Alunos acompanham explicação de professora durante Semana da Ciência e Tecnologia que acontece dentro do Franca Shopping
Educação
Prefeitura autoriza início de duas novas creches
A Prefeitura expediu essa semana duas ordens de serviço para início de duas novas Creches Escola, uma no Jardim Palmeiras e outra no Bairro São Joaquim, cujas empresas responsáveis já começaram a trabalhar nos locais. São unidades que serão erguidas com recursos próprios, diante de uma negativa momentânea que houve do Governo Federal em celebrar um convênio que estava negociado, onde o montante a ser investido é da ordem de R$ 6,5 milhões.
A Secretaria Municipal de Educação está fazendo o acompanhamento dos dois projetos, através de seu Departamento de Engenharia, informando que cada unidade terá capacidade para atender cerca de 200 crianças. A creche do São Joaquim será construída em uma área institucional situada na rua Antonio Modenezi, entre as ruas Demar Tozzi e Izabel Eliza de Lima. O trabalho inicial está limitado à limpeza do terreno e nivelamento do solo.
A unidade do Jardim Palmeiras fica localizada entre as ruas Antônio Fortunato de Oliveira, Manoel Igino Leal e Pedro Silveira, também em uma área institucional pertencente ao município. A empresa iniciou neste meio de semana as primeiras atividades, removendo alguns equipamentos ali existentes e completando a limpeza.
Além dessas duas Creches a Prefeitura está construindo a creche do Jardim Tropical, também para 200 vagas, e outras cinco unidades, no Jardim Cambuí, Progresso/Paraíso, Esmeralda, Martins, Esmeraldas e São Jerônimo, que atenderão 700 crianças.
Franca Shopping recebe 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia
Começou nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, a 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia. O evento é uma organização da Prefeitura, em parceria com o Espaço de Difusão Científica e Franca Shopping. A 1ª sessão do Planetário contou com a presença de 46 alunos da escola “Professor Mitermair Alves Barbosa”, Luiza II, e também convidados. A programação no shopping seguirá até o dia 23 recebendo os estudantes das escolas locais e da região e também o público em geral.
No Planetário o público terá acesso as sessões, num ambiente atrativo composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais.
Outro atrativo é Telúrico com exposição de imagens e as pessoas observarão os astros por meio do telescópio e luneta no período noturno.
O horário de funcionamento será das 10 às 22 horas, de segunda a sábado, e das 12 às 20 horas no domingo. O acesso é gratuito.
Um dos objetivos do evento é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a olha nu. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente.
Lorena Sousa Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal “Professor José Mário Faleiros”, do 5º ano do Ensino Fundamental, disse como foi a experiência dela com o experimento Telúrico. “É possível observar bem de pertinho os planetas, mesmo não sendo real, pode ter mais conhecimento de uma forma bem empolgante”.
Logo após sair do Planetário, a aluna Luma Ferreira Gonçalves, da Escola Municipal "Professor Mitermair Alves Barbosa", disse que achou ele muito lindo e falou da parte que mais gostou foi quando o céu estrelado começou a girar. “Eu acho muito bom isso, porque dá a oportunidade para aprendermos mais e várias crianças gostam".
A aluna da mesma sala que Luma, Lavínia dos Santos Ferreira, de 10 anos, afirmou que "foi muito legal dentro do Planetário, principalmente a parte em que mostra os planetas, também com as estrelas girando. Parece que nós estamos rodando ao invés do projetor. Mostra também as constelações e outras coisas bem interessantes".
Prazo para matrículas e rematrículas do Ensino Fundamental encerra nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira, dia 18, o prazo para as matrículas e rematrículas da segunda etapa do Ensino Fundamental. Para essa fase, as matrículas são para as crianças que frequentam a pré-escola da rede pública e que vão completar 6 anos até março de 2020.
O atendimento é das 8 às 17 horas nas sedes das Escolas Municipais de Educação Básica. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3711-9279, na Secretaria de Educação.
Prefeitura inicia transporte de alunos em duas regiões da cidade
Além dos estudantes do Residencial Copacabana, na região Norte, em torno de 180 por dia, a Prefeitura deu início também nessa quarta-feira, ao transporte de outro grupo de escolares da região Norte, mais precisamente de dois conjuntos do Vida Nova Franca, serão transportados cerca de 250 alunos dessas duas regiões.
O objetivo é atender solicitações feitas pelos mais, dado a distância para que as crianças chegassem ao local dos estudos. Do bairro Vida Nova Franca os 70 estudantes estão sendo levados de ônibus e micro-ônibus de manhã e no horário do almoço, com ida e volta, até as Escolas “Olívia Corrêa”, no Jardim Paineiras; uma Escola Estadual no Residencial São Domingos (prof. Adelmo Francisco da Silva) e duas outras unidades no Jardim Luiza II, Mytermair Barbosa, municipal e a Estadual e Assuero Quadri Prestes.