Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

EMIM inicia aulas do 2° semestre para iniciantes a partir desta segunda-feira

 WhatsApp Image 2022 08 05 at 17.36.37
     A EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical 'Roberto Topete') encerrou, recentemente, o período de inscrições do segundo semestre para as crianças de 8 a 13 anos, que desejavam uma vaga para ter a oportunidade de realizar aulas gratuitas de iniciação musical. No total, foram 174 inscritos e destes, 100 crianças, por meio de sorteio, foram selecionadas para as vagas oferecidas. Os pais que não compareceram no prazo estipulado para as matrículas, foram considerados desistentes e foram convocadas as crianças que ficaram na lista de espera.  
     A EMIM, localizada no Colégio Champagnat, unidade pertencente à Secretaria de Educação, oferece aos estudantes, aulas de iniciação musical, contendo musicalização para os iniciantes e aplicação do conteúdo básico no violão e teclado. Pelo período de três anos e meio, conforme a evolução, os alunos aprendem a tocar diversos instrumentos como viola, cavaquinho, ukulelê, flauta, xilofone, bateria, pandeiro, triângulo e outros. 
     Para os alunos, que já faziam parte deste projeto, as aulas do 2° semestre retornaram há uma semana e para os novos estudantes, as aulas terão início a partir desta segunda-feira, 8, nos períodos da manhã e tarde, onde os alunos são separados por turmas, de acordo com o grau de ensino.
     Atualmente, a EMIM atende 250 alunos, proporcionando para as crianças uma forma criativa de desenvolvimento, visto que a música auxilia no aumento da capacidade de memorização, coordenação motora, diminui a ansiedade e estresse, desenvolve disciplina, ajuda na capacidade cognitiva e vários outros benefícios. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9250

Central de Vagas em Creches altera forma de inscrições

 DSC 7242

     A Secretaria de Educação anunciou nesta semana, mudanças no sistema de inscrições, através da Central de Vagas em Creches. Isso vai ocorrer de imediato, para atendimento dos pais, que desejam garantir as vagas para suas crianças no ano que vem.

     O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que o intuito da medida é facilitar as inscrições, sem a necessidade dos pais ou responsáveis terem de comparecer, presencialmente, nas unidades de ensino.

     A Prefeitura está investindo recursos na ordem de R$ 4,6 milhões para a reforma e ampliação de cerca de 10 creches-escolas espalhadas pela cidade, nas regiões do Primo Meneghetti, Zanetti, Jardins Luíza e Paineiras, nas regiões Sul e Norte, onde três unidades estão em obras, Jardins Pulicano, Paulista, além do bairro Peres Elias Tropical.

     Para a realização dos novos cadastramentos, a Secretaria de Educação está oferecendo duas opções aos pais ou responsáveis, onde deverão encaminhar a documentação necessária, sendo a certidão de nascimento da criança, CPF e RG dos responsáveis e comprovante de endereço para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou então, enviar para o WhatsApp 3711-9211.

Educação alerta para reavaliação dos estudantes do Bolsa Medicina

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação comunica que os estudantes beneficiados pelo Programa 'Bolsa de Medicina Municipal", incluídos em 2.021, deverão passar pelo processo de reavaliação, realizado anualmente. 
     A reavaliação é uma etapa obrigatória para a permanência dos estudantes bolsistas do programa e deve ser feita, independente do aluno estar cursando o último semestre do curso, a fim de continuar como beneficiário da bolsa até o final do ano letivo. O edital de abertura do processo foi publicado no Diário Oficial do Município da última terça-feira, 2 e poderá ser consultado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2092-02082022.pdf .
     Segundo a Secretaria de Educação, 3 universitários que foram incluídos no programa no ano passado, deverão atender a convocação da secretaria e a partir do próximo dia 8, segunda-feira, poderão acessar o site da Prefeitura, no endereço https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal, onde estará disponível o formulário de atualização cadastral para download e preenchimento dos dados, de forma digital. Também estará à disposição do estudante, um tutorial, contendo as instruções necessárias para o preenchimento correto do formulário, que deverá ser impresso e assinado. 
     Após essa etapa, os estudantes bolsistas deverão reunir toda a documentação solicitada no edital e colocar em um envelope identificado e lacrado, junto com o formulário, comparecendo à Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), para a entrega no dia 15, deste mês, no horário das 7 às 16 horas. Caso o universitário não possa comparecer, outra pessoa designada por ele poderá entregar o envelope.
     As assistentes sociais responsáveis pelo processo de reavaliação realizarão um estudo social de todos os estudantes bolsistas, a partir dos dados socioeconômicos apresentados. É fundamental que o formulário e a documentação comprobatória retratem, fielmente, a situação vivenciada pelo estudante e grupo familiar.
     Para continuar recebendo o auxílio e permanecer no programa, o estudante deverá estar devidamente matriculado neste ano, no curso de Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), possuir renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais, possuir renda familiar mensal, per capita, de até 4 salários-mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por até duas pessoas, ter sido aprovado na série do curso objeto do benefício, cumprir corretamente as etapas operacionais do processo de reavaliação citadas no edital e preencher os requisitos para permanecer recebendo o benefício, mantendo a situação socioeconômica compatível com perfil do estudante bolsista.
     A orientação é para que, no final deste mês, os interessados acessem o site da Prefeitura para consultarem a data de divulgação do resultado final. 

 

Bolsa Universidade 
   O processo de reavaliação dos estudantes beneficiados pelo Programa "Bolsa Universidade", incluídos nos anos de 2.018 a 2.021, terá início nesta sexta-feira, 5, onde estará disponível no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, o formulário de atualização cadastral para download e também o tutorial com as orientações para o preenchimento correto das informações, onde o estudante deverá digitar os dados solicitados, efetuar a impressão e assinar o documento. 
     De posse do formulário preenchido, a próxima etapa será organizar a documentação prevista no edital, inserindo todo o material em um envelope identificado e lacrado, comparecendo à Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), nos dias 11 e 12 de agosto, no horário das 7 às 16 horas para a entrega. Na impossibilidade do próprio estudante bolsista comparecer, outra pessoa designada por ele poderá fazer a entrega do envelope.
     Segundo a Secretaria de Educação, 269 estudantes deverão passar pelo processo de reavaliação do Bolsa Universidade. A orientação é para que, no final deste mês, os interessados acessem o site da Prefeitura para consultarem a data de divulgação do resultado final. 

Coral Infantil faz primeira apresentação do ano

 IMG 0288
     Foi realizada na noite da última terça-feira, 2 a primeira apresentação deste ano do Coral Infantil da Secretaria Municipal de Educação, destinada aos pais e familiares dos alunos. No evento, estiveram presentes o prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade e Márcia Gatti, secretária de Educação, acompanhando o resultado dos trabalhos aplicados no primeiro semestre do ano letivo. 
     O Coral Infantil foi criado em 2.012 e, atualmente, é coordenado pelo professor Miquéias Castro. Composto por 130 coralistas, conta com alunos dos 2° ao 5° anos das escolas EMEB Florestan Fernandes, EMEB Sueli Contini EMEB Luzinete Balieiro; EMEB Maria Antônia; EMEB Rubens Zumstein; EMEB Christianne Dezuani; EMEB Paulo Freire e EMEB José Mário Faleiros.  
     Os ensaios são realizados uma vez por semana, no contraturno das aulas, com os professores de música de cada escola municipal e, uma vez por mês, é realizado o ensaio aberto com todos na Secretaria de Educação. Na apresentação desta terça-feira, o repertório foi composto pelas músicas pedagógicas “O Mosquito” e “Crocodilo Cristiano” de Juliana Melleiro; “Maria fumaça” e “Menina” de Cecília Cavaliri França; “Sabiá” de Carmen Roch; “Banaha” de República do Congo e para encerrar, See You Again de Wiz Khalifa. 
     O objetivo deste projeto é acolher as crianças para aprimorar, através do trabalho realizado em sala de aula, o desenvolvimento musical, visto que, a educação musical aprimora a parte cognitiva, treina a capacidade de prestar atenção e melhora a audição. Toda a dinâmica da participação em coral é benéfica para o aluno, onde ele se vê engajado, fazendo parte de um grupo. 
     De acordo com a coordenação do Coral Infantil, em setembro, deste ano, serão abertas as inscrições para os alunos que desejam integrar o grupo musical, apenas nas escolas EMEB Maria Antônia; EMEB Luzinete Balieiro; EMEB Rubens Zunsteim; EMEB Paulo Freire e EMEB José Mário Faleiros. Mais informações serão divulgadas pelas secretarias, nas semanas que antecedem o período de inscrição. 

Educação inicia formação continuada sobre Cultura Afro-Brasileira

 DSC 7167
     A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma formação continuada sobre a 'História da África e Cultura Afro-brasileira na Perspectiva da Lei nº 10.639/03”.
   O primeiro módulo, de um total de seis, foi realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo diretores das escolas, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da secretaria.
     A formação, que será ministrada quinzenalmente, até o início de novembro, com carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, objetiva atender a obrigatoriedade da questão "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação. São amplamente conhecidas as desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias e a naturalização das desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. Diante desse quadro, a formação aos profissionais da Educação, preferencialmente, de forma transversal e integradora, é uma ação fundamental para a implementação eficaz da Base Nacional Comum Curricular, além de ser um suporte precioso para a superação dessas desigualdades, para a necessidade da construção das “aprendizagens essenciais”, que os alunos brasileiros precisam desenvolver durante as etapas e modalidades da Educação Básica, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua como psicóloga, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil, como líder do Comitê Igualdade Racial, além de Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Igualdade Racial) e ministra aulas de História na Educação Básica. 
      Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais