Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Desenvolvimento

Cavalhadas de Franca acontecem em agosto

 

Cavalhadas de Franca 1 Medium

     As tradicionais Cavalhadas de Franca terão a sua próxima edição na primeira semana de agosto, entre os dias 5 e 6, tendo com local o recinto do Parque de Exposições Fernando Costa. Com organização a cargo do Clube das Cavalhadas de Franca, a promoção conta com o respaldo da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento. A entrada é gratuita nos dois dias do evento.

     De acordo com os organizadores, no sábado 5, as atividades terão início às 19h30, com a Cerimônia dos Encamisados. No domingo 6, o evento começa à partir das 14h, com provas hipícas e outras disputas que fazem parte da programação. O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Palermo Faleiros, observou que a expectativa é grande em torno do evento e os protagonistas diretos, em torno de 70 cavaleiros e amazonas, vêm realizando ensaios pelo menos duas vezes por semana - na noite da quarta-feira 19, na Pista do Parque Fernando Costa haverá mais um ensaio.

     Contando as equipes de apoio, mais de 120 pessoas estarão envolvidas com o evento. A princesa escolhida para a edição das Cavalhadas é a jovem Sofia Lemos.

     Como é tradição nas Cavalhadas de Franca, o Parque Fernando Costa receberá cuidados especiais nas instalações e toda a representação teatral, nos dois dias do evento, terá narrativa através do serviço de som, para melhor compreensão do público presente.

     O que são as Cavalhadas

     Tratam-se de celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista (expulsão dos Mouros da Península Ibérica). Era também um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria.

     Recriam os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros, algumas vezes com enredo baseado no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França, uma coletânea de histórias fantásticas sobre esse rei. No Brasil, registram-se desde o século XVII.

Piscicultura

Programa de Incentivo à Piscicultura

 

Objetivos:

     Difundir a piscicultura como atividade geradora de renda, introduzindo alevinos mais produtivos, bem como orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção comercial de peixes, especificamente Tilápia-do-Nilo.

Público Alvo

     Produtores rurais familiares do município.

Como Funciona

     Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento distribuem, gratuitamente, alevinos de Tilápia-do-Nilo, produzidos nos tanques-criatórios do Parque “Fernando Costa”. Na distribuição, cada interessado recebe, gratuitamente, uma cartilha básica sobre criação de peixes.
     Nos cursos de psicultura, os participantes receberão treinamento básico, que envolve: sistemas de criação, qualidade da água, manejo, planejamento da produção, instalações, reprodução, tanques-criatórios, tanques-redes e espécies mais indicadas.
       Para participação no programa, os interessados devem providenciar cadastramento na Secretaria de Desenvolvimento.

Eventos: distribuição de alevinos

INFORMAÇÕES

Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição

Apicultura e Piscicultura
Tel: 3711-9483 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Capacitação oferecida gratuitamente pela Prefeitura amplia oportunidades de trabalho

 

Central Cursos Desen 14 7 Medium

     A Prefeitura de Franca realizou na noite de quinta-feira 13, no auditório do Senai, a cerimônia de entrega de certificados para cerca de 100 formandos de 4 cursos de capacitação oferecidos gratuitamente, são eles: Salgadeiras, Cuidador de Idosos, Pedicure/Manicure e Empreendedor em Pequenos Negócios.

     Os cursos estão dentro do programa de parcerias efetivadas pela Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento, com o Sistema S (Sesi/Senai/Senac/Senar/Sebrae e outros), e no caso dos 4 cursos finalizados, contou com o apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

     A Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha, presente na formatura, mencionou em seu pronunciamento que, ao estimular e oferecer gratuidade nos cursos, a Prefeitura busca qualificar mão de obra, atendendo as demandas do mercado de trabalho e fomentando o desenvolvimento. A Secretária cumprimentou os alunos pela conquista, lembrando que a partir de agora se inicia um novo e promissor ciclo profissional em suas vidas. Cada um dos cursos teve 3 meses de duração, com 160 horas de aulas práticas e teóricas.

     Impossibilitado de estar presente, o prefeito Gilson de Souza foi representado pelo diretor do Fussol Alexandre Alonso.

     Uma das formandas, Precidina Rosália de Freitas, enalteceu o trabalho feito pelo Governo Municipal, ressaltando o fato da gratuidade dos cursos e a extrema importância que têm para a formação de novos empreendedores e trabalhadores capacitados, abrindo novos horizontes para quem busca empreender e oportunidade de trabalho com melhor remuneração.

     Grande parte das capacitações tem caráter permanente, sendo que informações e inscrições são realizadas através da Central de Cursos, localizada no Parque Fernando Costa, e também estão disponíveis no portal da Prefeitura de Franca www.franca.sp.gov.br 

     Mais informações pelo fone (16) 3724 7417.

Programa “Time do Emprego” oferece capacitação no Centro POP

 

     O programa “Time do Emprego”, ação promovida pela SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Franca, deu início na segunda-feira, 10 de julho, a mais uma capacitação, desta vez para população em situação rua e que frequenta o Centro POP.

     A ação, proporcionada pela parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, responsável pelo programa “Time do Emprego”, e a Secretaria de Ação Social, responsável pelo Centro POP, vai proporcionar capacitação para 20 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes caminhos dentro do processo de reintegração social, reintegração ao núcleo familiar e ao mercado de trabalho. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, das 9h às 12h, no Centro POP

     Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento, a metodologia da capacitação, e que se repetirá neste caso específico, consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos de idade, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo para inserção e/ou reinserção ao mercado de trabalho.

     Para melhor aproveitamento do curso, a Secretaria de Desenvolvimento conseguiu junto à Coordenação do Curso de Psicologia da Uni-Facef, atendimento psicoterapêutico individualizado aos participantes para ajudá-los a desenvolver habilidades e competências, necessárias nesse processo de recuperação. “Essa é uma forma de dar oportunidade a essas pessoas para mudarem de vida e assim ficarem longe das ruas”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha.

     O “Time do Emprego” é um programa de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Inscrições para segunda turma do curso para apicultores já estão abertas

 

apicultura Medium

     A Prefeitura de Franca está com as inscrições abertas para formação de mais uma turma para o Curso de Apicultura, cuja aula inaugural acontece no dia 3 de agosto, às 15h, no Parque Fernando Costa, local que também está recebendo as novas inscrições.  

     O objetivo da capacitação é a difusão da apicultura como atividade geradora de renda, orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção de mel, pólen, própolis, geleia-real e abelhas-rainhas, com transmissão de técnicas avançadas que têm permitido o aprimoramento de todo processo produtivo.

     O curso tem como público alvo apicultores e produtores rurais que tenham interesse em aperfeiçoar as práticas de manejo de abelhas, tornando mais eficiente a colheita do mel, mas também é aberto para quem tem interesse em planejar um novo negócio para aumentar a renda.  

     Além das ações de treinamento, a Secretaria de Desenvolvimento mantém equipe capacitada para atendimentos pontuais que fazem recolhimento de enxames, tanto na zona urbana como rural, e orienta os moradores para se cuidarem, evitando ataques e, ao mesmo tempo, não dizimarem as colônias, contribuindo assim para a importantíssima preservação das abelhas, fundamentais nos processos de polinização e proliferação da flora.  

     Mais Informações e inscrições no recinto do Parque Fernando Costa, situado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição – ou pelo telefone (16) 3724-7080. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais