Email  

Educação

Últimos dias para inscrição em 9 cursos gratuitos da Univesp pela UAB

 UAB Vestibular original

         O prazo para as inscrições do vestibular anual da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) será encerrado no próximo dia 8 de abril e podem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br .
     Para o polo da UAB Franca (Universidade Aberta do Brasil) estão disponíveis 135 vagas, divididas entre 45 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, através de processo seletivo, sendo: 'Licenciaturas' (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), 'Computação' (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e 'Negócios e Produção' (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção). Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 23,3 mil vagas em todo o estado de São Paulo.
     Podem se candidatar às vagas, as pessoas que concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do curso, mediante apresentação do histórico escolar ou certificado. A taxa de inscrição é de R$ 52.
     As graduações são gratuitas e na modalidade EAD (Ensino à Distância) realizados na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O candidato poderá escolher um dos 3 eixos e até 5 opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.
     A prova objetiva, composta por 56 questões de português, matemática, física, biologia, química, história, geografia e inglês de múltipla escolha, além da redação, serão presenciais no dia 26 de maio, às 13 horas, com duração de 5 horas. Os locais do exame estarão disponíveis no site vestibular.univesp.br, a partir das 15 horas do dia 21 de maio. Já o início das aulas está previsto para 29 de julho.
     Os editais completos poderão ser consultados nos endereços: https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/ e https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/65bb91a47c1bd13e343a9532/PORTARIA_UNIVESP_PR_N__18__DE_31_DE_JANEIRO_DE_2024..pdf .
     O polo da Universidade Aberta do Brasil fica no Colégio Champagnat (avenida Champagnat, 1808, sala 11, Centro) e funciona de segunda a sexta, das 13 às 21 horas.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9224 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Unesp recebe inscrições para curso de Gestão Pública para servidores na UAB

DSC 1600 original 

     Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 'Gestão Pública Municipal', destinado a  servidores públicos, que tenham diploma de curso superior e que exerçam funções de gestão e/ou assessoramento na administração pública, direta, indireta ou fundacional. Todo o processo está sendo coordenado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e foram disponibilizadas 40 vagas para o polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Franca.
     Os interessados deverão efetuar a inscrição gratuita até o dia 18 de abril, através do Sistema de Processo Seletivo da CDeP3-Unesp, no endereço eletrônico https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/index.php .
     O curso totalmente gratuito será ministrado na modalidade à distância, com ações realizadas, prioritariamente, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Edutec/UNESP, com disponibilidade de videoaulas, atividades on-line, fóruns, chats e assistência diária de tutores por meio de espaços de interação síncronos e assíncronos em cada componente curricular, além de atendimento e apoio pedagógico on-line. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas na segunda semana de junho deste ano, com carga horária de 420 horas e duração de 24 meses. A capacitação tem o objetivo de formar profissionais do setor público em técnicas de gestão pública municipal, por meio de ferramentas de otimização de processos (bens e prestação de serviços) direcionados à eficiência e à eficácia das funções da administração em organizações ligadas ao setor público.
     O edital completo, com orientações sobre as inscrições, documentação a ser apresentada e sobre o processo de seleção, está disponível no endereço https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/editais/EDITAL002-2024-CURSO-GESTAO-PUBLICA-MUNICIPAL_assinado.pdf e https://www2.unesp.br/portal#!/iep3/parcerias/ .
 
Serviço:  
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Polo de Apoio Presencial Franca
(16) 3711-9224.
Avenida Champagnat, nº 1808, Sala 11, 1º andar - Centro - Franca SP.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 21h.

Educação dobra atendimento de crianças nas aulas de Inglês

 Aulas de Ingles original

     A Secretaria de Educação ampliou a grade curricular das escolas municipais com a inclusão de aulas de inglês. Este projeto, iniciado em 2023, atendia 3.750 estudantes da Educação Infantil das Fases 1 e 2, nos períodos parcial e integral. Agora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental também estão sendo contemplados, o que significa que o atendimento quase dobrou.

     De acordo com Rodrigo Souza, professor de inglês e responsável técnico pela formação de docentes da disciplina, as aulas têm despertado grande interesse nas crianças. “A intenção da Secretaria de Educação neste ano foi dar continuidade no aprendizado e passamos a atender alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, o número quase dobrou, passando para 7.100”, disse.

     São 13 professores que ministram as aulas. Para alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, e do 1° ano do ensino parcial, elas acontecem uma vez por semana. Já no ensino integral são duas vezes por semana. Ao todo, as aulas de inglês são ministradas em 50 escolas.

     “A ideia é dar continuidade a cada ano, de forma que os alunos que iniciaram a Fase I da Educação Infantil em 2023, tenham durante todo o ciclo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma aula de inglês por semana”, completou.

     Segundo o professor, os alunos aprendem o idioma de forma lúdica, inserido em contextos que despertam a atenção e interesse da criança. “Aprender inglês na Educação Infantil faz com que os alunos percebam, desde cedo, que é possível compreender uma outra língua além do português, oferecendo base para se tornarem fluentes em outro idioma mais tarde.”

Educação divulga resultado final do Programa 'Bolsa de Medicina Municipal'

 Fachada Sec Educacao original

       A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial do Município, o edital com o resultado final e a convocação do Processo de Seleção do Programa 'Bolsa de Medicina Municipal'. O documento poderá ser conferido pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2488-22032024.pdf .      As duas estudantes aprovadas no processo, com as vagas disponibilizadas neste ano, deverão comparecer no dia 2 de abril, às 7h, na Secretaria de Educação (av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), munidas do RG, número de conta corrente ou poupança em nome do estudante (caso tenham), papel e caneta. Na oportunidade, elas receberão todas as orientações sobre a formalização de acesso ao programa, funcionamento, legislação, direitos e deveres, dentre outras questões. O não comparecimento das alunas convocadas poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 380, de 27 de abril de 2022. Também constam da publicação, os estudantes que estão na lista de espera, em ordem de classificação, com vigência até dezembro deste ano. Não é necessária a presença dos estudantes relacionados na lista de espera.     Através do 'Bolsa de Medicina Municipal', as universitárias receberão auxílio de 50 e 40% de desconto na mensalidade e poderão continuar recebendo o benefício até o final da graduação, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação.       Com este novo processo de seleção, serão 9 estudantes beneficiados pelo Programa 'Bolsa de Medicina Municipal' neste ano.O programa       O Programa Bolsa de Medicina Municipal foi iniciado em 2021 e teve a regulamentação atualizada, por meio da Lei Complementar Municipal nº 380, de 27 de Abril de 2022. Tem como objetivo a concessão de bolsa de estudo parcial a estudantes universitários matriculados no curso de Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). O valor da mensalidade é dividido entre Prefeitura, faculdade e estudante.     Os estudantes formados com auxílio do projeto, custeado em parte pelo Poder Público e Instituição de Ensino Superior, deverão celebrar compromisso para a prestação de serviço comunitário compulsório não remunerado, em unidades de saúde municipais, com carga horária anual de 960 horas, sendo no mínimo 20 horas semanais, cumpridas em no máximo 12 meses, independentemente do período do benefício da bolsa, após a obtenção do respectivo registro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

Educação amplia número de alunos no período integral

 Aulas Municipais Sala de Aula original

       A Secretaria de Educação ampliou o Programa “Tempo Todo”, de ensino integral na rede municipal, passando a atender, além da Educação Infantil, o 1º Ano do Ensino Fundamental. Em 2023, eram 447 estudantes. Neste ano, já são 808 alunos atendidos e contemplados por oficinas curriculares de matemática, inglês, teatro, cultura e revisão de estudos, no contraturno da aula.

     De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, há anos a Rede Municipal, por meio das creches parceiras, oferecia a Educação Infantil Integral e a Rede Estadual a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental. “A administração enxergou a necessidade de preencher esta lacuna que existia no 1º Ano e hoje, já temos nove salas de aula de ensino integral no 1º Ano do Fundamental”, afirmou.

     O critério utilizado para iniciar a implantação do 1º Ano integral foi baseada na possibilidade de continuidade dos estudantes em escolas municipais, que já tinham o Programa “Tempo Todo” para os estudantes da Educação Infantil. “Iniciamos o projeto para o 1º ano em quatro das sete escolas municipais de Educação Básica, que já possuíam o ‘Tempo Todo’. Portanto, os estudantes da Educação Infantil destas escolas tiveram a continuidade do atendimento em período integral em 2024, agora no 1º Ano do Ensino Fundamental”, disse a secretária.

     Neste ano, o ensino integral no 1º ano do Fundamental foi implantado em 9 salas de 1º ano e foram abertas mais duas escolas. Com isso, o atendimento dobrou. “É um trabalho contínuo e espero que possamos abrir novas salas nos próximos anos.”

     Já o prefeito Alexandre Ferreira afirmou que, além de dar uma educação de qualidade através do ensino integral, você também dá tranquilidade para as famílias. “O aluno da creche-escola e pré-escola que vinham de um ensino integral, quando chegavam no 1º Ano do Fundamental estudavam meio período. Era um ciclo que se quebrava e a criança ficava em casa. Com o 1º Ano integral, este aluno tem a continuidade nesse tipo de ensino. Fica na escola com toda estrutura, educação e alimentação de qualidade, dando tranquilidade para os pais trabalharem o dia todo”, destacou.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais