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Educação

Educação premia campeões da Jornada Municipal de Matemática

Jornada de Matematica original
 
      Estudantes e professores da Escola Municipal “Sueli Contini Marques”, no Jardim Tropical, conquistaram o primeiro lugar na Jornada Municipal de Matemática.
      O projeto foi desenvolvido na rede municipal, envolvendo 25 unidades escolares, 74 salas de aula e uma média de 1.800 alunos dos 5º anos.
      Para a final ficaram quatro duplas de quatro escolas diferentes, sendo as EMEBs Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, Profº César Augusto de Oliveira, Profº Antônio Manoel de Paula e Sueli Contini Marques.
      A dupla vencedora é composta por Lívia Fonseca Faleiros e Ettore Couto Spirlandelli. “Eu estou muito emocionada. Eu aprendi matemática desde os 4 anos fazendo pequenas contas e desde criança sempre gostei. Ai fui me desenvolvimento mais e cheguei até a jornada. Estou muito feliz”, disse Lívia.
      Já Ettore comentou que quando começou a aprender matemática achava difícil. “No começo foi complicado, mas depois peguei gosto. Se eu tivesse ficado em 3º, 4º lugar estaria tudo bem, o importante é tentar e participar”, contou o aluno.
      A Jornada de Matemática segue o modelo de uma competição, envolvendo alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. O material de apoio oportuniza o desenvolvimento de atividades, que visam a construção da habilidade em relação a resolução de problemas e estratégias de cálculos (cálculo mental e escrito, exato e aproximado).
      O objetivo do projeto é estimular o estudante a perceber seu potencial na área; criar, na sala de aula, um conteúdo favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculos e resoluções de problemas; oportunizar o desenvolvimento de diferentes estratégias, por meio do uso de metodologias diferenciadas, atividades lúdicas e desafiadores; garantir o trabalho com a recuperação continua, além da consolidação e ampliação dos conhecimentos dos estudantes dos 5º anos.
      Carina Aparecida Brito, professora de matemática da escola vencedora, disse que projetos assim são extremamente importantes para a aprendizagem dos alunos. “Estou muito feliz e orgulhosa. É o resultado de muito trabalho. Projetos como a “Jornada de Matemática” são maravilhosos e realmente desenvolvem as crianças. Nossa dupla ganhou, porém é um trabalho de toda uma equipe. A matemática é uma matéria fundamental e esse projeto é capaz de desenvolver muito os alunos. Acredito que eles vão sair daqui muito melhores, com muita bagagem para o futuro”, finalizou.

Pixel Art: alunos da rede municipal aprendem sobre a intervenção e conhecem artista francano

Oficina Pixel Art 1
 
      A definição técnica de Pixel Art pode até ser um pouco complicada, mas a sua aparência é conhecida: quem a vê numa tela a reconhece na hora. Resumindo, é uma composição digital com baixa resolução, cores limitadas e uma estética simples, agradável, que remete instantaneamente aos videogames mais antigos. E é justamente sobre esta composição, que alunos da rede municipal têm oportunidade de aprender e até desenvolver pequenas “obras de arte” no Espaço Maker, na Secretaria de Educação.
      A “Oficina de Pixel Arte” é destinada aos alunos do 1º ano das escolas do Programa ‘Tempo Todo’ (Período Integral) e tem duração de duas horas, onde os alunos podem explorar o mundo da Pixel Art, estimulando a criatividade, a inovação, a autonomia e o trabalho em equipe. No total, são 243 alunos que participam da ação em dias e horários programados.
      Radmila Gomes, coordenadora da comissão de tecnologias da Secretaria de Educação, recebeu esta semana 21 alunos da EMEB José Mário Faleiros, do Jardim Aeroporto 3. “Esses alunos já vivenciam a oficina de tecnologia e neste bimestre estão tendo a oportunidade de aprender sobre o pixel, o que é e sua evolução. Agora, eles estão colocando em prática o que aprenderam na teoria em sala de aula. Além disso, os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o artista francano Aislan Adrian, que ganhou destaque com suas intervenções artísticas em Pixel Art na cidade, recebendo uma menção honrosa do Museu do Louvre. Ele gravou um vídeo agradecendo e dizendo estar feliz pelos alunos estarem estudando a arte que ele desenvolve e hoje vive disso”, disse.
      Com esta experiência didática, os educadores têm a oportunidade de conquistar os alunos a partir de algo que eles já curtem e tem interesse: o universo dos games. “A partir desta arte, você cria conexões entre os conteúdos vistos em sala de aula e o mundo dos games. Isso traz mais interesse e diversão para a escola. É uma experiência didática e interativa”, completou a coordenadora da comissão de tecnologia.

Educação comemora 25 milhões de acesso às plataformas digitais de ensino

Placa comemorativa Educacross original
 
      Foi pensando em melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos em sala de aula que a Secretaria de Educação começou em 2022, o Programa Escola Digital. Foram investimentos na aquisição de equipamentos e ferramentas digitais utilizados em sala de aula, que trouxeram uma linguagem diferente e um maior interesse no aprendizado.
      Uma das aquisições foi a Plataforma de Jogos Digitais Educacross, que propõe o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica e envolvente.
      De acordo com Sandra Eliza Fernandes, responsável pelo acompanhamento do uso da plataforma e chefe do Centro de Formação, desde o início deste novo método, os alunos se envolveram muito mais e houve uma melhora expressiva no desenvolvimento de cada um. “Os professores trabalham os conteúdos tradicionais na sala de aula e depois na plataforma. São jogos interativos, que despertam o interesse e ajudam no aprendizado e na assimilação do conteúdo. É uma linguagem tecnológica que os estudantes gostam e têm familiaridade”, disse.
      Desde 2022, o uso de recursos pedagógicos digitais está incorporado na rotina das 737 salas de aula das escolas municipais de Franca, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, impactando na aprendizagem de 16.450 alunos. “Em 2 anos, com o uso da plataforma digital, chegamos à marca de 25 milhões de desafios realizados pelos alunos. Este número mostra a participação e o engajamento das crianças nas aulas que envolvem o uso da tecnologia, reforçando a ideia de que ela pode ser uma grande aliada para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Ela ressalta ainda que o modelo de ensino tradicional já não supre todas as necessidades dos alunos, que precisam de algo a mais. “A nova geração demonstra que aprende melhor quando, além de ler, estudar ou prestar atenção nas aulas, pode colocar seus conhecimentos à prova de forma lúdica e atual”, completou.
      De acordo com a secretária, o número de 25 milhões de acessos é um marco e precisa ser comemorado. “Mostra o engajamento das escolas na nova metodologia, por isso, estamos recebendo na sede da secretaria, uma placa comemorativa em reconhecimento à marca", finalizou.
      A fundadora da plataforma, Érica Stamato, esteve presente e ressaltou a importância da tecnologia no aprendizado. "As crianças são nativas digitais, ou seja, elas têm um grande envolvimento com a tecnologia. Em 2016, uma pesquisa da FAPESP mostrou que mesmo aquelas crianças que nunca haviam tido contato com um tablet, quando receberam um equipamento, conseguiram manusear com facilidade. Então unir a tecnologia com a educação é um caminho sem volta. É um poderoso aliado para incentivar ainda mais o aprendizado", disse.

Casa da Cultura e do Artista Francano terá oficinas musicais gratuitas

EMIM com Eduardo Machado original
 
      A terça-feira, 3, será de música na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento". Diversas oficinas, voltadas para a população, acontecerão a partir das 9 horas. A entrada é gratuita, com participação de alunos da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) e da população em geral, não sendo necessário se inscrever previamente.
      A primeira oficina musical será com Moá Faleiros sobre composição. Terá início às 9 horas. Depois, às 9h40, Beto Sapio ensinará e falará sobre saxofone. Às 10h40, o cantor e guitarrista Dani Magoo tratará sobre o instrumento e os efeitos que faz.
      Já no período da tarde, às 14 horas, Vinícius Maniza falará e mostrará o violão de 7 cordas. Eduardo Machado virá em seguida, às 14h40, para falar sobre o contrabaixo solo, e às 15h20, dará uma oficina sobre produção audiovisual.
      Para encerrar, às 16 horas, a banda francana Mr. Magoo realizará um bate-papo sobre rock nacional. Eduardo Machado termina o ciclo de oficinas às 16h40 com o tema produção musical, e a banda da EMIM, composta por seis integrantes, fecha o dia com uma apresentação especial.
           As oficinas musicais fazem parte de projeto contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo, do MinC (Ministério da Cultura) de fomento à arte e à cultura.
      A Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça "Carlos Pacheco". Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8692.

Novas creches vão atender mais de 800 crianças

creche-escola_Pacaembu.png
 
As obras de quatro creches-escolas em Franca, sendo duas localizadas nos Residenciais Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) e Copacabana, nas Regiões Norte e Oeste, estão bem adiantadas.
Segundo a secretaria de Infraestrutura, a creche-escola do “Pacaembu” tem previsão de inauguração já em janeiro do ano que vem. As obras estão praticamente concluídas. Todas as instalações e fases da obra estão prontas, faltando apenas a jardinagem e limpeza do local.
Quem mora no bairro está ansioso para a inauguração, como a Francini Simões da Silva. A filha estuda em uma creche do Jardim Luíza e poderá ser atendida próxima a sua casa. “Eu estou muito feliz e empolgada com a construção desta creche. Fica praticamente ao lado da minha casa. Vou gastar menos e vai ser muito mais prático ter minha filha perto de casa e de mim”, disse.
A creche-escola vai atender a 208 crianças e receberá investimentos de R$ 5.378.777,91.
Outra obra bastante adiantada é a unidade do Copacabana, localizada na rua Valdir Garcia, que está em fase de acabamento, além do plantio grama, a execução de acabamentos e a escada de entrada. As instalações hidráulicas e elétricas já estão prontas, o piso e contrapiso, além das grades de proteção já foram instalados. A previsão de entrega é até o final do primeiro semestre de 2025. O investimento foi de mais de R$ 6 milhões. A capacidade de atendimento também será de 208 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
 
Zanetti e Piratininga
Outras duas creches-escolas que estão em construção são no Residencial Zanetti, Região Sul e no Jardim Piratininga, Setor Leste.
A Creche do Zanetti está na fase de instalações hidráulicas e elétricas, e requadros de esquadrias. Já a do Jardim Piratininga está sendo feito o plantio de grama, alvenaria, e instalações hidráulicas e elétricas.
Somando, as quatro unidades, Franca vai ganhar no total 848 novas vagas.  
As construções seguem as normas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O investimento total das unidades ultrapassa os R$ 22 milhões.
De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, um dos principais desafios  da Prefeitura era diminuir o número de crianças na lista de espera por creches. “De 2021 até final de 2024, foram 2.508 vagas criadas, com ampliação de creches, aberturas de salas, reorganização das demandas e dos prédios para atendimento das crianças, além de construção de novas unidades. Em 2025, serão mais 416 vagas, sendo 208 no Copacabana e 208 no bairro do Pacaembu. Para 2026, nós teremos mais 416 novas vagas, com uma creche no Piratininga e outra do Zanetti”, disse.
A secretária ressaltou ainda que já foi incluído no sistema PAINSP (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo) vários projetos para a captação de recursos, visando a construção de outras unidades, como, por exemplo, nas regiões do Jardim Ipanema e Atlanta Park. “Então, todos esses projetos já estão organizados e o planejamento da Secretaria de Educação é tentar buscar recursos para as construções. Resumindo, na atual administração foram criadas um total de 3.340 vagas”, finalizou.
 

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