Equipes da Prefeitura seguem trabalhando na manutenção dos espaços públicos por toda a cidade
Equipes da Prefeitura seguem trabalhando na manutenção dos espaços públicos por toda a cidade
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, a partir das recomendações das autoridades da saúde achou por bem suspender toda a programação restante da Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira, 16. Nessa terça-feira, 17, uma palestra sobre a importância das abelhas e sua conexão com as águas, a importância das nascentes, chegou a ser realizada pela manhã, com alunos da Escola Municipal “Hélio Paulino”, no bairro Ana Dorotheia, mas no período da tarde a programação foi suspensa.
As atividades da Semana estavam previstas até o dia 22, envolvendo visitas monitoradas a equipamentos públicos e de tratamento de água e esgoto, como as Estações da Sabesp e também ao Jardim Zoobotânico. Em razão dessa situação de risco iminente com o Coronavírus se espalhando pelo Estado e o País, a decisão foi transferir os eventos que estavam previstos para outra ocasião a ser definida.
Todos os parceiros e colaboradores envolvidos com a iniciativa receberam comunicação prévia a respeito da decisão tomada.
A Prefeitura realizou no último sábado, 14, o Arrastão da Limpeza nas regiões do centro e da Cidade Nova, abrangendo 34 bairros. Foram recolhidos cerca de 16,7 toneladas de inservíveis. O trabalho teve a coordenação da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com participação de agentes da Vigilância Sanitária.
O limite de ação englobou os setores entre avenidas Hélio Palermo, Ismael Alonso y Alonso e Adhemar de Barros, a partir do Jardim Consolação. Cerca de 40 homens foram distribuídos para trabalhar em oito caminhões, e recolheram os inservíveis, móveis velhos, eletrodomésticos, cadeiras e outros materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Com esse trabalho a Prefeitura procura deixar a cidade mais limpa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e contou com o apoio de equipes da Vigilância Sanitária, visitando domicílios e realizando o trabalho preventivo de orientação. O serviço foi complementado nessa segunda-feira, 16, quando um caminhão voltou a percorrer a região para apanhar o que ficou para trás.
É recomendável que os munícipes sigam algumas medidas para afastar o risco da proliferação do mosquito nas residências, orienta a Vigilância Sanitária.
Confira a dicas:
Pratos de vasos: retirar ou virar ao contrário. Pode colocar areia grossa ou fazer um furo para que a água escorra.
Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva.
Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar.
Ralos: devem permanecer sempre desentupidos e sem pontos de acúmulo de água.
Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente.
Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso.
Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável detritos e inservíveis
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, em parceria com as entidades de defesa do meio ambiente, realizará a Semana da Água a partir desta segunda-feira, 16. Serão realizadas diversas ações até o dia 22 de maio, com o intuito de promover reflexão quanto a importância desse produto finito e que precisa de cuidados.
A programação vai do dia 16 à 22 de março e contará com visitas monitoradas nas estações de tratamento de água e esgoto da Sabesp e projetos e trabalhos educativos sobre “Uso Responsável da Água”, com palestras sobre o Saneamento Básico, ministradas por equipes de Educação Ambiental da Sabesp, e sobre “Abelhas: conhecer para preservar”, ministrada pelo Biólogo Ricardo Luís Gonçalves, nas escolas municipais da cidade.
Estão previstas também visitas monitoradas para conhecer a produção de mudas de árvores no Jardim Zoobotânico, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da arborização na preservação dos recursos hídricos. Haverá o plantio de árvores nativas em áreas públicas, juntamente em parceria com a comunidade para ajudarem nos cuidados após o plantio.
Está prevista durante a Semana, a implantação de horta e composteira e educação ambiental, na escola Profº Pedro Nunes Rocha no dia 16, pelo Engenheiro Ambiental Maurício Mayor e pela Bióloga Juliana Aparecida da Silva. A Sabesp realizará no dia 21 de março a 19ª Cavalgada das Águas do Rio Canoas, a partir das 9 horas, em parceria com a Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas, com a intenção de proporcionar oportunidade de lazer e integração com a natureza.
No dia 22, acontecerá o plantio de árvores do Projeto Guardiões de Nascentes, na área de Preservação Permanente do City Petrópolis a partir das 9 horas, com gestão participativa pelo Grupo Protetores da Natureza e comunidade. Na Escola Profº Ângelo Gosuen, o plantio de árvores terá a gestão participativa do Grupo Mulheres do Brasil/Verdejar e comunidade, no dia 22 a partir das 8h30.
Prefeitura realizará Arrastão da Limpeza neste sábado em 34 bairros