cursos de qualificação nas áreas, que apresentam dificuldades de profissional capacitado.  De acordo com o boletim, nos primeiros meses deste ano, já foram qualificados 391 trabalhadores, em diversos segmentos, nos cursos oferecidos pelo Programa 'Caminho para o Emprego'.
 
 
Emprega Franca
     Nesta quinta-feira, 5, o Programa 'Emprega Franca' disponibilizou 162 vagas de trabalho, cujos candidatos deverão ter concluído os Ensinos Fundamental, Médio e Superior, dependendo da função pleiteada.
    Dentre os empregos disponíveis, tem vagas para consultor de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de produção, secretária, mecânico, auxiliar de pesponto e corte, empregada doméstica, cozinheiro, motorista, auxiliar de serviços gerais e entregador. 
  Os interessados poderão consultar as especificações e exigências para cada vaga, acessando o site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-pat/, onde deverão acessar o endereço https://forms.gle/JNXq7AYT5f9F7GLM6, preencher os dados pessoais, telefones para contato, inserindo o código da vaga a ser pleiteada e o currículo.
      Após a realização do cadastro, a pessoa deverá aguardar o contato da empresa empregadora.

Banco do Povo libera mais de R$ 433,9 mil de créditos em abril

 DSC 5525
     O Banco do Povo Paulista, unidade de Franca, que funciona numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, contabilizou no mês de abril, mais de R$ 433,9 mil, em empréstimos e 29 contratos firmados com microempreendedores. 
     Os números registrados no mês passado, representaram a liberação de recursos de R$ 433.998,72, distribuídos em 18 contratos voltados para mulheres empreendedoras e 11 homens, perfazendo um total de 29 contemplados.    Com esse movimento do mês de abril, o Banco do Povo Paulista, unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, atinge a marca de 98 contratos assinados nestes quatro meses de 2022, gerando um volume de recursos liberados de R$ 1.371.444,02.
     É interessante observar que se comparado ao ano de 2021, que registrou um total de R$ 2,4 milhões emprestados, o Banco do Povo chega à marca de 55,6%, no primeiro quadrimestre deste ano. A expectativa é que se for mantida essa média, poderá ser superada a marca de R$ 4 milhões até o final do ano. Os juros cobrados são da ordem de 0,35%, ao mês, entre outros estímulos para quem deseja incrementar seus negócios.

 

‘Linha Nome Limpo’
     O Banco do Povo Paulista está oferecendo a linha de crédito “Nome Limpo” com limite entre R$ 100,00 e R$ 5.000,00, para empreendedores que possuem restrições no Serasa e SCPC, ocorridas a partir de março de 2.020.   Esse tipo de empréstimo é destinado a empreendedores formais, que se enquadram como MEI, ME, Eirelli/SLU, Ltda e EPP, sem a cobrança de taxa de juros.
     O prazo para o pagamento é de 24 meses, com carência de 180 dias. Para aderir à linha, o empreendedor não precisa de avalista, porém deverá participar de cursos do Sebrae, com várias opções. 
     Mais informações podem ser obtidas em: https://digital.sebraesp.com.br/parceiro/empreenda-rapido-nome-limpo
     Para ter acesso à Linha Nome Limpo é necessário a apresentação de certificado dos cursos:

 

OPÇÃO 1: SEBRAE-SP- TOTAL 20H (PARA EMPREENDEDORES OU PARA EMPREENDEDORAS)
EAD - Onde foi parar meu dinheiro – 2h;
EAD - Acesso ao Crédito – da identificação da necessidade ao uso consciente dos recursos – 2h; 
EAD - Crescimento planejamento e orientação para Resultados – 2h;
EAD - Planeje suas metas e resultados – 2h;
EAD - Avalie os resultados de uma negociação – 2h;
EAD - Organizando a empresa para novos resultados – 2h; 
EAD - Avaliando as vendas do seu negócio – 2h;
EAD - Marketing Digital – Planejar para Vender pela Internet – 2h; 
EAD - Finanças em tempo de crise – 2h;
EAD - Custos, preços de venda, equilíbrio e resultados– 2h.

 

OPÇÃO 2: ALIANÇA EMPREENDEDORA- TOTAL 20H (EXCLUSIVO EMPREENDEDORAS)
• Como Cuidar Do Dinheiro Do Seu Negócio – 4 h
• Como Organizar Suas Finanças - 2h
• Inovação Em Tempos De Crise - 2h
• Prepare-Se Para Conseguir Crédito! – 4h
• Planilha Para Conseguir Crédito - Plano De Negócios – 5h
• Vendas e Comunicação para o seu Negócio – 3ª Edição – 3h
 
 
Banco do Povo no Dia de Campo 
     Buscando ampliar as oportunidades para quem é do campo e pretende investir em suas produções, no dia 11, deste mês, o Banco do Povo Paulista confirmou sua participação no 'Dia de Campo', que ocorrerá a partir das 8h, na Fazenda Experimental do Município. Esse espaço fica localizado à margem da Avenida Dr. Sidnei Romeu de Andrade, anexa ao Jardim Zoobotânico de Franca, na região Norte.
     Os 'Dias de Campo' são organizados pela Fundação Procafé e tem como principal objetivo, demonstrar novas tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais. É um encontro, que conta com o apoio da Prefeitura, destinado a cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes, que receberão informações, através de demonstrações tecnológicas in loco, podendo assim, visualizar na prática, os mais recentes resultados de pesquisas. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais