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Educação

Escolas Municipais recebem oficinas do Projeto 'Sementes Musicais'

 Sementes Municipais original
 
           Quatro escolas da rede municipal de ensino foram contempladas e receberão as oficinas do Projeto 'Sementes Musicais - Semeando notas, transformando vidas!', idealizado pelo compositor e baixista francano Eduardo Machado.
      A programação prevê a realização de oito oficinas, sendo duas apresentações em cada escola, no período de 8 a 15 de maio, nos horários da manhã e tarde.  A primeira unidade a receber o projeto foi a EMEB 'Rita de Cássia Calixto Xavier', no Jardim Pulicano, nesta quarta-feira. Na sexta-feira, 10, será a vez da EMEB 'Prof. Dr. Rubens Zumstein', no Jardim Piratininga. Já na próxima semana, nos dias 14 e 15, o projeto será apresentado nas EMEBs 'Vanda Thereza Badaró', no Recanto Elimar III e 'Sueli Contini Marques', no Leporace III, respectivamente.
      Contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), o Projeto “Sementes Musicais” tem o foco na música instrumental brasileira e seus ritmos, onde Eduardo Machado pretende oferecer acesso à cultura e ainda incentivar crianças e jovens a tocarem um instrumento musical.
      As apresentações terão duração de 45 minutos e foram desenvolvidas de maneira pedagógica, com ciência e arte de aprender. “Nos encontros, vou mostrar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral. Quero despertar nas crianças e jovens, o mesmo interesse que eles já têm pela música cantada”, afirmou Eduardo Machado.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a alegria em receber o projeto musical, ampliando os conhecimentos dos alunos do município. "A música tem um papel significativo na construção da identidade cultural de um povo. Para os alunos da escola pública, essas ações são fundamentais, pois ampliam o repertório cultural e o acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade", comentou.
      Confira a programação das apresentações nas escolas:
 
EMEB Rita de Cássia Calixto Xavier - Jardim Pulicano
Dia: 08/05
 
EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein - Jardim Piratininga
Dia: 10/05
 
EMEB Vanda Thereza Badaró - Recanto Elimar II
Dia: 14/05
 
EMEB Sueli Contini - Parque Vicente Leporace III
Dia: 15/05
 
Eduardo Machado
      Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 34 anos, compositor e produtor musical e cultural. Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 10 álbuns e 5 DVDs.

Educação inicia Ciclo de Palestras sobre Transtornos e seus Impactos na Aprendizagem dos Estudantes

 Ciclo Palestras original

         A Secretaria de Educação elaborou e está realizando a partir deste mês, um Ciclo de Palestras para proporcionar às equipes, momentos que revelem sugestões para a atuação dos profissionais nas escolas e creches. A iniciativa, que irá se estender até junho, é voltada a valorização do quadro de profissionais, visando promover diálogos e fomentar reflexões sobre o Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor desafiador e seus impactos na aprendizagem, bem como a importância das Educações Inclusiva e Especial na abordagem do desenho universal de aprendizagem e da concepção de uma escola plural e acessível a todos.
      Esta sequência de formações com especialistas convidados se interliga ao processo de ensino, voltado aos profissionais que estão diretamente envolvidos na interação com crianças da rede municipal.  Abrindo o ciclo na tarde desta terça-feira, 7, o auditório da Secretaria de Educação recebeu o psicólogo e neuropsicólogo Michel Masson, que compartilhou com o público, experiências, discorrendo sobre a temática “Transtorno de Oposição Desafiante”.
          Estão participando do Ciclo de Palestras, 120 coordenadores e 21 pedagogos de creches, 45 pedagogos de escolas, 45 orientadores educacionais, 17 psicólogos/assistentes sociais, 20 professores do Atendimento Educacional Especializado, 2 coordenadoras do contraturno e, aproximadamente, 15 técnicos do Departamento Pedagógico da secretaria, perfazendo um total de 285 profissionais, que atuam no processo de ensino-aprendizagem e que farão a multiplicação dos conteúdos aos 1.406 professores da rede municipal, 1050 educadores de berçários e maternal e 169 professores da fase I e II das creches parceiras.
      Sendo assim, gradativamente serão beneficiados indiretamente mais de 27 mil estudantes, ou seja, 16.430 alunos do ensino básico das escolas e 11.683 crianças das creches municipais, incluindo as famílias da comunidade escolar.
 
Programação
      A próxima palestra será on-line, pelo aplicativo Teams, está marcada para o dia 15, deste mês, das 7h30 às 8h30, versando sobre “TOD - Transtorno de Oposição Desafiante E TDAH-Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, com Mariana Cervi, que é psicóloga, mestre em Educação Especial e ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
      A terceira palestra será realizada no próximo dia 20, com Ana Cristina Teixeira Assis, das 7h30 às 11 horas, também no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Ela, que é pedagoga, especialista em análise do comportamento aplicada ao TEA e D.I, discorrerá sobre o tema “Os Desafios Comportamentais no Contexto Escolar”.
      Para o mês de junho, dia 17, também no mesmo auditório da secretaria de Educação, participarão duas convidadas: Maria Júlia Caretta Guimarães Silva e Maria Eduarda Lemes Souza, terapeutas ocupacionais, no horário das 7h30 às 9h30.
      No dia 25, do mesmo mês, fechando o ciclo, a temática será ‘Desenho Universal para Aprendizagem: Contribuições para a Prática na Sala de Aula’, com a Drª Mirvan Cristina Muzetti, que é educadora especial. Esta palestra será on-line pelo Youtube, das 14 às 15h30, tendo como público as professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado), pedagogos, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos de escolas, pedagogos, coordenadores pedagógicos/administrativos das creches parceiras.

Educação divulga classificados para as entrevistas sociais do 'Bolsa Universidade'

 Bolsa Universidade Entevista original

        A Secretaria de Educação divulgou a relação dos estudantes classificados para a segunda etapa do processo de seleção do Programa 'Bolsa Universidade'. O edital poderá ser conferido no Diário Oficial do último sábado, pelo site da Prefeitura, no https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2517-04052024.pdf .
      Ao todo, foram habilitados após a análise da documentação apresentada, para a segunda fase do processo, 123 universitários que passarão pelas entrevistas sociais, que terão início nesta terça-feira, 7 e serão realizadas até o dia 27 de maio, a partir das 7h20.
      No edital publicado no último sábado, os convocados, em ordem alfabética, deverão ficar atentos a data, o horário e a profissional que fará o atendimento, na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal. Todos deverão comparecer munidos de um documento de identidade. A ausência implicará na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar 379 de 20 de abril de 2022.
      Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.
      O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.
      O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
 

Prefeitura promove formação de professores da Educação Básica

 Formacao Porfs original

         Começou no último final de semana a formação continuada de profissionais da Educação Infantil. O objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita.
      O projeto possui carga horária total de 126 horas de estudo, distribuída em 64 horas de formação, que serão cumpridas em 8 encontros presenciais na Secretaria de Educação e 62 horas de formação EAD.
      De acordo com Karina Duarte, articuladora municipal, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, envolve os professores das fases I e II, e faz parte do compromisso nacional da criança alfabetizada. “O LEEI (Leitura Escrita na Educação Infantil) é uma proposta de desenvolvimento profissional e apresenta como objetivo principal a oferta de formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita. A nossa intenção é fazer com que os professores tenham esta formação, este estudo, bem intencional, para que eles possam atender de forma adequada as crianças de creches parceiras e da rede, levando sempre um ensino de qualidade”, disse.
      O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 110 professores, que atuam em turmas de 4 e 5 anos das escolas municipais e creches parceiras da Rede Municipal de Ensino. “A formação destes profissionais vai impactar na aprendizagem de quase 2.750 crianças matriculados na Educação Infantil”, afirmou Karina.
      Mariane Borges Silveira é professora e formadora do projeto. Ela lembrou que anos atrás, não existia uma preocupação na formação destes alunos, mesmo sendo direito deles. “As crianças ficam nas creches e escolas de ensino infantil, participam de atividades que não eram efetivamente direcionadas à aprendizagem. Hoje isso mudou. As brincadeiras e atividades desenvolvidas com estas crianças têm uma intencionalidade, um objetivo, que é focar na alfabetização. A criança é um ser de direito e, por isso, tem direito à alfabetização. Estudos acadêmicos mostram que a criança que tem acesso à escrita, à leitura na primeira infância, terá facilidade no aprendizado futuro. A formação desses profissionais vem dar suporte para que eles proporcionem momentos de aprendizado com muito mais qualidade”, finalizou.
      O Projeto de Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma proposta formativa instituída pelo Decreto Federal N° 11.556, de 12 de junho de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
 

Educação desenvolve projeto de leitura com crianças de 4 a 6 anos

 Projeto Leitura original

         A Secretaria de Educação finalizou o cadastro de crianças de 4 a 6 anos da rede municipal de ensino, que participarão de uma ação de leitura.
        Estão inscritos 575 alunos de 23 salas de aula da Educação Infantil e creches parceiras. Serão momentos de leitura, com o objetivo de despertar o interesse das crianças e o gosto pelos livros, com ações no período da manhã, das 8h30 às 10h30, e à tarde, das 14 às 16 horas.
       Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, o projeto busca consolidar a escola como um lugar de leitura e de leitores, além de trazer uma reflexão sobre a importância do mundo da literatura, como um caminho possível para a formação integral da criança. “Dentre tantas outras habilidades desenvolvidas na escola, uma das mais importantes é levar a criança a desenvolver a compreensão leitora e o gosto pela leitura, por meio das descobertas e da imaginação que são desencadeadas pelo ato de ler”, disse.
       Em 2022, o projeto beneficiou 2.300 crianças que se inscreveram. À época, o autor escolhido para ser trabalhado com os alunos foi Manoel de Barros. Nesta edição, a autora escolhida foi Eva Furnari, escritora que já ganhou diversos prêmios de melhor livro infantil.
       O objetivo é que, pelo menos, uma escola e uma creche de cada região da cidade sejam contempladas com o projeto. Quatro professores levarão as crianças ao fantástico mundo da literatura.
 
Sobre a autora
       Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália, em 15 de novembro de 1948. Veio para o Brasil com quase 2 anos de idade e desde pequena passou a desenhar. Começou com homens palito e depois colocou roupas neles, pois, segundo  Eva, eles eram muito magrelos. Com o passar das décadas e o avanço nos estudos, o trabalho de ilustração de Eva tornava-se mais elaborado, com referências por vezes líricas e bem-humoradas.
Se formou pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de São Paulo. Nesta época, seus desenhos começavam a receber influência do artista plástico Paul Klee, do cartunista Saul Steinberg e, mais tarde, do pintor e ilustrador Jean-Michel Folon.
      Em 1974, passou a trabalhar como professora de artes no Museu Lasar Segall, onde ensinava desenho, modelagem em argila, xilogravura e pintura a óleo. Eva é a criadora da famosa Bruxinha, muito querida na imaginação das crianças até hoje.
       De 1981 a 1983, recebeu, seguidamente, os prêmios de melhor livro de imagem, concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Teve obras publicadas em várias partes do mundo, como México e Bolívia. Suas obras foram adaptadas para o teatro que são encenados e já foram premiados várias vezes. Em 1987, Eva recebe o Prêmio Abril de Ilustração e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.
       Tornando-se presença constante nas escolas, lança uma coleção para a Moderna em 1991 e, em 1993, ganha o seu primeiro Prêmio Jabuti de melhor ilustração pelo livro Truks, publicado pela Editora Ática. Em 2009, tornou-se autora exclusiva da Moderna. Atualmente, Eva Furnari possui mais de 70 livros publicados e coleciona mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira.

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