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Educação

Franca fica entre as 4 cidades no país reconhecidas pela melhoria dos indicadores na Educação Básica

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           O TCU (Tribunal de Contas da União) realizou uma entrevista nesta semana, na Secretaria Municipal de Educação para avaliar a política de educação básica oferecida pelo município.
      Além de Franca, outras três Secretarias de Educação de três cidades do país também foram entrevistadas por serem referência em boas práticas para melhorias nos índices educacionais. Franca foi uma das escolhidas, justamente por ter sido reconhecida como cidade, que tem boa prática de gestão e melhoria de indicadores.
      De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, quatro pontos foram analisados: Desafios enfrentados, Causas intra e extraescolar que influenciam no desempenho do aluno, Oportunidades de melhorias e Experiências e boas praticas de atuação da secretaria na alfabetização. “Pra gente foi uma grande surpresa ser selecionado para gravar esta entrevista com os auditores do Tribunal de Contas da União e falar das boas práticas por conta dos indicadores de desemprenho das crianças, principalmente relacionados a alfabetização. Recentemente, saíram os resultados preliminares do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é uma avaliação externa, e tudo isso foi olhado pelos auditores do TCU, como uma maneira de gerir bem a questão dos recursos destinados à educação e, também as estratégias utilizadas pela gestão municipal para realizar a formação e o acompanhamento dos alunos, dos professores, com foco no tratamento didático e uso adequado dos materiais didáticos. Importante ressaltar o papel fundamental que as equipes escolares (professores, coordenadores, diretores) estão desempenhando, respondendo às nossas propostas de forma brilhante. É uma rede de ensino envolvida e compromissada com o sucesso dos alunos”, disse.
      A secretária ressaltou alguns investimentos que colocaram o município neste patamar. Na educação infantil e creches, a cidade passou a investir na formação mensal dos coordenadores e pedagogas das unidades, aumentou o número de formações continuadas para profissionais das creches, entre outras práticas. Além disso, a lista de espera por uma vaga em creche diminuiu 80%.
      Na educação especial, houve um aumento expressivo na contratação de professores auxiliares e investimento na formação destes profissionais. Hoje, somando creches e educação básica, já são 486 educadores e auxiliares que atuam com os alunos da Educação Especial. Em 2021, eram 104. As creches também possuem 150 professores de apoio contratados. Há 3 anos eram apenas 35. Fora isso, são mais 27 professores que ficam nas salas de Recurso Multifuncional e mais 59 auxiliares externos que atuam no auxílio às necessidades básicas dos estudantes que não possuem autonomia para caminhar, se alimentar ou ir ao banheiro. “São muitos fatores que fizeram com que hoje, possamos comemorar o quanto crescemos na educação do município. Claro que ainda há muito o que fazer, mas vale destacar outros investimentos, como o PMDDE (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola), instituído em 2021, o número de horas para formações de professores e gestores triplicou, a inclusão do inglês na educação infantil, alfabetização das crianças a partir dos 4 anos, reforço escolar na aula estendida e a recuperação contínua no horário das aulas, o (Dia Diferente), organização do Currículo Paulista em um Plano de Ação, elencando habilidades a serem desenvolvidas, inclusão de Avaliações Diagnósticas do Processo com aprimoramento nas formas de análises com planilhas de resultados, inclusão de tecnologias nas salas de aula e muitos mais. Eu costumo falar que a Educação é um processo, muitas vezes, lento, pois temos que levar em conta diversos fatores. Mas, hoje, posso dizer que estamos no caminho certo. Trabalhamos em cima de um tripé, formação, acompanhamento e uso adequado do material didático. Nossa prioridade é que este tripé esteja sempre em harmonia para que continuemos levando o melhor para nossos alunos e professores”, finalizou a secretária.

Escolas já receberam mais de R$ 4 milhões com programa municipal

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     O Programa Municipal ‘Dinheiro Direto na Escola’ (PMDDE) já atendeu as 54 escolas municipais e distribuiu mais de R$ 4,5 milhões até o final de 2023, para a realização de melhorias nas unidades de ensino. Para este ano, está disponível um montante de R$ 1,2 milhão.
     Criado em 2021, o projeto tem o objetivo de fortalecer a participação da comunidade escolar no processo de construção da autonomia das escolas da rede municipal, tornando-se um instrumento ativo de integração família e escola, que contribui na gestão democrática, no aprimoramento do processo educacional e na assistência ao aluno.

     De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a Prefeitura passou a dar autonomia para as escolas, possibilitando o atendimento do que era necessário em cada unidade com mais celeridade no processo. “Com isso, o dinheiro é repassado diretamente para instituição de ensino. É um processo de gestão democrática, uma forma de ouvir a comunidade local para que eles apontem suas necessidades e solucionem seus problemas. É uma ação de autonomia, porque com o tempo vai ficando mais eficiente o gasto e a gestão do dinheiro público”, disse.
     A secretária explicou que os recursos são geridos pela APM (Associação de Pais e Mestres) e para utilizar o dinheiro, as equipes escolares precisam se planejar. É necessário elaborar um plano de trabalho e apresentar para a comissão da Secretaria de Educação.

     O investimento pode ser feito em manutenção do prédio, aquisição de bens e material de consumo, compra de móveis e utensílios, contratação de serviços em geral (eletricista e jardinagem, por exemplo), desenvolvimento de projetos e atividades pedagógicas e educacionais. “Quando você descentraliza, o serviço acontece de forma mais rápida e mais eficiente”, finalizou Márcia.

Últimos dias para inscrição em 9 cursos gratuitos da Univesp pela UAB

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         O prazo para as inscrições do vestibular anual da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) será encerrado no próximo dia 8 de abril e podem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br .
     Para o polo da UAB Franca (Universidade Aberta do Brasil) estão disponíveis 135 vagas, divididas entre 45 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, através de processo seletivo, sendo: 'Licenciaturas' (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), 'Computação' (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e 'Negócios e Produção' (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção). Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 23,3 mil vagas em todo o estado de São Paulo.
     Podem se candidatar às vagas, as pessoas que concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do curso, mediante apresentação do histórico escolar ou certificado. A taxa de inscrição é de R$ 52.
     As graduações são gratuitas e na modalidade EAD (Ensino à Distância) realizados na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O candidato poderá escolher um dos 3 eixos e até 5 opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.
     A prova objetiva, composta por 56 questões de português, matemática, física, biologia, química, história, geografia e inglês de múltipla escolha, além da redação, serão presenciais no dia 26 de maio, às 13 horas, com duração de 5 horas. Os locais do exame estarão disponíveis no site vestibular.univesp.br, a partir das 15 horas do dia 21 de maio. Já o início das aulas está previsto para 29 de julho.
     Os editais completos poderão ser consultados nos endereços: https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/ e https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/65bb91a47c1bd13e343a9532/PORTARIA_UNIVESP_PR_N__18__DE_31_DE_JANEIRO_DE_2024..pdf .
     O polo da Universidade Aberta do Brasil fica no Colégio Champagnat (avenida Champagnat, 1808, sala 11, Centro) e funciona de segunda a sexta, das 13 às 21 horas.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9224 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Unesp recebe inscrições para curso de Gestão Pública para servidores na UAB

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     Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 'Gestão Pública Municipal', destinado a  servidores públicos, que tenham diploma de curso superior e que exerçam funções de gestão e/ou assessoramento na administração pública, direta, indireta ou fundacional. Todo o processo está sendo coordenado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e foram disponibilizadas 40 vagas para o polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Franca.
     Os interessados deverão efetuar a inscrição gratuita até o dia 18 de abril, através do Sistema de Processo Seletivo da CDeP3-Unesp, no endereço eletrônico https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/index.php .
     O curso totalmente gratuito será ministrado na modalidade à distância, com ações realizadas, prioritariamente, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Edutec/UNESP, com disponibilidade de videoaulas, atividades on-line, fóruns, chats e assistência diária de tutores por meio de espaços de interação síncronos e assíncronos em cada componente curricular, além de atendimento e apoio pedagógico on-line. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas na segunda semana de junho deste ano, com carga horária de 420 horas e duração de 24 meses. A capacitação tem o objetivo de formar profissionais do setor público em técnicas de gestão pública municipal, por meio de ferramentas de otimização de processos (bens e prestação de serviços) direcionados à eficiência e à eficácia das funções da administração em organizações ligadas ao setor público.
     O edital completo, com orientações sobre as inscrições, documentação a ser apresentada e sobre o processo de seleção, está disponível no endereço https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/editais/EDITAL002-2024-CURSO-GESTAO-PUBLICA-MUNICIPAL_assinado.pdf e https://www2.unesp.br/portal#!/iep3/parcerias/ .
 
Serviço:  
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Polo de Apoio Presencial Franca
(16) 3711-9224.
Avenida Champagnat, nº 1808, Sala 11, 1º andar - Centro - Franca SP.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 21h.

Educação dobra atendimento de crianças nas aulas de Inglês

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     A Secretaria de Educação ampliou a grade curricular das escolas municipais com a inclusão de aulas de inglês. Este projeto, iniciado em 2023, atendia 3.750 estudantes da Educação Infantil das Fases 1 e 2, nos períodos parcial e integral. Agora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental também estão sendo contemplados, o que significa que o atendimento quase dobrou.

     De acordo com Rodrigo Souza, professor de inglês e responsável técnico pela formação de docentes da disciplina, as aulas têm despertado grande interesse nas crianças. “A intenção da Secretaria de Educação neste ano foi dar continuidade no aprendizado e passamos a atender alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, o número quase dobrou, passando para 7.100”, disse.

     São 13 professores que ministram as aulas. Para alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, e do 1° ano do ensino parcial, elas acontecem uma vez por semana. Já no ensino integral são duas vezes por semana. Ao todo, as aulas de inglês são ministradas em 50 escolas.

     “A ideia é dar continuidade a cada ano, de forma que os alunos que iniciaram a Fase I da Educação Infantil em 2023, tenham durante todo o ciclo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma aula de inglês por semana”, completou.

     Segundo o professor, os alunos aprendem o idioma de forma lúdica, inserido em contextos que despertam a atenção e interesse da criança. “Aprender inglês na Educação Infantil faz com que os alunos percebam, desde cedo, que é possível compreender uma outra língua além do português, oferecendo base para se tornarem fluentes em outro idioma mais tarde.”

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