O auditório da Secretaria da Educação esteve cheio nos dois períodos nesta sexta-feira, 8, durante um encontro que faz parte do programa preventivo Saúde e Prevenção nas Escolas
O auditório da Secretaria da Educação esteve cheio nos dois períodos nesta sexta-feira, 8, durante um encontro que faz parte do programa preventivo Saúde e Prevenção nas Escolas
O Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas) divulgou o resultado dos vencedores do II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas que teve como tema: “Drogas: como agir para prevenir?”. O concurso contou com a participação de 1.058 estudantes de 15 escolas com alunos do 5º ano e no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas de Franca.
Serão premiados três alunos que participaram com trabalhos nas categorias: tirinha, texto informativo e texto argumentativo-dissertativo. Os estudantes serão premiados com uma bicicleta. A premiação está marcada para o dia 25 de novembro às 9 horas no Auditório da Secretaria de Saúde.
Trabalhos vencedores
1ª Categoria: ‘Tirinha’
Aluno: Maria Clara Batista (5º ano)
Escola: EE Prof.ª Suzana Ribeiro Sandoval
2ª Categoria: ‘Texto informativo’
Aluno: Wanderson Pereira Dias (8º ano)
Escola: EE Prof.ª Maria Pia Silva Castro
3ª Categoria: ‘Texto Argumentativo-dissertativo
Aluno: Melissa Garcia Marques (1ª série do Ensino Médio)
Período de muito calor e chuva, contribuem para aumentar o índice de aparição de escorpiões. Como eles vivem principalmente em esgoto, eles em busca de alimento como barata e grilo. Cuidados simples podem manter escorpiões longe de casa.
É preciso criar barreiras para evitar os escorpiões. Quem mora em casa deve manter o quintal sempre limpo e com todos os ralos tampados. Frestas em paredes e muros devem ser tampados. É preciso ter cuidado também ao usar sapatos que estejam no chão e observar brinquedos que costumam ficar soltos pelo quintal.
Outra dica é colocar um pano, no período da noite, embaixo da porta que dá para o quintal. Tampe também os ralos do banheiro e área de serviço. Nunca acumule lixo tando dentro de casa como no quintal. Além disso, terrenos baldios podem contribuir para proliferação de escorpiões, por isso devem estar sempre limpos.
E, se mesmo com todos estes cuidados, aparecer escorpião é preciso ter alguns cuidados para não ser picado. Em hipótese alguma tente pegar o escorpião com a mão ou matá-lo com o pé. Entre em contado com a Vigilância Epidemiológica para receber todas as informações necessárias pelo telefone: 3711-9484.
Em caso de picada, é preciso ir para um hospital o mais rápido possível. Não lave o local da picada nem passe álcool ou qualquer tipo de produto. O atendimento é feito em hospitais, Pronto-Socorro e UPAs, mas o soro fica na Santa Casa que é acionada quando chega um paciente. A gravidade varia conforme local da picada e sensibilidade da vítima.
Entre janeiro e novembro, a Vigilância Epidemiológica registrou 176 reclamações de moradores que encontraram escorpião (dentro de casa ou em terreno), sendo 9 somente no Residencial Zanetti. No mês de outubro, foram 33 e em novembro (até o dia 7), foram 16 reclamações.
Cuidados:
1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.
2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.
3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.
4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.
5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.
6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.
O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), desenvolvido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Direção Regional de Ensino (Secretaria Estadual da Educação), realizam nesta sexta-feira, 8, um encontro no auditório da Secretaria da Educação com cerca de 800 estudantes. A programação começa às 8 horas, com a exibição de um espetáculo teatro da Cia de Teatro Paulista, com a peça ‘O Seu Azul Ninguém de Tira’, que será exibida em duas sessões.
Esse programa é realizado durante o ano todo nos estabelecimentos de ensino do Estado, com a participação em média de 20 estudantes chamados de monitores que recebem as orientações e tem o papel de compartilhar essas informações junto aos colegas. A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está proporcionando toda a estrutura de transporte e lanche aos participantes que serão distribuídos em dois grupos de 400 alunos em cada turno.
A segunda sessão da peça teatral será encenada a partir das 10 horas. Dois outros eventos estão previstos para este final de ano, além desse que ocorre no auditório da Educação (rua Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550). Um deles será no dia 4 de dezembro, em uma escola estadual a ser definido e outra atividade fechando a programação antes do dia 20 do mesmo mês.
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Saúde, preparou para o próximo sábado, dia 9, uma grande movimentação na Praça Nossa Senhora da Conceição em prol da campanha Novembro Azul. Equipes estarão à disposição para orientar a população, principalmente masculina, sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata. O intitulado “Dia D”, acontece a partir das 9 horas.
Na ocasião, os alunos de medicina da Universidade de Franca vão aferir pressão gratuitamente. As ações contam com informativos sobre o câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.