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Desenvolvimento

Rodada de Negócios Internacionais tem preparativos finais

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     Os preparativos finais para a Rodada de Negócios Internacionais (Franca Business Round – FBR), prevista para a segunda quinzena deste mês, foram os temas do encontro realizado nesta sexta-feira, 14, no auditório da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Franca). O evento, que está sendo organizado pela Prefeitura de Franca, ACIF, Investe-SP e Sebrae-SP, está previsto para o período de 25 e 27, deste mês, no Espaço Cedro (Av. Pres. Vargas, 3630 – Recanto do Itambé).
      A secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, que participou da reunião, acompanhada pelo Diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Fábio Moreira, destacou a importância do evento para o fomento da economia e geração de novos empregos, proporcionando um ambiente favorável para a interlocução entre os industriais, que produzem e os importadores.
     A abertura da Rodada de Negócios Internacionais será no dia 25, a partir das 8h, no auditório do Senai (Av. Presidente Vargas, 2500). Instituições financeiras e de logística também marcarão presença, como apoiadores do evento e terão papel importante, como facilitadores em possíveis negócios. O evento vem se consolidando a cada ano, atraindo agentes de importação de diferentes nacionalidades.
     Para a edição deste ano, estão previstas as participações de 29 importadores de 8 países (Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Costa Rica), com boas expectativas para essa Rodada de Negócios. 
    Durante o encontro na ACIF, dúvidas foram levantadas e esclarecidas, com apresentação dos realizadores, apoiadores e parceiros comerciais, sem contar a definição da programação a ser cumprida, entre outros detalhes de toda a logística receptiva aos participantes. "O trabalho conjunto das partes envolvidas está sendo fundamental, para que mais uma vez, os objetivos desejados sejam alcançados", finalizou a secretária Lucimara Prado.

Desenvolvimento traz oficinas de Mentoria Coletiva na IMPERA

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        A Secretaria de Desenvolvimento, através da IMPERA (Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica), subsidiada pela Prefeitura e administrada pelo Instituto Cidade do Calçado, inicia nesta quarta-feira, 12, novas oficinas de Mentoria Coletiva, que tratarão de marketing e gestão de pessoas. Os encontros, totalmente gratuitos, acontecem na sede da IMPERA, no bairro Cidade Nova e têm como público-alvo, os empreendedores de diversos segmentos e também aos indivíduos que desejam empreender. 
     Qualquer pessoa interessada pode participar, não sendo necessária a inscrição. Os encontros acontecem às quartas-feiras, quinzenalmente, sempre às 19 horas. O primeiro, no dia 12 de abrilterá como tema “Marketing: A importância do branding”, ministrado por Kleyton Braguim, marketing content manager, da Barbieratto Marketing e Design. 
        A segunda mentoria, “Gestão de Pessoas: Feedback como construção para o desenvolvimento profissional”, acontece no dia 26 de abril, com o facilitador Douglas Oliveira, psicólogo e fundador da DMO Gestão de Pessoas.
     O modelo de mentoria coletiva, que é bastante usado pelas entidades e instituições de ensino, foi lançado na IMPERA no ano passado, com a ideia de promover encontros práticos sobre o universo digital, suas aplicações e ferramentas, e já atendeu mais de 200 empreendedores. “Ao abrirmos o programa para futuros empreendedores, oportunizamos que eles recebam assessoria especializada e já possam se planejar para ter êxito em seus negócios”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento, Lucimara Prado.
     Maio já tem as mentorias programadas: “Marketing: Tipos de tráfego para e-commerce” (10/05) e “Gestão de Pessoas: A importância de conhecer os perfis comportamentais para melhorar o atendimento ao cliente” (24/05). Para os próximos meses, a Mentoria Coletiva abrangerá áreas como comunicação, jurídica, contábil, gestão de processos, entre outros.
       A IMPERA fica na rua Major Mendonça, 1659, no bairro Cidade Nova. Para mais informações, ligue (16) 99974-5209.

Desenvolvimento capacita 40 alunas em Empreendedorismo Criativo

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     A Secretaria de Desenvolvimento, através da IMPERA (Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica), subsidiada pela Prefeitura e administrada pelo Instituto Cidade do Calçado, realizou na última semana, a formatura de 40 alunas do curso de Empreendedorismo Criativo.
     A cerimônia realizada na Fatec (Faculdade de Tecnologia), parceira da oficina, contou com a entrega de certificados e palestra do Sebrae com o tema “Inteligência Emocional para Empreender”. 
   Durante o evento, as formandas receberam informações sobre abertura de MEI, conhecimento dos serviços prestados pelo município, como linha de crédito para mulheres, através do Banco do Povo, resgate da autoestima e valorização pessoal.
      A previsão da próxima formatura de Empreendedorismo Criativo é no dia 15 de abril, às 10h30, na sede da IMPERA, que fica na rua Major Mendonça, 1659, bairro Cidade Nova.

Emprega Franca fecha a semana com 121 vagas de trabalho disponíveis

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       A Secretaria de Desenvolvimento divulgou a relação de vagas de emprego, em áreas variadas no mercado de trabalho, através do Programa ‘Emprega Franca’, do Polo da Empregabilidade.
      São 121 vagas abertas no ‘Emprega Franca’ para a cidade. Dentre as oportunidades, há diversas na área de vendas, bem como opções para direção de arte, gestor de estoque, cozinheiro, subgerente, revendedora de joias, projetista de arquitetura, gerente de restaurante, estágios em farmácia, designer gráfico e para outros segmentos.
   Algumas oportunidades possuem como requisitos os Ensinos Fundamental, Médio e Superior completos ou experiência na área. Os interessados poderão consultar as vagas, diretamente, pelo site da Prefeitura, no endereço https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-29032023.pdf.
    É necessário acessar o link de inscrição https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3TVW-oAdPVpVF70cJfcmzWLtiGKbm87dJhVXvfBoSrqm3og/viewform, preencher as informações solicitadas, informando o código da vaga e anexar o currículo. A empresa contratante entrará em contato.
     O Polo de Empregabilidade fica em prédio anexo ao Terminal  Rodoviário de Franca, na avenida 7 de Setembro, 735, Residencial Baldassari e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. 
     Para mais informações, ligue (16) 3723-5444 ou 3723-5317.
 
PEI
     Além do ‘Emprega Franca’, o Polo de Empregabilidade tem o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo), que funciona em parceria com o Governo de Estado do São Paulo. Através dele, uma equipe qualificada acolhe e atende as pessoas com deficiência do município, com atividades de formação.
   Desde janeiro deste ano, até o momento, pelo menos, 30 pessoas foram atendidas pelo PEI. Desse número, quatro já foram encaminhadas para processo seletivo em fevereiro, sendo aprovadas e desde o dia 1º de março estão empregadas no setores de alimentação e atendimento ao público.

Emprega Franca é destaque na Empregabilidade Inclusiva

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     O núcleo do Emprega Franca, instalado pela Prefeitura, em área anexa ao Terminal Rodoviário, no Residencial Baldassari, onde também está o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vem se destacando com as novas oportunidades criadas com o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo).  Unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, oferecem mediante ações permanentes, encontros com instituições e uma equipe qualificada para acolher e atender as pessoas com deficiência do município, com atividades de formação, obtendo assim resultados positivos.
      Desde janeiro deste ano até o momento, pelo menos, 30 pessoas foram atendidas pelo PEI. Muitos vieram por conta própria ou direcionados por alguma instituição educativa ou de garantia de direitos, que trabalham com pessoas com deficiência. Desse número de pessoas atendidas, 4 já foram encaminhadas para processo seletivo em fevereiro, sendo aprovadas e desde o dia 1º de março estão empregadas no setores de alimentação e atendimento ao público.

 25 mil pessoas com deficiência
     O censo 2021 estimou que existem cerca de 25 mil pessoas com deficiência na cidade e desse número, 12 mil pessoas estão em idade produtiva (16 a 59 anos). Um dos objetivos do Programa Meu Emprego Inclusivo é a valorização das pessoas com deficiência, a garantia e acesso ao direito de trabalho. Novos horizontes estão se abrindo a cada momento, não só para cada novo atendido e incluído pelo Programa, mas também para seus familiares, a rede de apoio e também estimulando outras pessoas com deficiência, que fazem parte das associações e serviços que atendem essa população na cidade de Franca e região, a buscarem seus sonhos, reconhecerem suas capacidades e potenciais.
     O Emprega Franca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, contando além da ala administrativa, com duas salas, uma de reuniões e cursos e outra digital, onde são ministradas capacitações para quem deseja se iniciar no mundo da informática.
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3723-5444 (whatsapp) e 3723-5317. Contato PEI (16) 98181-6232.

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