Email  

Saúde

Saúde reforça coordenação e auditoria nos postos Drive Thru de vacinação

DSC 5100 
      A Secretaria de Saúde anunciou nesta segunda-feira, 26, a implantação de algumas medidas e ajustes, além da instituição do Procedimento Operacional Padrão - Práticas de Aplicação de Vacina Contra a Covid-19, que deverão ser, obrigatoriamente, seguidas, por todos os profissionais que compõem as equipes de vacinação na rede pública de saúde. 
Lucas Souza, secretário da pasta, informou que as ações visam garantir a segurança dos pacientes e profissionais, trazendo mais transparência e agilizando o atendimento aos públicos alvos da vacina.
      Dentre as medidas anunciadas estão o reforço na coordenação dos postos Drive Thru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa, incluindo a presença de um representante da Divisão de Auditoria e Controle Interno da Prefeitura, além do reforço das orientações sobre os protocolos para a aplicação das vacinas para os servidores e membros das instituições de ensino, que são parceiras e auxiliam no atendimento a imunização, com reuniões com os coordenadores dos cursos. "Fizemos alguns ajustes no Programa de Imunização, buscando melhorar e oferecer total transparência ao nosso trabalho. Nossas equipes estão empenhadas em fazer o melhor possível", declarou o secretário.
      Souza solicitou ainda que as pessoas que fazem parte dos públicos alvos da vacina, consultem o site ou as páginas oficiais da Prefeitura, nas redes sociais, conferindo, diariamente, o cronograma da imunização, que contém as faixas etárias, dias, horários e locais de atendimento, além de  antes de comparecerem aos locais, que façam o pré-cadastro pelo whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, visando agilizar ainda mais o atendimento. 
      Ainda de acordo com o secretário, as ações serão reforçadas nos postos Drive Thru, tendo em vista que são os locais de maior movimentação de pessoas para a vacina, com uma média de 800 imunizados, por dia, de acordo com a disponibilização de doses. 
      Dentre as determinações reforçadas pela secretaria aos profissionais, constam informações desde a montagem da estrutura para o início do atendimento até que as vacinas devem ser aspiradas, imediatamente, antes da administração e na frente do usuário, permitindo a visualização da seringa com a dose aspirada e depois da aplicação do imunizante, mostrar ao usuário a seringa vazia.
      Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em Franca, já foram imunizadas com a primeira e a segunda doses até a última sexta-feira, 24, 76.624 pessoas, entre idosos a partir de 64 anos ou mais, profissionais de Saúde e Educação, além de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência. Sem contar, as 1.611 doses aplicadas em profissionais de Segurança e Salvamento, cujo trabalho foi inteiramente coordenado pelo Batalhão de Polícia Militar.

Terça-feira será de vacinação para a segunda dose

arte vacina 270421 
      Para esta terça-feira, 27, a Secretaria de Saúde prossegue imunizando com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, os idosos com 69 anos ou mais, no horário das 07h30 às 13h, nas UBS Estação e Ângela Rosa. Para este dia, estarão disponíveis 300 doses. As pessoas devem conferir a data agendada no cartão para o recebimento da segunda dose, obedecendo o intervalo de 28 dias, entre as vacinas. Caso a data esteja correta, deverão comparecer em uma das UBS, apresentando um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose. 
Para agilizar o atendimento, a orientação é para que façam o pré-cadastro pelo whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.
 

 

Profissionais de saúde
Também nesta terça-feira, 27, serão atendidos os profissionais de saúde, que ainda não completaram o esquema vacinal, das 07h30 às 13h, nas UBSs Guanabara e Horto, além da UBS Paulista, das 07h30 às 17h.
 
Primeira Dose
A Secretaria de Saúde aplicou nesta segunda-feira, as vacinas recebidas do Governo do Estado, para a primeira dose dos idosos com 64 anos ou mais. Para continuar com a imunização desta faixa etária e demais públicos, o município aguarda o recebimento de uma nova grade de vacinas nesta semana. 

Vacinação contra Influenza

Vacina Influenza 2704 
      A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza prossegue nesta terça-feira, 27, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), apenas nas UBS Luíza, Planalto, Progresso, São Sebastião, Santa Clara, Paulistano e Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13h às 16h.
 

Vacinação contra Influenza

Vacina Influenza 2604     

      A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza prossegue na próxima segunda-feira, 26, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), nas UBS Luíza, Planalto, Progresso, Santa Clara, Paulistano e Santa Terezinha, das 07h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13h às 16h.

Prefeitura e Estado vistoriam IMA para novo hospital de campanha contra a Covid-19

DIP 1168 copiar 
      Um grupo de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde) realizou vistoria inicial nesta quinta-feira, 22, nas instalações do IMA (Instituto de Medicina do Além), no Recreio Campo Belo. O objetivo da inspeção é a estruturação do projeto para a implantação de um novo hospital de campanha contra a Covid-19 na cidade. Após análise técnica, a Prefeitura irá encaminhar um documento ao Governo do Estado sobre a viabilidade e às necessidades do local para receber pacientes do novo Coronavírus. 
      No começo desta semana, a parceria entre Município e Estado foi discutida em reunião entre o prefeito Alexandre Ferreira e a diretora da DRS, Lucy Juazeiro. Ferreira também formalizou a intenção de participar da abertura de novos leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no IMA, em conjunto com o governo estadual. O modelo de cooperação ainda está em estudo. A previsão é de que uma decisão ocorra nos próximos dias. 
      Além do secretário de Saúde de Franca, Lucas Souza, estiveram na comitiva que visitou o prédio, o assessor especial de Gabinete, Fernando Baldochi; Lucy Juazeiro, diretora da DRS-8 e técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual.  “A ideia (da visita) é para verificarmos como está a estrutura do hospital de uma maneira geral, para que possamos fazer um planejamento e trabalharmos junto com o Estado, abrindo mais leitos de UTI e de enfermaria em Franca”, disse Alexandre Ferreira.

 

Duas vezes mais leitos
     De janeiro até agora, o número de leitos de UTI/SUS Covid nos hospitais em Franca, praticamente, dobrou – de 30 para 59 leitos entre a Santa Casa e AME (Ambulatório Médico de Especialidades).  Há ainda, oito leitos tipo UTI, no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”.  
     O prefeito não quis antecipar a quantidade de leitos que poderão ser abertos, caso os estudos confirmem a possibilidade da criação de um novo hospital de campanha na cidade. Mas explicou que “a ideia é que a cidade saía do vermelho e não volte mais. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais