Educação
Prefeitura lança Programa Digital nas escolas municipais
O prefeito Alexandre Ferreira participou na manhã de terça-feira, 11, no Jardim Luíza II (Escola Municipal ‘Prof. Mitermair Alves Barbosa’), do lançamento do Programa Escola Digital. Na ocasião, ele entregou alguns equipamentos, que fazem parte do Programa Digital, um incremento a mais para modernizar, estimular e facilitar o aprendizado dos alunos da rede de ensino. Entre materiais e equipamentos adquiridos foram feitos mais de R$ 12 milhões em investimentos, que vão beneficiar um universo de quase 17 mil estudantes da rede municipal de ensino.
Somado ao montante gasto com equipamentos, a Secretaria de Educação investiu outros R$ 949 mil, em uma Plataforma Gamificada, que é um instrumento que objetiva facilitar ainda mais o acesso às informações e, por consequência, ao aprendizado de disciplinas, como matemática e português. Foram utilizados nesses investimentos, recursos constitucionais do Fundeb (Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Ensino Básico) e do QSE (Quota Municipal do Salário Educação), recursos estes vinculados à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Ao lado da secretária de Educação, Márcia Carvalho Gatti, o prefeito Alexandre Ferreira acompanhou a atenção e o interesse dos estudantes, em manusear os notebooks, com suas múltiplas funções, auxiliando a cada um, de acordo com as orientações das professoras, na compreensão e entendimento das matérias ensinadas.
Aprendendo e divertindo
Para o prefeito Alexandre Ferreira, os equipamentos colocados à disposição dos mais de 17,6 mil estudantes, representam um novo marco na forma de ensinar e aprender, de forma ativa e divertida. A implantação do ensino digital, ente outras novidades, ajudará as crianças a aprenderem melhor português e matemática, com a utilização dos jogos disponíveis no computador, com acompanhamento direto e de perto pelos professores, que também estão passando por uma capacitação para trabalharem com essas novas ferramentas.
Alexandre observou que a arte de ensinar exige conexão com o mundo moderno e a Prefeitura procura acompanhar essa tendência, de uma geração cada vez mais conectada com as novas descobertas. Foi com esse propósito foram adquiridos novos computadores e equipamentos eletrônicos para as 51 escolas municipais e para os seus professores. Um investimento inovador para estimular o aprendizado dessas crianças.
Entre materiais e equipamentos, a Prefeitura distribuiu na rede de ensino, formada por 51 escolas, cabos tipo HMDI, tipo USB, caixas de som para PC, gabinetes de transporte e recarga dos laptops, laptops para uso do alunos, CPUs para as salas de aula, mesas digitalizadoras, microfones para PC, projetores multimídia, suportes para projetores, teclados sem fio, telas para projeção e webcams.
Educação divulga resultado final de reavaliação do Bolsa Universidade

A Secretaria de Educação do município divulgou no último sábado, 8, no Diário Oficial, o edital contendo os 244 estudantes classificados no Processo de Reavaliação do Programa Bola Universidade nos anos de 2.018 a 2.021. Durante as últimas semanas, foram recebidos e analisados os documentos e informações complementares solicitadas aos 270 bolsistas inicialmente.
Desse número inicial, 10 alunos não apresentaram a documentação dentro do prazo estipulado e, em razão disso, foram desclassificados. Outros 6 ficaram de fora, devido ao trancamento das matrículas ou ultrapassagem dos limites de dependência, permanecendo 254 universitários para a reavaliação. Desses, 10 foram desclassificados por não atenderem as normas estabelecidas pela legislação, que regula o Programa Bolsa Universidade.
Conforme consta do edital disponível para consulta no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2140-08102022.pdf, os 244 estudantes cujos nomes foram publicados em ordem alfabética, permanecerão na condição de bolsistas, por atenderem as condicionalidades da legislação, que regula o programa.
Prefeitura avalia implantar ensino infantil em tempo integral
A Prefeitura de Franca inicia nesta semana, estudos para implementar o ensino em tempo integral na Educação Infantil. A notícia foi transmitida pelo prefeito Alexandre Ferreira nesta quarta-feira.
Segundo ele, a Secretaria de Educação começará estudos sobre a estrutura física das unidades, que deverão receber as primeiras salas de aula em tempo integral na educação municipal. Somando-se a essas primeiras medidas, a equipe de servidores também fará um levantamento nas escolinhas para entender quantas famílias têm interesse em colocar seus filhos em período integral, para a partir de então, ser feita uma melhor avaliação de qual a demanda de alunos para a implantação do novo sistema.
A partir do momento, em que a Secretaria de Educação finalizar o levantamento, contendo as realidades de cada unidade e suas demandas, é que Prefeitura começará a disponibilizar, gradualmente, esse novo formato de ensino nas unidades.