Email  

Saúde

Saúde destaca a importância do diagnóstico precoce da Sífilis

 pexels los muertos crew 8460340
      A Secretaria de Saúde, a partir de análises do crescente número de casos positivos de Sífilis e Sífilis Congênita no pós-pandemia, está promovendo uma série de ações para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, por meio de suas unidades. Para este sábado, 24, com as participações da equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE), na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h, os profissionais de saúde e voluntários estarão com tendas, realizando atividades relacionadas ao assunto.
     Haverá a distribuição de material educativo “Sífilis, HIV entre outas DST”; de preservativos; realização de teste rápido para Sífilis e HIV no ambulatório C.T.A (localizado na rua General Osório, 1417,  próximo ao local da concentração) e aferição de Pressão Arterial de todas as pessoas que tiverem interesse. 
 
Importância do diagnóstico precoce da Sífilis
     A Sífilis é uma doença altamente transmissível e ainda sem vacina, mas segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, com opções de  tratamento e cura. Mas alerta que para isso, no entanto, é necessário o diagnóstico precoce. É uma doença sexualmente transmissível causada pelo Treponema pallidum, capaz de infectar praticamente todos os órgãos e tecidos, provocando as mais variadas manifestações clínicas. O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial. 
     A Sífilis e outras DSTs também têm acometido cada vez mais pessoas na terceira idade. Os números dos últimos anos atestam para essa realidade, como pode ser observado ao final. “Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, este grupo torna-se vulnerável a estas doenças. Infelizmente essas pessoas, muitas vezes, não procuram orientação por receio do julgamento devido à idade”, alerta a secretaria de Saúde.
 
Formas de transmissão
     A transmissão da Sífilis acontece durante todas as formas de contato sexual, por meio de pequenas lesões da pele e mucosas, genitais ou extragenitais. Raramente é transmitida por transfusão sanguínea ou pela placenta. O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial.
     Em Franca, por meio da Secretaria de Saúde, os usuários podem encontrar esse exame disponível no CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada) - CTA/SAE. A orientação para as pessoas que tiveram contato sexual sem proteção, caso haja a manifestação de algum sintoma característico da doença, é para que procurem uma unidade para diagnóstico e tratamento adequados. 
     Os números epidemiológicos mais recentes na cidade, apontam uma evolução de pessoas contaminadas com a Sífilis, especialmente, em gestantes. Em 2020, houve o registro de 20 casos confirmados, no ano seguinte, 43 e este ano, até setembro, 45 diagnósticos positivos da doença.
     Com relação a Sífilis Congênita, a situação não é diferente, com 13 casos confirmados em 2.020, 21, no ano seguinte e 27 até este mês. Da Sífilis não especificada, os números são maiores, daí a importância dessa campanha de esclarecimento e conscientização sobre o diagnóstico prévio. Em 2020, houve o registro na cidade de 74 casos, 161 no ano seguinte e mais que o dobro até este mês em 2022, ou seja, 323 casos.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 22, que contará com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada nas UBS's Leporace, Santa Clara e Planalto, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Estação, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Ângela Rosa, no horário das 8 às 19h.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Paulista, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª E 2ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira e a segunda doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1 e Horto, no horário das 8 às 19h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 09 21 at 15.50.01
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quinta-feira, 22, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Progresso, Guanabara, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3, São Sebastião e Brasilândia, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Ângela Rosa, Estação, Leporace, Paulista, Horto, Aeroporto 1, Santa Clara e Planalto, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Progresso, Guanabara, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3, São Sebastião e Brasilândia, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Saúde alerta para baixa imunização de crianças contra Covid

 DSC 2466
     A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 20, um levantamento que apontou a baixa imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a Covid-19, na cidade. 
     Segundo as informações, até a última sexta-feira, apenas 449 crianças receberam a primeira dose da vacina Coronavac e de acordo o Ministério da Saúde, a estimativa do público alvo nesta faixa etária, na cidade, é de 9.466 crianças.
     Com o objetivo de reforçar a importância da vacinação para os pais e responsáveis por crianças atendidas nas creches parceiras do município, as Secretarias de Saúde e Educação irão promover nesta quarta-feira, 21, às 17h15, uma live com o médico pediatra, que integra a equipe da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior. 
     A transmissão será feita pelo canal do Youtube do Centro Municipal de Formação Continuada https://www.youtube.com/channel/UCTHzyuDbTpc1uD7wtpNOLrg/about e poderá ser acompanhada por todos os pais e responsáveis pelas crianças e  creches do município.
     Durante a apresentação, o médico Homero Rosa Júnior, irá abordar sobre a importância da vacinação para as crianças de 3 e 4 anos, contra a Covid-19, tendo em vista que é uma faixa etária que apresenta o sistema imunológico em desenvolvimento e que não têm capacidade total de enfrentar a doença. "Temos com isso, a oportunidade e a possibilidade de evitar que o vírus possa trazer consequências de doenças mais graves, ao longo do tempo, lembrando que o vírus está controlado, mas sofre mutações com o tempo, daí a necessidade de proteger as nossas crianças com anticorpos, através da vacinação", garantiu o pediatra. 
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforçou o convite para que os pais e responsáveis, que têm crianças nesta idade nas creches, participem dessa transmissão ao vivo, onde receberão informações importantes sobre a vacina e poderão tirar as dúvidas durante a apresentação. 
     Segundo ela, a próxima etapa será a realização de um planejamento, junto à Secretaria de Educação, visando a intensificação da imunização nas creches, mediante a autorização dos pais, semelhante a busca ativa realizada para a aplicação das vacinas Influenza e Poliomielite, cujo resultado alcançado foi positivo. "Precisamos intensificar a vacinação das nossas crianças contra a Covid-19, oferecendo mais segurança e saúde para todos. A vacina é gratuita, segura e está à disposição de todos, diariamente, nas unidades de saúde", comentou ela. 
     Na faixa etária de 5 a 11 anos, 23.485 crianças receberam a primeira dose da vacina e 15.803 tomaram o reforço.
     Ainda, de acordo com a secretaria, até a última sexta-feira, foram aplicadas o total de 845.559 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 320.461 para a primeira dose, 289.795 para a segunda, 175.213 referentes a terceira dose e 59.641 para a quarta dose. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para o período de 19 a 21 de setembro, que contará com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada nas UBS's Santa Clara, Planalto e Leporace, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Estação, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Ângela Rosa, Paulista, Aeroporto 1 e Horto, no horário das 8 às 19h.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais