A unidade do Programa 'Emprega Franca', onde funciona o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), mantida pela Prefeitura de Franca, junto ao PAT, em espaço anexo ao Terminal Rodoviário, foi palco nesta quinta-feira, de um encontro ampliado, em que o assunto em destaque foi oportunidade de emprego para as pessoas com deficiência.
A secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, representando o prefeito Alexandre Ferreira, recepcionou uma equipe da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tendo à frente a técnica gestora Fernanda Ferreira e demais representantes de instituições locais, que desenvolvem trabalhos, junto a pessoas com deficiência.
Conforme constava do cronograma, foram tratadas questões gerais, envolvendo os direitos das pessoas com deficiência, baseado nas garantias oferecidas pela legislação em vigor e das políticas, que possibilitem uma maior inclusão no mercado de trabalho desse público.
A secretária de Desenvolvimento deu boas vindas aos presentes, citando que o Polo local é um ponto de referência para inclusão e já está produzindo resultados, com algumas pessoas encaminhadas e já trabalhando. Segundo mencionou, na cidade, existem em torno de 20 mil pessoas com deficiência e cerca de 12 mil em idade produtiva.
O encontro contou com representantes de instituições, como Santa Casa, APAE, Centro de Educação Integrada, Associação das Pessoas com Deficiência, CRAS, Senai, Conselhos dos Direitos da Criança e das pessoas com Deficiência, entre outros.
Em sua saudação, Fernanda Ferreira que é deficiente visual e psicóloga, com especialização na área de empregos, contou das barreiras que enfrentou quando adolescente, ocasião em que chegou a ouvir de um médico que o melhor seria buscar uma aposentadoria.
Não desistiu e foi em busca de informações, superando os obstáculos que surgiram, visando dignidade e autonomia. Ela disse que todas as pessoas podem fazer isso e as políticas disponibilizadas estão para ajudar nesse processo, elogiando o trabalho que Franca realiza, através do Polo de Empregabilidade no Terminal Rodoviário, no Residencial Baldassari. O Programa ‘Meu Emprego Inclusivo’ estadual existe desde 2019 e tem parceria com outras secretarias, prefeituras e instituições com o Senai, Sebrae, Centro Paula Souza, entre outros.
Quatro eixos básicos são trabalhados na prospecção de potenciais candidatos com deficiência a vagas de emprego, compreendidas pela Busca Ativa, Apoio ao Candidato (com entrevista e informações gerais a ele), Qualificação Profissional e Apoio as Empresas, fornecendo-lhe lhe subsídios. Também foi firmado um convênio com um Instituto de Medicina Estadual, padronizando a expedição dos laudos, de maneira a ajudar quem busca por emprego e a empresa que oferece a oportunidade.
Em Franca, o núcleo do Emprega Franca é um dos pontos de referência, porta de entrada para aquela pessoa com deficiência que deseja trabalhar.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones
(16) 3723-5444 ou 3723-5317.