Diante o fluxo diário das milhares de pessoas pelo Terminal Central foram reforçadas as providências
Diante o fluxo diário das milhares de pessoas pelo Terminal Central foram reforçadas as providências
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, trabalha nos preparativos para iniciar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza, nesta próxima segunda-feira, 23. As equipes responsáveis estão envolvidas nos preparativos internos, buscando definir toda a logística para chegar à população, reforçando as cautelas por conta de todas as atenções no momento estarem voltadas para os perigos que representa o Coronavírus.
Como o grupo prioritário de vacinação (pessoas com 60 anos ou mais) também faz parte do grupo de risco do Covid-19, estão sendo sondadas outras instalações, provavelmente escolas municipais, para serem disponibilizadas as vacinas, evitando assim a aglomeração de pessoas nas UBSs e nas redes de Estratégia de Saúde da Família.
A vacina é gratuita e será voltada prioritariamente as pessoas idosas, a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos e 11 meses de vida, gestantes, puérperas (até 45 dia após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas e outros, inclusive jovens na faixa de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Os locais em que a vacina estará disponível serão divulgados ainda nesta sexta-feira, através da Vigilância Epidemiológica. Sem correria, a recomendação é que as pessoas idosas se organizem e na segunda-feira das 10 h às 16 h procurem o local que ficar mais próximo de sua casa, com o cuidado de voltar mais tarde ou no outro dia se chegar houver aglomeração.
Mais informações na Vigilância pelo telefone: 3711-9435, com Marina Guedes.
Representantes de instituições de saúde municipais e particulares se reunem para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Prefeitura reuniu os representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Em comunicados que estão sendo publicados nesta quarta-feira, 18, pelo menos 3 Conselhos Municipais estão informando que atendendo as recomendações dos órgãos nacional, estadual e municipal de Saúde, estão suspendendo temporariamente suas reuniões de trabalho. Um deles é o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, cuja presidente Sandra Cristina Calandria Pedigone, enumera das razões de prevenção e proteção da saúde pública e que as deliberações que dependerem de reuniões, serão feitas nesse período mediante contatos por meio eletrônico.
Os outros dois Conselhos que seguiram na mesma linha e adotaram a mesma medida preventiva, são o Comdecon (participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), através de comunicado assinado por seu presidente, Carlos Eduardo da Silva e o Comupi (Conselho Municipal de Pessoa Idoso), através da sua presidente Ligia Leal Adrian. As reuniões e decisões deliberativas durante esse período emergencial serão feitas através de e-mails e outras formas eletrônicas.