A Secretaria de Educação já iniciou os preparativos para o 2º Concurso Cultural “Merenda Escolar, Sabor da Educação”, em parceria com a Universidade de Franca. O objetivo é valorizar o papel das merendeiras e estudantes do curso de Nutrição da faculdade, parceira para a promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar.
O edital com o cronograma do concurso será publicado no Diário Oficial do Município nesta semana. Somente poderão participar as merendeiras que atuam na Alimentação Escolar de escolas públicas das Redes Municipal e Estadual de Franca.
Estudantes de Nutrição também podem aderir ao concurso. É determinante que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos da graduação.
Para Márcia Gatti, secretária da pasta, o concurso é importante para valorizar o trabalho de quem leva amor e sabor à mesa para os alunos da rede pública diariamente. “A primeira edição, no ano passado foi um sucesso, e este ano a gente está confiante que vai ser ainda melhor. Teremos alunos do curso de Nutrição para nortear as receitas, contribuir com a quantidade de nutrientes, e as merendeiras vão participar junto com os nutricionistas produzindo receitas que possam depois ser inseridas na escola”, disse.
Alimentação
Segundo dados da Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.