Email  

Saúde

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 03 at 15.33.24 1
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Para esta quinta, 4, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 1, Estação, Santa Terezinha, Planalto, Brasilândia, Guanabara e Paulistano, das 8 às 16h. 
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Profissionais participam de capacitação sobre a Saúde da Mulher

 pexels tara winstead 8385412
     Cerca de 60 profissionais entre médicos, enfermeiros e gestores da Secretaria de Saúde e representantes das faculdades de medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e Unifran participam nesta sexta-feira, 5, de uma capacitação sobre Saúde da Mulher, que será ministrada pela equipe do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington e o Instituto Avon. A programação do curso será iniciada às 8h e será estendida até às 12h30, no Centro Médico de Franca.
     Durante o evento, que contará com a presença de autoridades locais e diretores do hospital, como os médicos e professores Luiz Henrique Gebrim, Roney Cesar Signorini, Luís Carlos Sakamoto e Cristina Aparecida Carnevali, diretora técnica de Saúde I do Hospital Pérola Byington, será apresentado o Projeto Diretrizes Custo - Efetivas em Saúde da Mulher. 
     Durante a manhã, serão abordados temas como a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário, a importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos, apresentação de casos clínicos de doenças benignas e malígnas de mama, de colo uterino, ovário e endométrio, anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade e ao final, será entregue o Manual de Condutas em Ginecologia aos participantes.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou a importância desta parceria firmada entre o Centro de Referência de Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, o Instituto Avon e a Prefeitura de Franca, que vai possibilitar aos participantes conhecer ações bem sucedidas já realizadas, visando a triagem resolutiva de lesões suspeitas de malignidade ginecológicas e mamárias, evitando referenciar os casos benignos e priorizar os suspeitos de malignidade, com a detecção precoce do Câncer Ginecológico e Mamário.
 
 
Serviço:
Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington
Dia: 05 de agosto
Horário: 8 às 12h30
Centro Médico de Franca
Endereço: Rua Profº Godofredo de Barros Júnior, 5211- Jardim Monte Carlo 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 3, que contará com 7 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
     Na UBS Planalto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES E PCD / 1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC 
     Na UBS Paulistano, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) /  1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (40 ANOS OU MAIS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 1, Santa Terezinha, Guanabara e Estação, no horário das 8 às 16h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 02 at 15.15.32
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
     Para esta quarta, 3, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 1, Estação, Santa Terezinha, Planalto, Brasilândia, Guanabara e Paulistano, das 8 às 16h. 
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 3, Paulista, Santa Clara, Leporace e Progresso, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Com 1,7 mil pacientes cadastrados CAPS Renascer comemora 2 anos

 DSC 7188
     O CAPS AD III Renascer, localizado no bairro da Estação, é um dos dois equipamentos municipais mantidos pela Prefeitura, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que nesta quarta-feira, 3, comemora 2 anos  de atividades. Nesse período, de acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde, mais de 1,7 mil usuários foram cadastrados, dos quais 535 tiveram alta, com média mensal de 317 pacientes atendidos. 
     A instituição tem a gestão da Fundação Espírita Allan Kardec, funcionando 24h, inclusive nos finais de semana e feriados, recebendo demanda espontânea, ou seja, a pessoa usuária não depende de nenhum encaminhamento para ser atendida. Instalado em dependências próprias, na rua Cavalheiro Antônio Petráglia, nº 80, ao lado da UBS Estação, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS AD III,  tem como propósito, oferecer atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
     Com a observação de que o atendimento ao paciente pode estar associado ou não a transtornos mentais, o CAPS AD III preparou para esta quarta-feira, 3, uma programação especial com a participação dos usuários, começando às 8h30. Estão previstos apresentação musical, depoimento focado nos ‘Laços de Família’ e até um desfile. 
 
O CAPS em números
     O CAPS AD-III conta com uma equipe multiprofissional composta por1 assistente de coordenação, assistente de coordenação, auxiliares administrativos, auxiliar de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, coordenador CAPS, enfermeiros, farmacêutico, médicos clínico geral e psiquiatra, professores de Educação Física, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapêuta ocupacional. 
     As atividades realizadas variam do atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, orientação, etc); em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividade de suporte social, etc.); em oficina terapêutica; visitas domiciliares; atendimentos às famílias e à comunidade para a integração do usuário e sua inserção, respeitando as diferenças, tudo elaborado e inserido em projeto terapêutico singular.
     O quadro de profissionais atua de forma interdisciplinar no atendimento à adolescentes (entre 14 a 17 anos e 11 meses), nas terças e quintas - feiras, à partir das 12h e adultos nos demais dias e horários, exceto na manhã de quarta-feira, onde é realizada a reunião de equipe,  até o meio dia. As ações são para promover a atenção integral e contínua do paciente, buscando a reestruturação do ser, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, reinserção na sociedade por meio de oficinas terapêuticas, educativas e de orientação socioeconômica, atendimento individual, em grupo, visitas domiciliares, atendimento às famílias e à comunidade, matriciamento à equipe de saúde do município.
     Os números da Secretaria de Saúde apontam que, até junho deste ano, haviam 1.735 usuários cadastrados e nestes 6 primeiros meses do ano, 1.889 atendimentos prestados, com uma média mensal de 317 pacientes acolhidos. 
     Para o custeio dessa estrutura, a Prefeitura investe, mensalmente, R$ 296,1 mil, o que representa mais de R$ 3,5 milhões ao ano.
 
Contato com o CAPS AD III
     O acolhimento/triagem  no CAPS AD III é gratuito e feito com o objetivo de realizar o primeiro contato com o paciente, por meio de uma escuta ativa, como forma de observar quais são os motivos que o levaram a buscar o serviço e em conjunto com o paciente e/ou família, criar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), com tratamento medicamentoso (quando necessário), atendimentos e oficinas terapêuticas direcionados às suas necessidades, elaborando estratégias de enfrentamento de sua realidade e proporcionando o desenvolvimento de suas potencialidades.
     É de suma importância a atenção à saúde e às questões voltadas ao meio em que o paciente está inserido, cabendo o acolhimento à família, realizando atendimento em sua totalidade. Dessa forma, a família adquire melhor conhecimento sobre a realidade do paciente e encontra apoio no enfrentamento da mesma, criando em conjunto, caminhos para a melhora da saúde e da vida do ser que se encontra em sofrimento. 
 
CAPS Florescer 
     A Prefeitura mantém também, em parceria com a Fundação Allan Kardec, uma outra unidade com características parecidas, que é o CAPS Florescer (instalado na rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), porém voltado a outro público. O CAPS lll Florescer é um serviço aberto com foco em transtornos mentais, onde através de atividades terapêuticas, é oferecido o tratamento medicamentoso e auxílio na ressocialização. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais