Email  

Desenvolvimento

Franca registra abertura de cerca de 1 mil empresas e 5 mil empregos gerados em 2021

 boletim materia
     O Boletim Econômico da Secretaria de Desenvolvimento referente ao mês de julho, apontou que neste primeiro semestre de 2.021, a economia da cidade está se fortalecendo a cada dia, com a abertura de empresas e a geração de empregos.
     Segundo o relatório, que apresenta dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) - unidade de Franca, foram abertas neste ano, cerca de 1.000 novas empresas, chegando ao número total de 58.167 CNPJ’s ativos na cidade, incluindo MEIs (Micro e Pequenos Empreendedores Individuais) abertos pelo Portal do Empreendedor, que foram mais 300 novas empresas em média por mês, que atualmente representam em torno de 50% de todas empresas ativas no município.
     Já o número de postos de trabalho, gerados neste ano, foi de cerca de 5.000 trabalhadores, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
     De acordo com o boletim, a tendência para os próximos meses é de ampliação desse saldo, com a retomada econômica mais efetiva no comércio local. 
     O prefeito Alexandre Ferreira avaliou o boletim econômico e comemorou os resultados obtidos com as ações que foram implantadas, visando estimular e fortalecer a economia da cidade. Dentre os projetos desenvolvidos, Ferreira destacou a abertura de linhas de crédito pelo Banco do Povo, a retomada dos cursos do Programa "Caminho para o Emprego", a implantação do Programa Emprega Franca, com vagas de trabalho e preparação dos candidatos e o Venda Legal, para auxiliar os vendedores informais. "Temos um longo caminho pela frente, mas a primeira batalha da pandemia, que eram os efeitos provocados pela Covid na saúde, nós estamos vencendo. Assim, como estamos também começando a virar o jogo na economia", disse o prefeito.
     A artesã Fátima Mantovani, 63 anos, moradora do bairro Nova Franca, procurou a Sala do Empreendedor, no último mês, para formalizar a sua empresa, como MEI. Há 10 anos, ela confecciona móveis e objetos de decoração, como puffs de isopor e de madeira, e já atende a grandes empresas.
     Segundo ela, a formalização do seu negócio trará inúmeros benefícios, principalmente nas questões previdenciárias, como  a aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte (para a família). Para ter acesso a esses direitos, a contribuição do MEI é de apenas 5% do salário mínimo, o que equivale a R$ 61,00. Outras vantagens do MEI são a facilidade de abertura de empresas, baixos custos, acessos a créditos bancários, declaração de renda simplificada e a participação em cursos gratuitos de capacitação e geração de renda. 
     A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento conta com atendimento especial voltado às orientações para a formalização de microempreendedores individuais, suporte para a obtenção de inscrição municipal e a emissão de notas fiscais de serviços eletrônica.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no térreo do prédio da Prefeitura. 
     O Boletim Econômico divulgado, mensalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento, está disponível no site da Prefeitura, pelo link, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/boletim-economico.

Instituto Coca Cola prepara jovens para o mercado de trabalho

COLETIVO ONLNE POST 1 V3 
     A Incubadora Impera, em parceria com o Instituto Coca Cola disponibiliza, através da Prefeitura, um projeto on-line voltado, exclusivamente, para jovens de 16 a 25 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio. Serão oferecidas 500 vagas para inscrição e parte delas, será destinada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que serão cadastradas pela Secretaria de Ação Social que, na oportunidade, disponibilizará um espaço a estes jovens para acesso às aulas. 
     Com início no próximo dia 16, sendo totalmente gratuito, em um período de seis semanas, o conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, elaboração de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos, disponibilizado por vídeoaulas gravadas, que serão encaminhadas, via Whatsapp, para facilitar o acesso de qualquer lugar, contendo no decorrer do curso, duas aulas ao vivo. 
     O objetivo deste projeto é inserir os jovens no mercado de trabalho através de iniciativas digitais, praticando a inclusão produtiva e oferecendo a oportunidade de capacitação, independente da classe social. Ao final, todos com frequência acima de 70%, receberão o certificado de conclusão, o currículo pronto e acesso às vagas de trabalho disponíveis no mercado.
     Os interessados poderão se inscrever através do link https://bit.ly/coletivo48SP20213 e preencher os dados pessoais. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080.
 

“Caminho para o Emprego” oferece 100 vagas para cursos de capacitação

CAMINHO PARA O EMPREGO BANNER 01 
     O Programa “Caminho para o Emprego”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, oferece mais de 100 vagas para cursos de qualificação profissional, gratuitos, em diversas áreas, que serão realizados em parceria com o SENAI, SENAC e SEBRAE. As aulas terão início a partir do próximo dia 16, com atividades presenciais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.
     Estão abertas as inscrições para os cursos de Reparo em Instalações Elétricas Residenciais, oferecendo uma qualificação em prestações de serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas e comerciais; Pequenos Reparos em Edificações- Hidráulicas que vai abordar a instalação de hidráulicos em PVC, PEX, cobre e ferro além, de manutenção em torneiras, válvulas, registros, boias e caixa d’agua; Pequenos Reparos em Edificações- Revestimento para conduzir serviços em argamassa e cerâmica, além do curso de Polimento Automotivo com a capacitação em polimento e nivelamento de superfície por abrasão, repintura, aplicação de compostos polidores e etc. 
     Em parceria com o SENAC, estão sendo oferecidos cursos de Agentes de Projetos Sociais, direcionado principalmente para entidades assistenciais, que irá auxiliar para desenvolver e formar profissionais competentes, a fim de intervir no campo de trabalho com foco em resultados; Operador de Computador para conhecer e articular competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais, além do Cuidador de Idosos, que irá aplicar o desenvolvimento em atividades como pesquisas, simulações, visitas técnicas, estudos de casos e uso de aparelho de inalação doméstico, pressão arterial, aspirador nasal, bacia para banho, bolsa térmica, cadeiras de rodas e higiene, cama hospitalar convencional, maca e etc. Na área da beleza, está disponível, o curso de Depilação, ensinando ética e conduta profissional, preparação e assepsia da pele, uso correto dos aparelhos depilatórios e EPIS (Equipamento de Proteção Individual) e muito mais. 
     Os interessados podem se inscrever, diretamente, pelo site da Prefeitura, no “Caminho para o Emprego”, disponível pelo link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml. Os candidatos deverão ter idade mínima, a partir dos 18 anos e Ensino Fundamental Completo, com exceção do curso de Operador de Computador, disponível para jovens, a partir dos 15 anos. 
     A Secretaria informa que para os cursos de Agentes de Projetos Sociais, Operador de Computador e Cuidador de Idosos, além de realizar o cadastro no site, os alunos deverão comparecer ao Parque “Fernando Costa”, que fica na av. Dr. Flávio Rocha, n° 500, munidos de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência, para o preenchimento de um formulário. Os menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080.

Emprega Franca disponibiliza, diariamente, vagas de emprego

 banner emprega franca
     A Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Programa Emprega Franca e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), disponibilizou para esta quarta-feira, 23 vagas de emprego para vários segmentos, sendo para Promotor de Vendas em Consórcio, Açougueiro e Ajudante, Auxiliar Químico, Técnico de Instalação de Sistemas Ópticos, Auxiliar de Limpeza, Motorista de Caminhão e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil. 
     Para se candidatar as oportunidades de trabalho, os interessados deverão verificar os critérios exigidos como escolaridade, experiência profissional, dentre outros. 
    Os candidatos às vagas poderão comparecer ao PAT, que fica  na av. Dr Flávio Rocha, n° 500, Vila Exposição (Parque de Exposições "Fernando Costa"), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munidos dos documentos de identidade com foto, como CPF ou CNH, carteira profissional, PIS, comprovante de endereço e currículo atualizado. As vagas são atualizadas, diariamente e ficam disponíveis pelo link do Programa  Emprega Franca, https://www.franca.sp.gov.br/pmf-pat/
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3724-7080 ou (16) 3723-5958, que também conta com o aplicativo de Whatsapp. 

Exporta Franca recebe inscrições para seminário

cronograma exporta 
     O Programa Exporta Franca, idealizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae e a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), destinado às empresas que pretendem aumentar suas vendas, tanto internas, como no exterior e se antecipar as tendências  do mercado, anuncia a abertura de inscrições para o Seminário, que será realizado de 23 a 26 de agosto, no auditório do Senai Franca. 
     A programação do evento contempla um formato híbrido, com palestras presenciais e transmissões ao vivo sobre exportação, mercados, ferramentas e comportamentos empresariais, que estarão a cargo de entidades e instituições como o Sebrae, ACIF/DNI, Prefeitura, AMSC, Cocapec, Instituto Cidade do Calçado, Abicalçados, Cecafé, Abic, Apex Brasil, Consulado Americano, M&C Hélmer Valencia e InvestSP.
     Nos dois primeiros dias 23 e 24 de agosto, serão ministradas capacitações presenciais sobre os dados econômicos e preparação para exportar. A partir do dia 25, a programação será on-line, com a transmissão de palestras ao vivo sobre atuação comercial, inteligência de mercado e geração de negócios se estendendo até o dia 26. 
     As inscrições para o Programa Exporta Franca poderão ser feitas, gratuitamente, pelo link www.bit.ly/exportafranca2021, com vagas limitadas, principalmente, nos dias presenciais, em cumprimento aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 
     Este evento faz parte da Trilha de Internacionalização, que contou com a realização de lives sobre "Os primeiros passos para a internacionalização" e sobre "Tendências Internacionais de Varejo - NRF", no mês de julho.
     Esta é a segunda etapa do programa, que consiste na capacitação das empresas, que pretendem iniciar a exportação e também auxiliar àquelas que já atuam no mercado externo, a desenvolverem uma prospecção de mercado, aprimorando a divulgação da marca e seus produtos, bem como a indicação de procedência como ferramenta de marketing.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsApp (16) 3111-9905.
 
 
Outros eventos
        Para novembro, o Programa Exporta Franca prevê a organização de uma Rodada Internacional de Negócios FBR (Franca Business Round), com a participação de 10 compradores internacionais, cuja programação será divulgada, posteriormente.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais