Nesses dois primeiros meses do ano mais de 4,4 mil solicitações de Viabilidade Locacional deram entrada na Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento, sinalizando um aquecimento nas atividades econômicas e geração e oportunidades de empregos na cidade, com a abertura e fechamento de empresas, número de empresas por atividade econômica CNAE (classificação nacional de atividades). Também nesses indicadores, atualizados e divulgados mensalmente no Boletim Econômico da Prefeitura, constam outros informes como admissões, demissões e saldo de empregos do período, investimentos e novos empreendimentos locais.
A Viabilidade Locacional é um levantamento que é feito com a função de identificar se em uma determinada atividade é permitida em uma região e se atende a legislação municipal. Funciona no mesmo espaço que a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea do Paço Municipal. O serviço é associado ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo trâmite ocorre via Junta Comercial na fase seguinte à viabilidade, compreendendo o licenciamento das atividades.
Os números do mais recente Boletim Econômico, de janeiro deste ano, atestam o impacto desses números expressivos de pedidos de viabilidades, com o registro de 2.752 novas empresas com saldo positivo de mais de 1,3 mil em atividades. Somente no mês de janeiro foram registradas 304 novas empresas. Em fevereiro, o índice saltou para 429, sendo 328 MEIs e outras 101 de três empresas diversas. Outra observação é que os números atualizados mostram que em torno da metade das empresas abertas na cidade são micro empreendedores individuais (MEIs): 33.935.
Pedidos on-line
As solicitações de análises da viabilidade locacional são feitas de forma on-line, por meio do link: https://vreredesim.sp.gov.br, que oferece no próprio site suporte através de tutoriais explicativos pelo canal: https://vreredesim.sp.gov.br/tutoriais.
No começo deste ano, a cidade teve uma média de 110 a 120 pedidos entrando por dia, o que sinaliza para o aquecimento das atividades econômicas e a confiança na estrutura de serviços do Setor de Viabilidade Locacional.
Para se ter uma ideia, somente no mês de janeiro foram recebidas 2.452 solicitações de viabilidade e em fevereiro 1.972, perfazendo um total de 4.424 pedidos. Nessa análise são verificadas todas as particularidades relacionadas ao empreendimento (atividades econômicas e tipo estabelecimento), e se atende aos requisitos da legislação municipal.
O setor de Viabilidade Locacional tem seu atendimento presencial ao público oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas, e também pelo telefone 3711-9834. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..