Email  

Saúde

Saúde realiza “fumacê” na Região Leste

 Novo Fumace original

        A Secretaria de Saúde segue com várias ações no combate à dengue. A cidade já registrou, até o momento, 1.438 casos positivos da doença e três óbitos.

     Para reforçar o combate ao mosquito transmissor, nesta semana o “fumacê” foi intensificado. Na segunda-feira, parte dos bairros Jardim Paulista e Bueno receberam o carro da nebulização. As ações vão se estender até quinta-feira, 28. Nesta terça-feira, o Jardim Paulistano receberá o serviço, a depender das condições climáticas.

     Na quinta-feira, 28, encerrando as ações de “fumacê” da semana, será a vez dos bairros Consolação e Jardim São Vicente. De acordo com a Vigilância em Saúde, os locais foram escolhidos por apresentarem maior número de casos confirmados da doença.

     Além do “fumacê”, os agentes de vetores seguem realizando as visitas de rotina, casa a casa e em estabelecimentos comerciais para orientação e conscientização da população sobre a importância da autovistoria e eliminação de criadouros.

Saúde realiza Campanha Multivacinação em creches municipais

 Vacinacao Creches original

     Como forma de incentivar e facilitar a vacinação em crianças na faixa etária entre 4 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, a Secretaria de Saúde realiza, a partir desta terça-feira, 26, a Campanha de Multivacinação nas 85 creches do município. O objetivo é oferecer aos pais e responsáveis a oportunidade de imunizar as crianças no horário em que forem buscá-las nas unidades, a partir das 16 horas.
    A vacinação acontecerá na presença dos responsáveis. Basta que eles levem a carteira de vacinação dos filhos matriculados nas respectivas unidades para que o documento possa ser conferido e atualizado.
    De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, estarão disponíveis ao longo do mês todas as vacinas do calendário: Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica e Covid-19.

     A ação terá início na creche Instituição “Joanna de Ângelis”, nesta terça. Na quarta-feira, a imunização ocorrerá na Creche Maria Umbelina de Souza. E, na quinta-feira, na Creche Escola “Rafael Felipe Bastianini Marques”.
      A Secretaria de Saúde adotou outras medidas para incentivar e facilitar a vacinação. Entre elas, a ampliação do horário das salas de vacina das Unidades Básicas até às 19 horas.

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira

 Vacinacao Campanha original

           A Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 25, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontecerá até 31 de maio.
      Nesta primeira etapa da campanha, serão atendidas as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (que deverão apresentar certidão de nascimento da criança, cartão de gestante e documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (deverão levar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo doença respiratória crônica, cardíaca crônica, doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; pessoas em situação de rua; adolescentes e jovens menores de 18 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
      A vacina contra a Influenza estará disponível nas seguintes UBSs: Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
      Os ESFs (Estratégias Saúde da Família) do Esmeralda, Paineiras, Luiza e Palma farão a imunização das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, os públicos-alvos deverão comparecer às unidades de saúde, munidos de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de covid-19.
      A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que tomaram os imunizantes contra a covid ou contraíram a doença deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Saúde amplia acesso a serviço de Psicologia nas UBSs

 Servico Psico UBS original

      Com o objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos atendimentos de Psicologia na rede de Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura iniciou um novo sistema para o agendamento de consultas, que está em vigor deste a última semana.

     A partir de agora, as pessoas que necessitarem de atendimento com psicólogos, deverão procurar uma UBS ou ESF (Estratégia de Saúde da Família) de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 19h, tendo em mãos o encaminhamento médico da rede SUS e um documento de identidade para inserção no sistema de informação. Desta forma, semanalmente, serão liberadas novas vagas e a equipe da UBS irá convocar novos pacientes, que estão aguardando por atendimento, avaliando a data em que a pessoa solicitou a vaga, dia do encaminhamento e grau de prioridade que o médico estabeleceu. O contato será feito através de telefone, por isso é essencial que as pessoas mantenham o seu cadastro atualizado.

     Anteriormente, o agendamento era feito uma vez por mês, em dia determinado, onde as pessoas entregavam o encaminhamento na unidade e a quantidade de agendamentos era feita conforme o número de vagas liberadas para aquele mês.

     O atendimento de Psicologia é prestado em todas as 16 UBSs, sendo: Aeroporto I, Aeroporto III, Ângela Rosa, Brasilândia, Guanabara, Estação, São Sebastião, Luíza, Leporace, Santa Clara, Santa Terezinha, Horto, Planalto, Paulista, Paulistano e Progresso.

     Segundo a Secretaria de Saúde, a Atenção Básica visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao Sistema, inclusive das pessoas que demandam um cuidado em saúde mental. Quando se fala do trabalho do psicólogo neste nível de atenção, entende-se que a atuação não deve se limitar a uma prática curativa e individualizada, mas também se pautar em ações que promovam a autonomia, conscientização e empoderamento dos indivíduos e comunidades, oferecendo a possibilidade de promover mudanças em suas vidas.

     Além das psicoterapias (individuais e em grupo) os psicólogos também oferecerão Grupos de Apoio nas unidades. Este grupo é aberto e tem o objetivo desenvolver ações de promoção de saúde mental e acolher os pacientes que aguardam por atendimentos. A participação no Grupo de Apoio é aberta e livre, respeitando o desejo do paciente. Mais informações sobre dias e horários, poderão ser obtidas na UBS mais próxima da casa.

     Ainda de acordo com a secretaria, em 2023 foram realizados 25.714 agendamentos de Psicologia, sendo que a média mensal é de 1.545 atendimentos.

Saúde cria canal de WhatsApp para diminuir ausências em consultas

 Design sem nome 5 original

     A Secretaria de Saúde criou e já está em funcionamento o sistema de confirmações de consultas agendadas para pacientes na rede municipal. Através do aplicativo de mensagens WhatsApp, os francanos que agendam consultas com especialistas no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) estão recebendo, com uma semana de antecedência, mensagens de confirmação de seus atendimentos, contendo o nome da especialidade, data, horário e local da consulta. A mensagem informa ainda que é apenas uma notificação e lembrete sobre o atendimento, que não há necessidade do paciente responder. O aviso é enviado através do telefone (16) 3711-9592, da Secretaria de Saúde, utilizado apenas para esta finalidade.

     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que esta medida visa aperfeiçoar cada dia mais o atendimento prestado pelo município, evitando que as pessoas 'esqueçam' a data de agendamento das consultas, contribuindo também para a redução do absenteísmo de pacientes nos procedimentos. Segundo ela, a secretaria registra uma média de 21% de faltas em consultas de especialidades e cerca de 35% na ginecologia. "Queremos garantir que cada pessoa tenha acesso rápido e fácil às informações necessárias para cuidar da sua saúde", afirmou.

     De acordo com a secretária, o sistema está em pleno funcionamento e para garantir que ele continue tendo o resultado esperado é essencial que a população mantenha o cadastro sempre atualizado, com endereço e telefones de contato, procurando uma das UBS's (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. "Queremos reforçar a importância de manter seus contatos sempre atualizados em nossos registros, para que todos possam usufruir plenamente desse novo serviço", reforçou.

     Atualmente, são prestados cerca de 16 mil consultas e atendimentos em 21 especialidades, por mês, no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que funciona na Vila Santa Eugênia. A nova unidade do NGA está em construção no Jardim Botânico, na Região Sul.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais