Alunos da Escola "Maria Cintra Nunes Rocha", do Jardim Cambuí, fizeram um tour pela cidade nesta quinta e sexta-feira
Alunos da Escola "Maria Cintra Nunes Rocha", do Jardim Cambuí, fizeram um tour pela cidade nesta quinta e sexta-feira
A Biblioteca Municipal “Dr. Américo Maciel de Castro Júnior” promoverá no dia 8 de novembro a 33ª edição do Projeto de Leitura “Degustação Literária”. O escritor escolhido para ser homenageado foi Paulo Mendes Campos. O evento terá início às 17h30 e acontecerá nas dependências da Biblioteca, que fica dentro do Colégio Champagnat na Av. Champagnat, 1.808, no Centro.
O acesso ao evento é gratuito e é voltado para os admiradores da literatura, com objetivo de promovendo a reflexão e entendimento das obras. Os interessados devem fazer a reserva presença pelo telefone: 3711-9323.
Esse evento terá como mediadora a escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, que promoverá a leitura e apresentação dos livros escritos por Paulo Mendes. Terá também a parte musical, que ficará por conta do músico violeiro Reinaldo Honório Toledo. Além de sorteios de livros literários para o público que estará presente.
Sobre o autor
Paulo Mendes Campos foi um escritor, poeta e jornalista brasileiro. Suas obras foram destacadas pela simplicidade em que tratou temas como o mar, a vida carioca, conversas de bar e futebol. O autor escreveu suas primeiras crônicas no Diário Carioca e manteve por longos anos uma coluna semanal na revista Manchete. Ele foi vencedor do Prêmio Alphonsus de Guimaraens, do Instituto Nacional do Livro, na qualidade de melhor livro de poesia de 1958, com seu livro “O Domingo Azul do Mar”, seu grande sucesso.
As direções do projeto Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino e da Escola Municipal ‘Antônio Sicchierolli’ foram surpreendidos positivamente na manhã dessa quarta-feira, com a notícia de que um aluno da unidade de ensino teve sua redação (Falsas Histórias) classificada no concurso ‘EPTV na Escola’. Essa é uma promoção anual organizada por aquela empresa, como forma de estimular a prática da leitura e escrita entre os estudantes que estudam na região.
O jovem Romaro Rodrigues Pinheiro, 25 anos, que estuda na escola ‘Antônio Sicchierolli’, um dos premiados no livro de ‘Poesias de 2019’ do EJA, foi o único de Franca classificado, tendo ficado em 5º lugar. Ao receber a notícia o diretor do EJA, professor José Aurélio da Silva, disse que esse é um feito da maior importância que vem enaltecer o projeto de ensino oferecido pela Prefeitura e mais que isso, o comprometimento desse aluno que é uma referência.
A diretora da escola, Elizete Aparecida Bernardes Dimas e a professora que orientou Romaro Pinheiro, Eleuza Aparecida Cunha, também não esconderam a sua satisfação com essa conquista. Discreto, mas muito comprometido em sala de aula, Romaro ao ser informando afirmou sentir-se orgulhoso e que pretende levar a mãe e alguns familiares para receber o prêmio em novembro na sede da EPTV.
Depois de cumpridos os trâmites legais exigidos pela legislação, compreendidos pela abertura da licitação, conhecimento das propostas e homologação, a Prefeitura autorizou na última semana o começo das obras de reconstrução de um muro e reforço de uma varanda e talude na Creche da Vila Izabel. O local que foi alagado durante um temporal pelas águas pluviais e, em decorrência disso um dos muros laterais foi ao chão, comprometendo parte da estrutura de uma área interna das crianças, será todo recuperado.
Conforme consta do processo nº 22.276/18, mediante Tomada de Preços nº 007/19, a empresa Camila Construtora Ltda foi a vencedora do certame, portanto, está habilitada a executar os serviços, cuja ordem de início foi dada na última semana pela Secretaria de Planejamento Urbano. Os levantamentos preliminares da situação já foram feitos, de tal modo que estrutura de tapumes começará ser retirada, dando lugar a base do muro de alvenaria na próxima semana.
O imóvel, que abriga a Creche ‘Breno Moacyr Bastos Marson’ e atende 150 crianças, está localizado na rua Osvaldo Cruz, 2287, esquina com as ruas Goiás e José do Patrocínio, no bairro Vila Izabel. Serão investidos pela Prefeitura recursos de R$ 156.223,56, compreendendo também o reforço na estrutura de uma cobertura e nos taludes (terreno inclinado).
A 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia segue com a programação até esta quarta-feira, 23, às 22 horas, no Franca Shopping. O evento é realizado pela Prefeitura por meio do Espaço de Difusão Científica e Secretaria Municipal de Esportes, Arte e Cultura em parceria com o Franca Shopping. Quem não foi ver os atrativos, ainda dá tempo. Com a expectativa de participantes superada, em breve será divulgada a quantidade de pessoas que visitaram o evento.
Na última segunda-feira, 21, o cantor Solimões, da dupla Rio Negro, marcou presença na Semana da Ciência e Tecnologia, sempre atencioso e brincalhão, o artista foi recebido pela equipe do Museu Interativo da Prefeitura e circulou pelo local, apreciando as imagens projetadas.
O evento conta com atrações, como o Planetário vindo de São Paulo e é composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais. Em cada sessão, 60 pessoas podem entrar no Planetário.
Outro atrativo é Telúrico com exposição de imagens e as pessoas observarão os astros por meio do telescópio e luneta no período noturno. O acesso é gratuito. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas até esta quarta-feira.
Um dos objetivos da Semana da Ciência é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a ‘olho nu’. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente.
Em breve, o Observatório Municipal de Astronomia receberá o Luau Astronômico, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, 19 horas.