Educação
Educação faz busca ativa para preencher mais de 420 vagas em creches
Com novas turmas, EMIM inicia aulas de música
A Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM) ‘‘Roberto Ambrósio Tupete’, unidade vinculada à Secretaria de Educação, ampliou o atendimento de estudantes para contemplar a demanda de candidatos inscritos, acima do esperado, cujas aulas já estão em andamento. Desta forma, a unidade que está instalada no antigo Colégio Champagnat está com aproximadamente 350 alunos este ano, sendo que 100 iniciaram as atividades neste ano.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, com duração de 50 minutos. Os alunos iniciantes estão agrupados em turmas separadas, recebendo as noções sobre os diversos instrumentos. Os estudantes, em estágio mais avançado, darão continuidade aos seus estudos, participando inclusive de apresentações.
Também está em formação, com possibilidade de participação dos novos integrantes, o Coral Infantil, cujos ensaios também são realizados no mesmo período das aulas. O grupo, atualmente, é composto por cerca de 25 integrantes e, nesta sexta-feira, participou de mais um dos ensaios, como parte da preparação. A EMIM atende crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 13 anos, oferecendo o atendimento, no contraturno das aulas regulares de cada estudante.
Programa Dinheiro Direto na Escola apresenta primeiros resultados
O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira no ano passado e já colocado em prática nas unidades municipais de ensino, apresenta os primeiros resultados. Na manhã desta sexta-feira o próprio prefeito teve a oportunidade de acompanhar, durante uma visita que fez a Escola Municipal 'Profª Emília Tarantelli’, algumas das diversas melhorias feitas pela direção do estabelecimento, em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APM), em benefício da própria comunidade escolar.
Percorrendo as instalações ao lado da professora Camila Garcia Gonçalves, Alexandre pôde ver toda a parte interna com pintura nova e a quadra de esportes totalmente revitalizada. Além da pintura foram feitas benfeitorias gerais no piso que estava degradado, além da instalação de moderno sistema de monitoramento eletrônico. Na unidade, estudam 300 crianças. Outras três unidades escolares, que compõem a sede da Escola Municipal "Profa. Emília Tarantelli" também foram contempladas com recursos e benfeitorias. São elas Escolas ‘Maria Pia’, no bairro Ponte Preta, perto do Lar de Ofélia; ‘Izanild Paludeto’, no bairro Cubatão e na ‘Otávio Martins de Souza Jr.’, esta no bairro São José. Segundo Camila, todas elas receberam cuidados na parte de pintura, pequenos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, além do monitoramento eletrônico. Para a professora, esse mecanismo descentralizando os recursos, facilitou a manutenção e resolução de pequenos problemas que, às vezes, demoravam meses.
‘César Augusto’
No Jardim Brasilândia, na Escola ‘Prof. César Augusto de Oliveira’, nesta sexta-feira, com parte dos recursos transferidos pelo PMDDE, a unidade recebeu nova pintura na fachada. Também foram substituídos os tanques nos refeitórios, com a colocação de material de alumínio, bebedouro na quadra que não existia e manutenções gerais internas e externas. O sistema de segurança também passou por uma revitalização, com substituição de câmeras e equipamentos já obsoletos e instalação de outros em pontos estratégicos, melhorando a proteção do patrimônio.
A professora, Juliana Cunha de Melo França, enalteceu essa alternativa da Prefeitura de repassar diretamente os recursos para as APMs, de acordo com os planos de trabalho. Isso está permitindo que as unidades possam se revitalizar e oferecer um ambiente mais acolhedor aos alunos e equipes de colaboradores. E o mais importante, em um trabalho integrado com as famílias dos estudantes, que têm participação no processo.
Educação divulga orientações do Programa Dinheiro Direto na Escola