Email  

Desenvolvimento

Emprega Franca encaminha mais de 6.700 currículos para o mercado de trabalho em apenas 4 meses

emprega franca original 

     O Emprega Franca, programa da Secretaria de Desenvolvimento, que encaminha pessoas para o mercado de trabalho, tem registrado números positivos em suas ações. De janeiro até a semana passada, 6.788 currículos foram encaminhados para vagas de emprego cadastradas no site da Prefeitura e mais de 250 pessoas foram contratadas, por meio do projeto. 
     Dos 6.788 currículos cadastrados, 2.395 são para área de produção, enquanto 2.325 foram para o segmento administrativo. Os 2.068 restantes são para os outros setores, sendo comérico, serviços, dentre outros. Dados da Secretaria de Desenvolvimento apontam que, de janeiro a abril, as empresas procuraram o Emprega Franca e registraram uma média de 144 vagas mensais. 
     A respeito das oportunidades mais procuradas, as vagas que mais despertaram interesse, em abril, foram para recepcionista, vendedores, auxiliar de serviços gerais e vagas relacionadas à contabilidade. Em contrapartida, auxiliar de cozinha, faxineiro e doméstica tiveram menor procura. 
    O Emprega Franca funciona em prédio anexo ao Terminal Rodoviário de Franca, no Residencial Baldassari. Lá, também estão localizados o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo), voltado para pessoas com deficiência. Este projeto, feito em conjunto pela Prefeitura de Franca e o Governo do Estado de São Paulo, já realizou 40 atendimentos de janeiro até agora. Desses, seis pessoas foram indicadas às vagas disponíveis e, destas, quatro foram inseridas no mercado de trabalho. 
 
Cursos
     A Secretaria de Desenvolvimento também oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou mudar de área. O 'Caminho para o Emprego' capacitou 1.195 pessoas de janeiro a abril. A maior parte do público é feminino, com faixa etária entre 26 e 35 anos.
Interessados em fazer os cursos do 'Caminho para o Emprego' podem conferir a lista e fazer inscrições, através do link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/.

Núcleo de Estudos das Cidades apresenta Franca como um dos melhores municípios do Estado

 nucleo original

      Franca é destaque, mais uma vez, entre os municípios do Estado de São Paulo, com mais de 200 mil habitantes. A cidade sagrou-se referência em Educação, Saúde, Segurança e ficou em 7° lugar geral na apresentação de estudo, em evento realizado em São Carlos, na manhã desta quarta-feira, 26.
     O NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) é composto por professores da USP, UFSCAR e FATEC de São Carlos e Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas. 
     O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Franca foi representada pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, que falou sobre a importância do estudo e recebeu o certificado pelos índices. “Ver    Franca entre as 20 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade  de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Franca é uma cidade promissora e com grandes oportunidades  para se desenvolver cada vez mais”, disse. 
    Coca Ferraz, professor da USP de São Carlos e coordenador do projeto, explicou as diretrizes utilizadas e elogiou Franca, por seus números positivos. “Os indicadores de Educação, Saúde e Segurança são de nível da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo e Franca tem conseguido fazer muitas coisas mesmo com baixa arrecadação”, afirmou. 
 
Saúde
Franca é a cidade com menor taxa de mortalidade infantil de municípios com mais de 200 mil habitantes, recebendo nota 10 do NEC. Os índices também foram positivos na classificação geral: 4° lugar, considerando taxa de mortalidade infantil, pontuação do parâmetro longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de mortalidade por COVID-19.
 
Educação
Considerando as notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do aprendizado no Ensino Fundamental e pontuação de Escolaridade do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), Franca está na 4ª colocação, atrás somente de Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, com média 6,22. 
 
Segurança
Com nota 10, Franca é a 3ª cidade mais segura para se viver em municípios, com mais de 200 mil habitantes. O NEC usou o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do Instituto Sou da Paz, que considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, refletindo o nível de segurança, expresso em ocorrências por 100 mil habitantes.
 
Meio Ambiente
A pontuação de Franca no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, com 82,85 e os programas ambientais garantiram boa posição no ranking, com média de 8,40, o que mostra que Franca tem índices positivos em esgoto tratado, água, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, estrutura e qualidade do ar. 
 
Mobilidade
A taxa de mortalidade no trânsito, transporte coletivo e motorização (número de veículos a cada 100 mil habitantes) garantiram uma nota normalizada de 7,60 para Franca.

Rodada de Negócios Internacionais começa com grande público

 rodas original

          Teve início nesta terça-feira, 25, no auditório do SENAI, a 2ª Franca Business Round (FBR) - Rodada de Negócios Internacionais, que seguirá até quinta-feira, 27. 
       A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira; secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado; gerente de Promoção de Exportação e Competitividade da Invest-SP, Elisabete Donato Alves; presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Fernando Rached Jorge; Vinícius Agostinho da Nóbrega, gerente regional do Sebrae Franca; Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras; José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca e Wagner Lopes Muiños, diretor do Senai de Franca.
        A iniciativa, de realização da Prefeitura de Franca, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Invest-SP e Sebrae-SP, trouxe grande público e participação de importadores, oriundos de oito países: Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Estados Unidos, Colômbia, Equador e Costa Rica.
        A Rodada de Negócios é uma vitrine para as empresas apresentarem seus produtos, calçados, acessórios e outros componentes para o mercado mundial. As instituições de crédito também estão acompanhando e auxiliando, no papel de facilitar as tratativas entre as partes. 
       Durante a abertura, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância do evento para a cidade, dando a Franca visibilidade mundial. “É uma honra sediar a FBR. Aqui, os compradores poderão fazer tudo de forma tranquila, pelo comprometimento dos empresários, quanto à qualidade dos produtos e ao prazo de entrega”, disse. 
        Nos próximos dois dias, a programação continua no Espaço Cedro, com Rodadas de Negócios e exposições de produtos nos estandes das empresas participantes.

Rodada de Negócios Internacionais tem início nesta terça-feira

rodadas original 

      Com a abertura programada para esta terça-feira, às 8h, no auditório do SENAI, começa em Franca, a 2ª Franca Business Round (FBR) - Rodada de Negócios Internacionais, que seguirá até quinta-feira, 27. O evento, que contará com a participação de importadores, oriundos de 8 países, é organizada conjuntamente entre a Prefeitura de Franca, ACIF, Investe-SP e Sebrae-SP. Após a cerimônia de abertura, os participantes da Rodada serão direcionados ao Espaço Cedro, local estruturado com estantes para exposição de produtos e negociações. 
      A Rodada de Negócios é um momento que une os interesses daqueles que produzem e das empresas interessadas em importar, contando com todo o suporte necessário pela equipe de relações internacionais da Associação Comercial e outras instituições parceiras.
      Nos dois dias seguintes à abertura, a programação terá continuidade no Espaço Cedro (Av. Pres. Vargas, 3630 – Jardim do Éden), com encontros pontuais, Rodadas de Negócios e exposições de produtos. Para o dia 27, após o encerramento, está programado um tour dos importadores por alguns locais, entre eles a Escola Senai e a Cooperativa Cocapec, no Distrito Industrial.
      Para esta edição do evento, os visitantes internacionais terão todo o suporte da organização e apoiadores. As instituições de crédito marcarão presença nos dois dias do evento, acompanhando e auxiliando, no papel de facilitar as tratativas entre as partes. 
       Estão certas as participações de 29 importadores de 8 países, sendo o Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Costa Rica. 

Feira de Negócios Internacionais acontece na próxima semana

      Com a participação confirmada de 29 importadores oriundos de pelo menos oito países, está tudo pronto para realização da segunda edição da Rodada de Negócios Internacionais Franca Business Round (FBR), que começa no dia 25 de abril, quarta-feira, às 8h30.

     O evento tem as participações da Prefeitura de Franca, ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Investe-SP e Sebrae. A Rodada de Negócios é um momento que propicia a junção dos interesses daqueles que produzem calçados, acessórios e outros produtos do segmento, e das empresas interessadas em importação.

    A abertura será no auditório do Senai, que fica na avenida Presidente Vargas, 2.500, e terá diversas atividades. Os dias 26 e 27 terão ações no Espaço Cedro, também na avenida Presidente Vargas, 3.630, com exposições de produtos. O encerramento terá um tour dos importadores pela escola Senai e a Cocapec, no Distrito Industrial.

    A secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, reforçou que esse será um momento ímpar no sentido de impulsionar os negócios. “Traz boas possibilidades para colocação dos produtos fabricados em Franca, inserindo-os no mercado internacional”, explicou.

Participantes

    Para a presente edição da Franca Business Round (FBR), os visitantes internacionais terão todo o suporte da organização e seus apoiadores. As instituições de crédito marcarão presença nos três dias do evento, acompanhando e auxiliando, no papel de facilitar as tratativas entre as partes.

    Estão certas as participações de 29 importadores de 8 países, sendo eles:  Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Costa Rica, com perspectivas positivas para mais essa Rodada de Negócios.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais