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Educação

UAB oferece 32 vagas para Curso de Pedagogia

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     Com inscrições abertas desde o dia 9 e prosseguindo até o dia 30 deste mês, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de licenciatura em Pedagogia EaD, para ingresso no 2º semestre letivo de 2022. Para o núcleo de Franca, instalado no antigo Colégio Champagnat, estão reservadas 32 vagas, sendo 16 para ampla concorrência e 16 para os candidatos egressos de escola pública.

     Conforme o que consta do edital, o núcleo local da UAB, mantido pela Prefeitura, funciona em parceria com a UFTM. O presente processo seletivo está oferecendo 256 vagas no curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância, com vagas para os polos nas cidades mineiras de Araxá, Coromandel, Ituiutaba e Uberaba; e nas cidades paulistas de Bálsamo, Franca, Serrana e Matão.

     As vagas ofertadas serão distribuídas entre Categoria 1: Professores em exercício em escolas da rede pública ou privada e que não possuam diploma de curso superior; e Categoria 2: Público jovem e adulto egresso do ensino médio. A preferência será para preenchimento com a primeira categoria, observada também proporção de vagas para ações afirmativas, conforme o edital. As inscrições abertas dia 9, devem ser feitas até o dia 30 deste mês, exclusivamente via internet pelo link http://www.uftm.edu.br/graduacao/ead/pedagogia-editais-em-andamento

     Deve ser observada a necessidade de recolhimento de taxa de inscrição de R$ 90,00, do preenchimento do formulário de solicitação de inscrição e, em campo próprio, de anexar, por meio de upload, as cópias dos documentos especificados no edital, em formato PDF, com boa resolução e sem cortes. Para mais informações sobre possibilidade de isenção de pagamento de taxa de inscrição, critérios de classificação, recursos, documentação completa para matrícula, demais normas, prazos e procedimentos, interessados deverão ler na íntegra o Edital. Lembrando que o prazo para pedir isenção da taxa vai até o próximo dia 14.

     Mais informações em: http://www.uabpolofranca.com.br ou no tel. 3711-9224 ou Av. Champagnat, 1808, sala 11, a partir das 13h, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura amplia atendimento pedagógico a estudantes da Educação Especial

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     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti e educadores, visitou na manhã desta quinta-feira, 9, a EMEB Profª Sueli Contini Marques, no Jardim Tropical para acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a Sala de Recurso Multifuncional, destinados aos estudantes da Educação Especial.
      Atualmente, a estrutura da Rede Municipal de Ensino para o atendimento especializado é considerada de excelência e conta com 24 Salas de Recurso Multifuncional, sendo que três delas são específicas para as deficiências auditiva, visual e uma para a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, são 24 professores de Educação Especial, sendo que 16 deles foram contratados neste ano. Eles atuam nas Salas de Recurso Multifuncional, atendendo aos alunos no contraturno das aulas regulares. 
     O serviço é oferecido desde 2.021 e está sendo prestado, mediante parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) do Instituto Samaritano de Ensino, mediante chamamento público. 
    Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que o trabalho foi ampliado do ano passado para este ano, passando de 124 educadores de apoio pedagógico para 135, no primeiro semestre deste ano, sem contar os 8 professores interlocutores de libras. Segundo ela, para o segundo semestre, a quantidade de profissionais será novamente ampliada, subindo para 165 educadores de apoio pedagógico e 10 professores de libras. 
     De acordo com a secretária, os profissionais trabalham no atendimento pedagógico individualizado dentro das salas de aula, mediando o acesso ao conteúdo aplicado pela professora regente, garantindo não apenas que o aluno consiga interagir com esse objeto de conhecimento, mas também qualifica o processo de aprendizagem desses estudantes, que são o público da Educação Especial, composto por pessoas com deficiência, transtornos do espectro do autismo (TEA),  altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular. Atualmente, cerca de 300 alunos são beneficiados pelos serviços e nenhum estudante da Educação Especial está sem o atendimento especializado. 
     Para Karla Janaíne Borges, chefe da Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da Secretaria de Educação e mãe de aluna com deficiência intelectual, este trabalho é a realização de um sonho de mãe. Segundo ela, a ação é muito ampla, porque atua no atendimento da criança, melhora a confiança da família no serviço, o professor se torna mais seguro, porque ele conta com um mediador do conhecimento, sem contar a inclusão do próprio aluno na sala de aula. "Parece uma ação simples que vai beneficiar apenas o estudante, mas a gente vê que se expande para todo o contexto escolar e social, porque de fato a gente vai perceber a inclusão da criança", ressaltou. Ainda de acordo com ela, outra conquista foi a contratação dos professores da Educação Especial para as Salas de Recursos do município. 
     Ana Paula Peixe de Freitas Bueno, que integra a coordenação da OSC Instituto Samaritano de Ensino, comentou que estar à frente desse trabalho é algo muito satisfatório e prazeroso, ainda mais com os resultados que têm sido alcançados. 
     Ela enalteceu o trabalho dos educadores de apoio pedagógico e os professores interlocutores de libras, que proporcionam o atendimento personalizado com as crianças, auxiliando o professor titular da sala. "A gente vê esse desenvolvimento a cada dia na prática e com a flexibilização do currículo é possível prestar um atendimento individualizado, de acordo com a necessidade do estudante, oferecendo a assistência que ele precisa", destacou. 
     Já o prefeito Alexandre Ferreira enalteceu a importância do projeto, que conta com professores e educadores preparados para acolher a criança, com todos os recursos necessários para que ela possa desenvolver normalmente os seus estudos. "Essas pessoas e as famílias precisam de um cuidado especial, de mais humanização no atendimento. Então a gente montou dentro das escolas, equipes estruturadas e capacitadas para atender às necessidades das crianças. O trabalho resgata a autoestima das famílias e ensina a comunidade a respeitar, cuidar e a ajudar as crianças, mostrando que elas são capazes de fazer tudo o que quiserem e ser o que desejarem. O nosso papel é oferecer suporte para que elas possam desenvolver suas habilidades", reforçou Ferreira. 

Matrículas para a EJA terminam nesta sexta-feira

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     Com atendimento oferecido das 16h30 às 20h30, termina nesta sexta-feira, 3, o prazo para o recebimento das matrículas para as pessoas que desejam concluir seus estudos dos Ensinos Fundamental e Médio. O atendimento vem sendo prestado no prédio do Colégio Champagnat (Av. Champagnat, 1808, centro), sala 17, 1º andar. 
     No ato da matrícula os alunos, pais e responsáveis, caso o estudante seja menor de 18 anos, devem apresentar xerox e o original do CPF; Certificado de Reservista; Título de Eleitor; cópias e o original do RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar) e uma foto 3x4.
      Para o Ensino Fundamental dos Anos Finais é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a pessoa deve ter 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio.
 
Extensões 
     A Secretaria de Educação quer facilitar o acesso de jovens e adultos, que não concluíram seus estudos no período correto, oferecendo essa oportunidade nas 5 unidades, que mantém e proporcionando opções de parcerias com empresas e instituições, criando espaços que funcionarão, como extensão das escolas. O intuito é aproximar os alunos do aprendizado, estimulando-os a buscar novos conhecimentos e se habilitar com melhores condições para o mercado de trabalho.
     No final de semana foram realizadas em 5 regiões da cidade, o Mutirão Itinerante, para quem pretendia se matricular e obter mais informações. Devido a baixa adesão, a Prefeitura pretende criar extensões dessas salas, permitindo que o aluno faça os estudos, a partir do seu local de trabalho. 
     A instituição/empresa que tiver interesse, deve procurar a Secretaria de Educação, mediante o envio de um ofício, relatando a localização e condições de instalações que serão submetidas a avaliação de uma Comissão Interna.
 
 
Vagas nas Creches e Creches Escolas
     A Secretaria de Educação recebe até essa sexta-feira, 3, os documentos das pessoas interessadas em concorrer as vagas disponíveis para as funções de Auxiliar de Educação Infantil e Auxiliar de Apoio Pedagógico, que serão contratadas pelas Organizações da Sociedade Civil, parceiras da Prefeitura para a gestão das creches e creches escolas da cidade. O atendimento foi iniciado na última segunda-feira, 30.
     Para pleitear as vagas, os candidatos devem ter formação mínima em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia; ou Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio; ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do curso, com Habilitação em Educação Infantil.
     Os profissionais deverão apresentar, em um envelope lacrado, cópias do diploma, histórico e o currículo, com a indicação da vaga para a qual possui interesse em concorrer e entregar no prazo das 8 às 18h, na recepção da Secretaria de Educação, que fica na Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.
     A Prefeitura segue oferecendo o suporte para o recebimento dos currículos, mas a seleção e a contratação dos profissionais serão feitas, diretamente, pelas entidades responsáveis pela gestão das creches e creches escolas da cidade.

Educação recebe currículos para contratação de profissionais em creches

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     A Secretaria de Educação receberá até a próxima sexta-feira, 3, os documentos das pessoas interessadas em concorrer as vagas disponíveis para as funções de Auxiliar de Educação Infantil e Auxiliar de Apoio Pedagógico, que serão contratadas pelas Organizações da Sociedade Civil, parceiras da Prefeitura para a gestão das creches e creches escolas da cidade. O atendimento foi iniciado na última segunda-feira, 30.
     Para pleitear as vagas, os candidatos deverão ter formação mínima em Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia; ou Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio; ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do curso, com Habilitação em Educação Infantil.
     Os profissionais deverão apresentar, em um envelope lacrado, cópias do diploma, histórico e o currículo, com a indicação da vaga para a qual possui interesse em concorrer e entregar até a próxima sexta-feira, no horário das 8 às 18h, na recepção da Secretaria de Educação, que fica na Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a Prefeitura está oferecendo o suporte para o recebimento dos currículos, mas a seleção e a contratação dos profissionais serão feitas, diretamente, pelas entidades responsáveis pela gestão das creches e creches escolas da cidade. 
 

Educação quer abrir extensões para atender alunos da EJA

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     A Secretaria de Educação está empenhada em atrair e facilitar o acesso de jovens e adultos, que não concluíram seus estudos no período certo, oferecendo essa oportunidade nas 5 unidades que mantém e proporcionando opções de parcerias com empresas e instituições, criando espaços que funcionarão como extensão das escolas. O intuito é aproximar os alunos do aprendizado, estimulando-os a buscar novos conhecimentos e se habilitar com melhores condições para o mercado de trabalho.
     No final de semana, com a montagem de plantões em tendas em 5 regiões da cidade, a Secretaria de Educação ofereceu, através do Mutirão Itinerante, essa oportunidade para quem pretendia se matricular e obter mais informações. Devido a baixa adesão, a Prefeitura irá criar extensões dessas salas, permitindo que o aluno faça os estudos, a partir do seu local de trabalho. 
    Nesse sentido, a instituição/empresa que tiver interesse, deve procurar a Secretaria de Educação, mediante o envio de um ofício, relatando a localização e condições de instalações que serão submetidas a avaliação  de uma Comissão Interna.
 
Matrículas até sexta-feira
     Enquanto isso, os atendimentos para as matrículas dos Ensinos Fundamental e Médio seguem sendo prestados nesta semana, no prédio do Colégio Champagnat, das 16h30 à 20h30, sala 17, 1º andar. No ato da inscrição, os alunos, pais e responsáveis, caso o estudante seja menor de 18 anos, devem apresentar xerox e o original do CPF; Certificado de Reservista; Título de Eleitor; cópias e o original do RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar) e uma foto 3x4.
     Para o Ensino Fundamental dos Anos Finais é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a pessoa deve ter 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio.

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