Email  

Educação

Biblioteca Municipal promove exposição em comemoração ao Dia da Consciência Negra

 4003610
     A Biblioteca Municipal “Américo Maciel de Castro Junior” está realizando a “Exposição Literária Alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil”, que será comemorado no próximo dia 20, deste mês.  
    A exposição literária conta com textos informativos sobre a data, a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombos e comunidades quilombolas, cultura afro-brasileira na educação, obras literárias, histórias e biografias sobre grandes figuras da cultura afrodescendente no Brasil e no mundo. 
     A mostra estará aberta até o final deste mês, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, onde o público poderá conferir obras essenciais sobre o estudo da questão racial, como a “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre; “África e Brasil africano” de Marina de Mello Souza; “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica: história, teoria, polêmica” organizado por Eduardo de Assis Duarte e o “O negro na história de Franca” de Wanderley Santos. Além dos destaques para as obras biográficas, como “Na minha pele” de Lazaro Ramos; “Guardei no armário: trajetórias, vivências e a luta por respeito à diversidade racial, social e de gênero” de Samuel Gomes e “Quem é quem na negritude brasileira”, organizado por Eduardo de Oliveira.
     Os livros, em exposição, integram parte do acervo público da Biblioteca e poderão ser emprestados, mediante a realização de um cadastro gratuito, onde é necessário um documento com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4 para emissão da carteira de leitor. 
     A Biblioteca Municipal fica no Colégio Champagnat (Avenida Champagnat, 1.808, centro. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9229/ 9323. 

Gratificação / FUNDEB 2022

  

 RESULTADO FINAL

     

    I- RESULTADO FINAL  GRATIFICAÇÃO FUNDEB

       Resultado Final Gratificação LEI COMPLEMENTAR Nº 376 , DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022

     Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

 RESPOSTAS original

   II- RESPOSTAS INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

       RESULTADOS  DA  INTERPOSIÇÕES DE  RECURSOS

    Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

 lei original

   III- LEI COMPLMENTAR

        LEI COMPLEMENTAR  Nº 376 , DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022

     Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

 resolucao original

   IV- RESOLUÇÃO

         RESOLUÇÃO SME Nº 017 DE 07 DE MARÇO DE 2022

      Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

 criterios original  

   V- CRITÉRIOS DA GRATRIFICAÇÃO DE VALORIZACAO DO ENSINO MUNICPAL DO FUNDEB

        PONTUAÇAO -  LEI COMPLEMENTAR N 376, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022

        GRATIFICAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO ENSINO 

      Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

PONTUACAO_POS_RECURSOS.jpg

   VI- PONTUAÇÃO PÓS - INTERPOSICÃO

         PONTUAÇÃO  PÓS INTERPOSIÇÃO  RECURSO - GRATIFICAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO ENSINO

      Union Cosmos Boton Click Aqui GIF Animado

 

 

 

 

 

 

Educação conclui ciclo de capacitação sobre Cultura Afro-Brasileira

 portrait of beautiful black woman with mysterious shadows
     Iniciado no começo de agosto, o Curso de Formação Continuada sobre a ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, será encerrado na próxima segunda-feira, no período das 7h30 às 11h, no auditório da Secretaria de Educação.
     Desde o dia 1º de agosto, participaram das aulas presenciais e no formato on-line, 35 diretores de escolas, 35 orientadores, 10 assistentes sociais, 10 psicólogos e 10 gestores da própria secretaria, num total de 100 participantes. O investimento feito é da ordem de R$ 14 mil. No primeiro contato, ou seja, no módulo de abertura, em torno de 120 pessoas estiveram presentes.
     Com carga horária de 40 horas, essa formação passou a ser ministrada quinzenalmente, contando com atividades presenciais e à distância, cujo propósito foi o de atender a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação.
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. 
     Para o fechamento desta formação, a temática a ser tratada na segunda-feira, 7, será ‘Didática na sala de aula: Educação Infantil e Fundamental I e Troca de Experiências’. Com a capacitação, os educadores estarão mais aptos a compartilharem seus conhecimentos em sala de aula, sobre a cultura afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Dia ‘D’ do Trânsito mobilizou alunos das Escolas Municipais

 WhatsApp Image 2022 11 04 at 08.50.43
     Na última segunda-feira, ocorreu o chamado Dia ‘D’ do Trânsito, em que milhares de estudantes da rede municipal, participaram de atividades focadas nessa temática. A iniciativa conjunta implementada pelas Secretarias de Educação e Segurança, teve como propósito proporcionar aos alunos, momentos de aprendizado e reflexões sobre o trânsito, contribuindo para a conscientização de cada um, proporcionando segurança para todos.
     Foram organizadas atividades em 47 escolas da rede municipal de ensino, numa mobilização que atingiu plenamente os seus objetivos, informou a secretária de Educação, Márcia Gatti.  
Ao todo, o evento abrangeu os mais de 6,4 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal - Profa. Climene Novelino).
    Os alunos participaram de atividades educativas e culturais, em salas de aula e nas disciplinas de Educação Física, Música e Arte, incluindo os Jogos do Semáforo e Pega Pega no Trânsito, Jogo da Memória do Código de Trânsito e Bingo, além das músicas 'Meu Carango' (Cecília Cavalieri França), 'Semáforo Sonoro' e Canção do Carro' (Grupo Rumo). Na aula de Arte, os alunos foram convidados e puderam construir um  'Mural a  Muitas Mãos' e outro sobre 'Placas', com a temática de segurança no trânsito.
     Para o público adulto, formado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM, os estudantes receberam materiais educativos, com orientações, leis e obrigações dos cidadãos, e participaram da elaboração de panfletos, rodas de conversa e produção de vídeos sobre o respeito às leis de trânsito. 

Prefeitura prepara compra de kits escolares para 2.023

 DSC 7984
     Atendendo a uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Educação iniciou o processo de aquisição dos kits escolares, que deverão ser entregues aos estudantes da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2.023.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que já foram solicitadas, junto às empresas vencedoras das licitações, as amostras dos materiais que compõem os kits e, neste momento, está sendo analisada a qualidade dos itens para posterior compra.
     Ao todo, deverão ser adquiridos mais de 23 mil kits para o atendimento das crianças matriculadas nas Fases I e II, das escolas municipais e creches parceiras da Prefeitura, além dos estudantes dos 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
     De acordo com a secretária, todo o trabalho está sendo realizado para que os materiais escolares sejam entregues, antecedendo o ano letivo de 2.023. 
     Gatti informou que os kits contém, basicamente, cadernos, lápis de cor, lápis preto, cola, canetas, giz de cera, régua, tesoura, apontador, borracha, canetas hidrográficas, dentre outros, sendo adequados e planejados para cada etapa de alfabetização. "Já estamos trabalhando para a compra dos kits escolares, com materiais de qualidade, visando auxiliar os pais no orçamento familiar e da mesma forma, contribuindo para a melhoria das condições de uma educação de qualidade", ressaltou ela. 
     Para o ano letivo deste ano, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões para a aquisição de 23.528 kits, entregues a partir do início de maio

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/