Educação
Um projeto inovador, fruto de esforços coletivos de educadores e estudantes, chamado de ‘Estante Mágica’, será lançado nesta quinta-feira, na Escola Municipal ‘Prof. Rubens Zumstein’, no Jardim Piratininga, Região Leste da cidade.
Márcia Gattti, secretária de Educação, disse que é uma iniciativa, que enche de orgulho a todos da rede de ensino, pois vislumbra novos horizontes do saber e tem o propósito de incentivar os alunos na produção de textos e histórias de autoria.
Nesta unidade escolar, todos os 667 alunos tiveram a oportunidade de participar do projeto, desde a concepção, avançando na criação e formatação das histórias e ilustrações, culminando com a escrita de suas biografias. O produto final é a edição de um livro físico e digital, que será entregue a todos os pais e alunos, onde terão para complementar, acesso a um jogo com o personagem principal do seu livro na plataforma Magic Land.
A iniciativa possibilitou aos estudantes, a oportunidade de se apropriarem da linguagem escrita, utilizando-a para participar da cultura letrada, construindo conhecimentos, se envolvendo com autonomia e maior protagonismo na vida social.
A celebração do projeto, será a realização da tarde de autógrafos nesta quinta-feira, 10, às 17h30, na escola, reunindo os alunos e toda a comunidade escolar.
A Escola Municipal ‘Prof. Rubens Zumstein’ fica na rua Paulo Vieira da Silva, 2.321, Jardim Piratininga.
Biblioteca Municipal promove exposição em comemoração ao Dia da Consciência Negra
A Biblioteca Municipal “Américo Maciel de Castro Junior” está realizando a “Exposição Literária Alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil”, que será comemorado no próximo dia 20, deste mês.
A exposição literária conta com textos informativos sobre a data, a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombos e comunidades quilombolas, cultura afro-brasileira na educação, obras literárias, histórias e biografias sobre grandes figuras da cultura afrodescendente no Brasil e no mundo.
A mostra estará aberta até o final deste mês, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, onde o público poderá conferir obras essenciais sobre o estudo da questão racial, como a “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre; “África e Brasil africano” de Marina de Mello Souza; “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica: história, teoria, polêmica” organizado por Eduardo de Assis Duarte e o “O negro na história de Franca” de Wanderley Santos. Além dos destaques para as obras biográficas, como “Na minha pele” de Lazaro Ramos; “Guardei no armário: trajetórias, vivências e a luta por respeito à diversidade racial, social e de gênero” de Samuel Gomes e “Quem é quem na negritude brasileira”, organizado por Eduardo de Oliveira.
Os livros, em exposição, integram parte do acervo público da Biblioteca e poderão ser emprestados, mediante a realização de um cadastro gratuito, onde é necessário um documento com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4 para emissão da carteira de leitor.
A Biblioteca Municipal fica no Colégio Champagnat (Avenida Champagnat, 1.808, centro. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9229/ 9323.
Gratificação / FUNDEB 2022
I- RESULTADO FINAL GRATIFICAÇÃO FUNDEB Resultado Final Gratificação LEI COMPLEMENTAR Nº 376 , DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022 |
|
II- RESPOSTAS INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS |
|
III- LEI COMPLMENTAR |
|
IV- RESOLUÇÃO |
|
V- CRITÉRIOS DA GRATRIFICAÇÃO DE VALORIZACAO DO ENSINO MUNICPAL DO FUNDEB PONTUAÇAO - LEI COMPLEMENTAR N 376, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022 |
|
VI- PONTUAÇÃO PÓS - INTERPOSICÃO PONTUAÇÃO PÓS INTERPOSIÇÃO RECURSO - GRATIFICAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO ENSINO |
Educação conclui ciclo de capacitação sobre Cultura Afro-Brasileira
Iniciado no começo de agosto, o Curso de Formação Continuada sobre a ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, será encerrado na próxima segunda-feira, no período das 7h30 às 11h, no auditório da Secretaria de Educação.
Desde o dia 1º de agosto, participaram das aulas presenciais e no formato on-line, 35 diretores de escolas, 35 orientadores, 10 assistentes sociais, 10 psicólogos e 10 gestores da própria secretaria, num total de 100 participantes. O investimento feito é da ordem de R$ 14 mil. No primeiro contato, ou seja, no módulo de abertura, em torno de 120 pessoas estiveram presentes.
Com carga horária de 40 horas, essa formação passou a ser ministrada quinzenalmente, contando com atividades presenciais e à distância, cujo propósito foi o de atender a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação.
As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei.
Para o fechamento desta formação, a temática a ser tratada na segunda-feira, 7, será ‘Didática na sala de aula: Educação Infantil e Fundamental I e Troca de Experiências’. Com a capacitação, os educadores estarão mais aptos a compartilharem seus conhecimentos em sala de aula, sobre a cultura afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.
Dia ‘D’ do Trânsito mobilizou alunos das Escolas Municipais
Na última segunda-feira, ocorreu o chamado Dia ‘D’ do Trânsito, em que milhares de estudantes da rede municipal, participaram de atividades focadas nessa temática. A iniciativa conjunta implementada pelas Secretarias de Educação e Segurança, teve como propósito proporcionar aos alunos, momentos de aprendizado e reflexões sobre o trânsito, contribuindo para a conscientização de cada um, proporcionando segurança para todos.
Foram organizadas atividades em 47 escolas da rede municipal de ensino, numa mobilização que atingiu plenamente os seus objetivos, informou a secretária de Educação, Márcia Gatti.
Ao todo, o evento abrangeu os mais de 6,4 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal - Profa. Climene Novelino).
Os alunos participaram de atividades educativas e culturais, em salas de aula e nas disciplinas de Educação Física, Música e Arte, incluindo os Jogos do Semáforo e Pega Pega no Trânsito, Jogo da Memória do Código de Trânsito e Bingo, além das músicas 'Meu Carango' (Cecília Cavalieri França), 'Semáforo Sonoro' e Canção do Carro' (Grupo Rumo). Na aula de Arte, os alunos foram convidados e puderam construir um 'Mural a Muitas Mãos' e outro sobre 'Placas', com a temática de segurança no trânsito.
Para o público adulto, formado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM, os estudantes receberam materiais educativos, com orientações, leis e obrigações dos cidadãos, e participaram da elaboração de panfletos, rodas de conversa e produção de vídeos sobre o respeito às leis de trânsito.