Email  

Educação

Prefeitura libera início da reconstrução de muro da creche

    Depois de cumpridos os trâmites legais exigidos pela legislação, compreendidos pela abertura da licitação, conhecimento das propostas e homologação, a Prefeitura autorizou na última semana o começo das obras de reconstrução de um muro e reforço de uma varanda e talude na Creche da Vila Izabel. O local que foi alagado durante um temporal pelas águas pluviais e, em decorrência disso um dos muros laterais foi ao chão, comprometendo parte da estrutura de uma área interna das crianças, será todo recuperado.

    Conforme consta do processo nº 22.276/18, mediante Tomada de Preços nº 007/19, a empresa Camila Construtora Ltda foi a vencedora do certame, portanto, está habilitada a executar os serviços, cuja ordem de início foi dada na última semana pela Secretaria de Planejamento Urbano. Os levantamentos preliminares da situação já foram feitos, de tal modo que estrutura de tapumes começará ser retirada, dando lugar a base do muro de alvenaria na próxima semana.

    O imóvel, que abriga a Creche ‘Breno Moacyr Bastos Marson’ e atende 150 crianças, está localizado na rua Osvaldo Cruz, 2287, esquina com as ruas Goiás e José do Patrocínio, no bairro Vila Izabel. Serão investidos pela Prefeitura recursos de R$ 156.223,56, compreendendo também o reforço na estrutura de uma cobertura e nos taludes (terreno inclinado).

10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia segue esta quarta-feira

         A 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia segue com a programação até esta quarta-feira, 23, às 22 horas, no Franca Shopping. O evento é realizado pela Prefeitura por meio do Espaço de Difusão Científica e Secretaria Municipal de Esportes, Arte e Cultura em parceria com o Franca Shopping. Quem não foi ver os atrativos, ainda dá tempo. Com a expectativa de participantes superada, em breve será divulgada a quantidade de pessoas que visitaram o evento.

       Na última segunda-feira, 21, o cantor Solimões, da dupla Rio Negro, marcou presença na Semana da Ciência e Tecnologia, sempre atencioso e brincalhão, o artista foi recebido pela equipe do Museu Interativo da Prefeitura e circulou pelo local, apreciando as imagens projetadas.

     O evento conta com atrações, como o Planetário vindo de São Paulo e é composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais. Em cada sessão, 60 pessoas podem entrar no Planetário.

     Outro atrativo é Telúrico com exposição de imagens e as pessoas observarão os astros por meio do telescópio e luneta no período noturno. O acesso é gratuito. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas até esta quarta-feira.

    Um dos objetivos da Semana da Ciência é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a ‘olho nu’. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente.

     Em breve, o Observatório Municipal de Astronomia receberá o Luau Astronômico, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, 19 horas.

Prefeitura autoriza início de duas novas creches

        A Prefeitura expediu essa semana duas ordens de serviço para início de duas novas Creches Escola, uma no Jardim Palmeiras e outra no Bairro São Joaquim, cujas empresas responsáveis já começaram a trabalhar nos locais. São unidades que serão erguidas com recursos próprios, diante de uma negativa momentânea que houve do Governo Federal em celebrar um convênio que estava negociado, onde o montante a ser investido é da ordem de R$ 6,5 milhões.
      A Secretaria Municipal de Educação está fazendo o acompanhamento dos dois projetos, através de seu Departamento de Engenharia, informando que cada unidade terá capacidade para atender cerca de 200 crianças. A creche do São Joaquim será construída em uma área institucional situada na rua Antonio Modenezi, entre as ruas Demar Tozzi e Izabel Eliza de Lima. O trabalho inicial está limitado à limpeza do terreno e nivelamento do solo.
      A unidade do Jardim Palmeiras fica localizada entre as ruas Antônio Fortunato de Oliveira, Manoel Igino Leal e Pedro Silveira, também em uma área institucional pertencente ao município. A empresa iniciou neste meio de semana as primeiras atividades, removendo alguns equipamentos ali existentes e completando a limpeza.
     Além dessas duas Creches a Prefeitura está construindo a creche do Jardim Tropical, também para 200 vagas, e outras cinco unidades, no Jardim Cambuí, Progresso/Paraíso, Esmeralda, Martins, Esmeraldas e São Jerônimo, que atenderão 700 crianças.

Franca Shopping recebe 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia

 

      Começou nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, a 10ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia. O evento é uma organização da Prefeitura, em parceria com o Espaço de Difusão Científica e Franca Shopping. A 1ª sessão do Planetário contou com a presença de 46 alunos da escola “Professor Mitermair Alves Barbosa”, Luiza II, e também convidados. A programação no shopping seguirá até o dia 23 recebendo os estudantes das escolas locais e da região e também o público em geral.

       No Planetário o público terá acesso as sessões, num ambiente atrativo composto por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais.

      Outro atrativo é Telúrico com exposição de imagens e as pessoas observarão os astros por meio do telescópio e luneta no período noturno.

      O horário de funcionamento será das 10 às 22 horas, de segunda a sábado, e das 12 às 20 horas no domingo. O acesso é gratuito.

      Um dos objetivos do evento é desmistificar um pouco o tema astronomia, mostrando de forma didática o céu estrelado, imagens diversas em situações diferentes e todos os planetas, as constelações e outras ocorrências não perceptíveis a olha nu. E na medida do possível, com esclarecimentos adicionais e interação com o público presente.

     Lorena Sousa Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal “Professor José Mário Faleiros”, do 5º ano do Ensino Fundamental, disse como foi a experiência dela com o experimento Telúrico. “É possível observar bem de pertinho os planetas, mesmo não sendo real, pode ter mais conhecimento de uma forma bem empolgante”.
Logo após sair do Planetário, a aluna Luma Ferreira Gonçalves, da Escola Municipal "Professor Mitermair Alves Barbosa", disse que achou ele muito lindo e falou da parte que mais gostou foi quando o céu estrelado começou a girar. “Eu acho muito bom isso, porque dá a oportunidade para aprendermos mais e várias crianças gostam".

     A aluna da mesma sala que Luma, Lavínia dos Santos Ferreira, de 10 anos, afirmou que "foi muito legal dentro do Planetário, principalmente a parte em que mostra os planetas, também com as estrelas girando. Parece que nós estamos rodando ao invés do projetor. Mostra também as constelações e outras coisas bem interessantes".

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais