Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Desenvolvimento

Caminho para o Emprego abre 100 vagas em cursos de capacitação

eletrica 
     A Secretaria de Desenvolvimento, através do Programa “Caminho para o Emprego”, disponibilizou a partir desta quinta-feira, 3, mais de 100 vagas para cursos de capacitação profissional, gratuitos, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 
     Para a área de Corte e Costura, estão disponíveis as modalidades de 'Técnicas de Costura para Tecido Plano e Malha'; 'Técnicas de Costura Tecido Malha com Elastano'; 'Modelagem de Roupas Plus Size' e 'Modelagem de Roupas para Bebê e Infantil', com aulas de segunda a quinta-feira, em turmas nos períodos da tarde, das 13h às 17h e à noite, das 18h às 22h. As aulas serão ministradas no SENAI, com início a partir do próximo dia 14, deste mês. 
     Para a área de Edificações, as opções são 'Reparação em Instalações Elétricas Residenciais', com aulas aos sábados das 9h às 16h, a partir do próximo dia 12; 'Pequenos Reparos em Edificações Pintura', às segundas e quintas-feiras, das 18h às 22h, com início no dia 21, ambas na Escola da Construção Civil e 'Técnicas em Revestimento em Paredes Externas', com aulas às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h, dia 23, diretamente no SENAI. 
     Os interessados deverão ter mais de 18 anos e poderão se inscrever pelo site da Prefeitura, no Programa "Caminho para o Emprego", através do link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . 
     Ao efetuar a matrícula, o interessado deverá comparecer na Secretaria de Desenvolvimento, que fica no Parque Fernando Costa (Av. Dr Flávio Rocha, 500, Vila Exposição), munido de RG, CPF e comprovante de endereço para efetuar o preenchimento da inscrição do SENAI e efetivar a matrícula.  
     O período de duração dos cursos varia de 48h a 88h. Ao final, todos os alunos irão receber o certificado de conclusão. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-7080
 

Cresce atendimentos prestados na Sala do Empreendedor

 DSC 1395 1
     Um levantamento preliminar feito pela Divisão de Indústria e Comércio, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, mostra a gradativa evolução da economia na cidade, tendo em vista a procura pelos serviços na Sala do Empreendedor. Avaliando os meses de dezembro 2.021 e janeiro deste ano foi constatado que o número de pessoas atendidas subiu de 468 para 868, um percentual a mais de 85,5%.
     A Sala do Empreendedor é um departamento mantido pela Prefeitura em sua sede principal, onde equipes oferecem suporte aos microempreendedores em geral, especialmente, àqueles que buscam captação de financiamentos, junto ao Banco do Povo, que também funciona no mesmo local. Junto com os recursos, a pessoa tem acesso a informes complementares e suporte para gestão do seu negócio.
     Como se observa, houve um crescimento considerável nos atendimentos na Sala do Empreendedor, cujo foco é o trabalho junto aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e demais pequenos empreendedores. A abertura de CNPJs  também sinaliza essa tendência de evolução, pois aumentou de 22 para 59, um crescimento de 168%. 
     A necessidade de estar com a Declaração Anual de Faturamento em dia, junto à Receita Federal também merece destaque. Houve um aumento de 6 para 165 microempreendedores e, por fim, a busca por orientações através do canal digital de Whatsapp (16 3721-4669) da Sala do Empreendedor subiu de 230 para 344 acionamentos. 

Emprega Franca oferece mais de 260 oportunidades de trabalho

 Sem titulo 7777
     O espaço criado pela Prefeitura para a oferta de empregos, através do Programa Emprega Franca, disponibilizou nesta terça-feira, primeiro dia de fevereiro, 260 oportunidades de trabalho em diversas áreas. Uma das exigências presentes em, praticamente, todas as oportunidades é a apresentação da escolaridade mínima do Ensino Médio.
     A Secretaria de Desenvolvimento, que monitora esse canal, recebendo das empresas e disponibilizando a listagem dos empregos oferecidos, direcionando os currículos dos candidatos para avaliação, reforça a importância do ensino médio e experiência para os candidatos. Dentre as ofertas de serviço neste começo de mês, destaques para vagas de motoristas de ônibus, mecânicos e auxiliares, lavadores de ônibus, gerente de exportação, cozinheira, montador, encarregado de modelagem, assistente de planejamento, analistas, vendedores, balconistas, consultor de vendas, cuidador e muitos outros.
     Desde o início de janeiro, quando o painel de ofertas apresentou oscilações, de 155 a 196 vagas, indicou picos de 272 ofertas e vem mantendo a média de várias opções de ocupações para quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Tanto às empresas, quanto os trabalhadores podem utilizar esse espaço gratuito, disponível no site da Prefeitura.
     As empresas que tiverem interesse em divulgar as vagas pelo Portal Emprega Franca, devem entrar em contato pelo telefone (16) 3724-7080. A consulta da listagem completa com as opções disponíveis pode ser feita em: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-01022022.pdf
 
 
Exigências de escolaridade
     Como o verificado nas exigências de escolaridade no Emprega Franca, a Secretaria de Educação mantém abertas até o dia 22, deste mês, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da modalidade presencial. Os interessados podem procurar as quatro unidades de ensino, das 14h às 20h e apresentar a documentação exigida. Para iniciar os estudos no Ensino Fundamental, a pessoa deve ter idade mínima de 15 anos e para o Ensino Médio é necessário ter 18 anos.  
     Os documentos solicitados são cópia e original do CPF, RG, certificado de reservista e título de eleitor, comprovante de endereço, com CEP, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento dos filhos, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. As 4 escolas são Nair Rocha (Jardim Integração), Maria Helena Barbosa (Jardim Redentor), José Mário Faleiros (Aeroporto 3) e Antônio Sicchierolli (Jardim América).
     Mais informações no setor EJA pelos telefones (16) 3711-9226 e 3711- 9219, após às 14h.

Prefeitura leva empresas à Inspiramais

 Inspiramais
     Com um investimento no valor de R$ 40 mil, a Prefeitura propiciou a participação de oito pequenas empresas na Inspiramais (Salão de Design e Inovação de Materiais). A feira voltada para o segmento de calçados, confecção, móveis e bijuterias, aconteceu no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre- RS, nesta semana, dias 25 e 26. 
     Além da realização desta feira, a novidade é que ainda neste ano, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o Inspiramais irá realizar uma versão itinerante com montagem de showrooms de lançamentos, em Franca e Nova Serrana- MG através do projeto Conexão Inspiramais, contando com a apresentação de mais de mil produtos. 
     Eventos como este são importantes para que pequenos empresários do setor em feiras, tenham a possibilidade de apresentar os seus produtos, representar a cidade e, útil para que o comprador perceba a importância da produção francana em diversos segmentos, alcançando locais nacionais e internacionais.
     A Prefeitura ainda possibilitou que nove empresas do ramo calçadista participassem do "Espaço Moda Franca" na 48° Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda- Couromoda, uma parceria entre a Prefeitura e o Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca).  

Inscrições abertas para curso de Apicultura

 PHOTO 2021 02 10 12 03 35
     O "Caminho para o Emprego" oferece 50 vagas para o curso de Apicultura.  Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ser produtor ou trabalhador rural. O objetivo é capacitar profissionais para criar abelhas com técnicas e equipamentos adequados, visando a produção de mel, como uma opção de geração de renda. As inscrições são realizadas pelo site da Prefeitura, através do link do programa (https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/).
     Os inscritos deverão, obrigatoriamente, participar da sensibilização que acontecerá no dia 10 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do Parque Fernando Costa, situado na avenida Doutor Flávio Rocha, 500, Vila Exposição. Nesse dia, serão realizadas as matrículas para o curso completo. 
     A capacitação possui cinco módulos, nos quais os alunos vão aprender sobre instalação de apiários, avaliação de colmeias,  técnicas de manejo, custos e viabilidade econômica, entre outros temas que envolvem a cadeia produtiva do mel. As aulas serão presenciais e obedecerão aos protocolos sanitários, como medida de prevenção à pandemia de COVID-19.
     Essa qualificação profissional é oferecida gratuitamente pela Prefeitura, numa parceria entre as Secretaria Municipal de Desenvolvimento, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Franca. Mais informações e orientações pelo telefone/whatsapp 3724-7080.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais