Email  

Desenvolvimento

Secretaria de Desenvolvimento realiza curso de Apicultura

 

apicultura Medium

     A Divisão de Agronegócios da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca irá realizar, entre os dias 14 a 18 de agosto, a segunda edição do curso de Apicultura – a primeira aconteceu no mês de Março.  Parceria entre a Prefeitura, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural de Franca, o curso de Apicultura foi ampliado neste governo para duas edições, atendendo assim o dobro de interessados em adquirir conhecimentos sobre importante área de geração de renda.

    As responsabilidades entre as instituições parceiras são assim distribuídas: a Prefeitura fornece o local e infraestrutura (mesas, cadeiras, internet etc) e as 15 colônias de abelhas que são mantidas especialmente para o curso. O Senar fornece o instrutor (Leandro Faleiros de Ribeirão Preto) e as apostilas com o conteúdo teórico, e o Sindicato fornece a logística e compra de materiais necessários para a realização do treinamento, cujas aulas teóricas são ministradas no Parque Fernando Costa.

    As inscrições já estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas pelos fones 3724 7080 – 3711 9483, ou diretamente na Divisão de Agronegócios da Secretaria de Desenvolvimento, localizada no Parque Fernando Costa. O prazo se encerra no dia 3 de agosto, mesmo dia em que acontece a Aula Inaugural de Sensibilização, às 15h, também no Parque Fernando Costa – nesta aula se explica como se dará e o que será abordado no curso, oportunidade para que os inscritos confirmem o interesse na capacitação.  

    De acordo com Célio Augusto Pereira Rodrigues, biólogo concursado da prefeitura de Franca, em virtude das aulas práticas, durante as quais os alunos mantem contato com as abelhas, as vagas foram limitadas a 16 pessoas por módulo, o que soma 32 alunos atendidos no ano.  

    Ainda segundo informações de Célio Augusto, as abelhas da prefeitura utilizadas no curso são as africanizadas, espécie oriunda do cruzamento das abelhas africanas - que chegaram ao Brasil no final da década de 1950 e são mais agressivas - com as abelhas europeias, que são mais amistosas e foram introduzidas no Brasil através dos jesuítas portugueses no período da colonização. Segundo o biólogo, a vantagem das abelhas africanas é que elas são mais produtivas e resistentes a doenças do que as europeias e o cruzamento entre elas resultou num meio termo vantajoso, envolvendo boas produção e resistência com menor agressividade. Embora menos agressivas, as abelhas africanizadas possuem ferrão e podem sim atacar, principalmente se provocadas. Dessa forma, vários cuidados e protocolos de segurança devem ser seguidos no manuseio das colônias, incluindo a instalação das colmeias em distância segura de casas, animais domésticos e áreas urbanas.

    Apaixonado pelo que faz e pela vida social destas incríveis produtoras de mel, Célio lembra da importância das abelhas na polinização de pomares e melhoria na qualidade das frutas, destacando que culturas como maçã, pera, melão e abóbora não vingam se não houver a polinização realizada por elas.

    Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3724 7080 ou 3711 9483.

Emdef realiza obras no Conjunto Copacabana e rodovias do município

 

casascopacabana Medium

     A Emdef (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca) foi contratada para realização de serviços de infraestrutura em rede de água e esgoto do Conjunto Copacabana, fazendo esta semana a demarcação das redes. Outra ação importante é a sinalização, com colocação de placas, das estradas Franca/Ibiraci – Franca/Claraval e Franca/Ribeirão Corrente.

    Concomitantemente a esses trabalhos pontuais, as ações rotineiras de remendo asfáltico e gerenciamento do Terminal Ayrton Senna, da Rodoviária e do Aterro Sanitário continuam diariamente.

    Na quinta-feira 8, os bairros Cidade Nova, Jardim Boa Esperança, Vila Tótoli, Jardim Doutor Antônio Petraglia, Jardim São Vicente de Paula, Village de São Vicente, Estação, Jardim Redentor e Vila Santa Terezinha, estão sendo atendidos com 4 equipes de trabalhadores realizando manutenção de ruas. 

 

Espaço Moda Franca fatura R$ 2,4 milhões no Rio Grande do Sul

 

francamaismoda06 Medium

     O Espaço Moda Franca, estande coletivo para as indústrias de calçados da cidade montado no SICC (Salão Internacional do Couro e do Calçado), que aconteceu no final do mês de maio nos pavilhões do Serra Park em Gramado (RS), gerou um total de R$ 2,4 milhões em vendas de calçados.

     Os três dias do Salão mostraram aos varejistas as tendências da Moda Primavera/Verão e possibilitaram às 13 empresas francanas que expuseram no estande coletivo, a venda de 29 mil pares de sapatos para a próxima estação, uma média de 2.234 pares por empresa. Além dos negócios gerados para o mercado interno, também houve fechamento de exportações para a Bolívia.

     O Espaço Moda Franca é um projeto da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em parceria com o SINDIFRANCA, para fomento da indústria de calçados da cidade, com foco no micro e pequeno empresário – esta é a segunda vez que calçadistas francanos participam do SICC no espaço coletivo.

     A Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha explica que, além do SICC, o município também viabiliza a participação de empresas do setor em outras feiras como a Couromoda e Francal, garantindo a divulgação das marcas e expansão do mercado, gerando renda e mantendo postos de trabalho do maior setor econômico do município.

Comam empossa nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo

     O COMAM – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana –, em ato realizado na quinta-feira, 1 de junho, empossou a nova diretoria da Câmara Técnica do Turismo da entidade. Com o objetivo de dar apoio e suporte aos municipios no desenvolvimento da atividade turística a diretoria recém-empossada, que tem como presidente Rosana Branquinho (também diretora de turismo de Franca), dará prioridade a treinamentos e orientações para que as cidades da região se tornem Municípios de Interesse Turístico – MIT –, o que lhes possibilitará ter acesso a verbas dos governos Estadual e Federal disponibilizadas para o setor, considerado um dos mais importantes da atualidade na geração de emprego, renda e inclusão social.

    Outras ações pautadas na reunião são a criação de um website de turismo regional; implantação de redes sociais; sinalização turística regional; programas de qualificação e treinamento para bares, hotéis, restaurantes e sensibilização da população das cidades envolvidas. 

Prefeituras da região se mobilizam pelo “Caminho da Fé”

 

basilica

     Franca lidera uma importante mobilização para confirmar um novo ramal, a partir da cidade, para o roteiro turístico religioso “Caminho da Fé”, que leva peregrinos até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. As informações são da Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Franca, que está à frente desta iniciativa para incluir também outros municípios, uma vez que a participação deles é imprescindível para viabilizar o novo ramal de peregrinação.

     Neste esforço, Rosana Branquinho, diretora de Turismo e idealizadora da ideia, tem mantido contato diretamente com as prefeituras das outras seis cidades que necessitam ser incluídas para que a logística de suporte para os peregrinos seja viabilizada. São elas, Patrocínio Paulista, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas e Arceburgo. De acordo com Rosana, “estamos muito perto de concretizar este novo ramal. A maioria dos prefeitos comprou a ideia, faltando detalhes de ordem jurídica e administrativa, inerentes ao projeto, para colocarmos o novo ramal em funcionamento”.

     Tendo Franca como ponto de partida, e ainda de acordo com a diretora de turismo, este será o ramal mais longo do Caminho da Fé. “Hoje, temos centenas de peregrinos de Franca e região fazendo o Caminho da Fé. Para iniciar o trajeto, eles precisam se deslocar até Mococa para adquirir os passaportes. Com a inclusão deste novo ramal, vamos incentivar que mais pessoas de Franca e região façam a peregrinação, até pela facilidade que terão”, lembra Rosana.

     Durante reunião no final do mês de maio em São Sebastião do Paraíso com  gestores do Caminho da Fé, houve a apresentação do modelo de projeto de lei que deve ser aprovado pelas Câmaras Municipais de cada cidade envolvida. De acordo com Branquinho, os municípios que já aderiram, se comprometeram providenciar a aprovação da lei até o final de julho (2017).

     O trajeto é feito, em grande parte, por trilhas e estradas de terras, todas devidamente sinalizadas com setas amarelas e informações dos pontos de apoio ao longo do caminho e também nos municípios participantes, indicando os locais onde os passaportes serão carimbados. Embora sejam evitados, também há pequenos trechos de estradas asfaltadas.

     Segundo Rosana, a intenção é de que até o mês de setembro o ramal de Franca esteja em funcionamento, contando para a inauguração com a “Romaria da Fé”, caminhada religiosa com previsão de 5 dias que irá passar por todos os novos municípios inclusos no Caminho. “A proposta dos prefeitos é que cada cidade, nesta inauguração, receba os peregrinos com festa.”, finaliza a dirigente

     Mais informações pelo telefone (16) 3711-9482, com Rosana Branquinho.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais