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Educação

CEI realiza ‘Brechó do Bem’ com calçados, roupas e acessórios

BazarCEI original
 
O CEI (Centro de Educação Integrada), mantido pela Prefeitura e que oferece oportunidade de aprendizado para jovens e adultos com deficiência intelectual, realizará nos dias 7 e 8 de novembro o ‘Brechó do Bem’. Trata-se da quinta edição de um evento aberto a toda comunidade, cujos produtos, calçados, roupas e acessórios entre outras peças, serão comercializados em condições acessíveis.
O ‘Brecho do Bem’ faz parte do Projeto de Empreendedorismo que a direção do CEI realiza ao longo do ano com a participação de pais, familiares e colaboradores. Ele ocorrerá das 8 às 16h horas tendo como local o próprio Centro de Educação Integrada, na rua Francisco Barbosa, 1540, Cidade Nova.
Vinculado à Secretaria da Educação, o CEI conta com um quadro de profissionais especializados no trabalho com mais de 150 aprendizes. O atendimento é gratuito e proporciona, além do convívio social, oficinas e preparação para serem inseridos no mercado de trabalho.
Além destas ações, o CEI realiza passeios para estimular a convivência. Nesta quarta-feira, 6, por exemplo, os aprendizes foram levados para uma sessão de cinema no Franca Shopping e assistiram, juntos, a uma animação.
 
Serviço
‘Brechó do Bem’
7 e 8 de novembro, das 8 às 16 horas
Rua Francisco Barbosa, 1540, Cidade Nova
 

Aluno de Escola Municipal ganha prêmio de redação em concurso ambiental

Joao Mateus aluno vencedor da redacao original
 
Com o título “Ana e seu problema frágil”, o aluno João Mateus Custódio de Souza, 11 anos, conquistou o segundo lugar na etapa regional do concurso de redação, que envolveu cerca de 12 mil alunos, do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA).
Estudante do 5º Ano da EMEB  Profª Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna, João expôs, através da criatividade, um problema comum encontrado no dia a dia das grandes cidades, a falta de separação de materiais para reciclagem, incluindo o vidro. “Ana é uma jovem que se deparou com um dilema: onde colocar tantos vidros que ela tinha em casa? Inclusive, o descarte irregular pode provocar acidentes. Então, Ana descobriu que existem duas formas de realizar o descarte de maneira correta e segura, colocando em lixeiras próprias de cor verde ou reutilizando os materiais”, disse.
O aluno afirmou que os desafios foram muitos, mas que valeu a pena. “Eu escolhi o tema vidro, porque vejo muitas pessoas reciclando e descartando esse material de maneira errada. Sempre fui preocupado com o meio ambiente”, explicou.
Uma das grandes incentivadoras deste trabalho, foi a professora Jaqueline do Nascimento Silva Souza. “Adoro participar das promoções, dos eventos que possam trazer algum benefício para os nossos alunos. Quando eu vi a redação do João fiquei ansiosa para inscrevê-lo no concurso, e o resultado está ai”, contou Jaqueline.
A professora ressaltou que o destaque do aluno é fruto de um trabalho intenso realizado dentro de sala da aula, em parceria com a professora de apoio, que estimula os alunos a escreverem e buscarem sempre mais conhecimentos. Como premiação, o estudante recebeu uma assistente virtual com caixa de som.
O concurso faz parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), criado em 2010, com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Participaram do concurso 126 escolas do Ensino Fundamental de 23 municípios, sendo 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Franca Igarapava, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira e Sertãozinho) e três do estado de Minas Gerais (Capetinga, Claraval e Ibiraci), tendo um total de quase 12 mil alunos. “Agora, nosso João vai participar da etapa nacional do concurso”, finalizou a professora.

Biblioteca sedia lançamento de livro infantil de ‘Dôni Ferreira’

Biblioteca Central original
 
Está programado para esta quarta-feira, 30, a partir das 14h30, o lançamento do livro infantojuvenil ‘A Pequena Cápsula do Tempo’, de autoria do escritor francano Dôni Ferreira. Dôni, cujo nome completo é José Donizete Vaz Ferreira, é membro atuante da Academia Francana de Letras e com essa produção, enriquece mais  ainda mais a literatura regional.
A sessão de lançamento ocorrerá na Biblioteca Municipal, instalada na avenida Champagnat, 1808, Centro, com entrada por um dos portões laterais do prédio, junto a guarita e será abera ao público. No livro, os personagens buscam desvendar os mistérios que envolvem a cápsula do tempo e, na medida em que o leitor avança em suas páginas, vai encontrando as respostas para suas perguntas, descobrindo também maneiras de reagir ante as emoções que sentem, como a raiva, o medo e a ansiedade.
Esta produção literária de Dôni Ferreira é resultado do Projeto Tantas Emoções, apoiado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

Educação inaugura Espaço Maker que vai atender mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker 1 original

        Na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura inaugurou um espaço completamente tecnológico, voltado ao desenvolvimento da criatividade, que vai impactar diretamente na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. O local possuí bancadas, cadeiras e nichos, que criam um ambiente propício ao aprendizado prático. Além disso, os alunos terão acesso a notebooks, drones, impressoras 3D e muito mais. A palavra de ordem no espaço é o “Faça você mesmo”.
      Participaram do evento, o prefeito Alexandre Ferreira, as secretárias Márcia Gatti e  Lucimara Prado, de Educação e Desenvolvimento, respectivamente, o gerente regional do Sesi, Álvaro Alves Filho, além de vereadores e profissionais da Educação.
      Radimila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia do Departamento Pedagógico, ressaltou a importância do espaço. “Nós estamos muito felizes com a aquisição desta unidade, porque vem ao encontro das habilidades e competências para o século 21. Os alunos da rede terão oportunidade de tudo o que elas aprendem na teoria dentro da sala de aula, colocarem na prática. A gente brinca que o limite é a criatividade”, disse.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP. “No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato, 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município”, explicou.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
      Radimila Gomes disse que uma agenda será criada para que todos os alunos da rede possam utilizar o espaço.
 
A cultura maker
      É um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
 

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