A Prefeitura de Franca firmou um convênio, na tarde desta segunda-feira, com o Complexo Santa Casa e lançou o programa Zera Fila
A Prefeitura de Franca firmou um convênio, na tarde desta segunda-feira, com o Complexo Santa Casa e lançou o programa Zera Fila
Em parceria com o Governo Federal a Prefeitura receberá no começo de outubro a Carreta de Hanseníase, que estará estacionada por 5 dias em área ao lado do Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na Vila Imperador. A informação foi transmitida pela Secretaria Municipal de Saúde, observando que trata-se do Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW e o apoio da Prefeitura de Franca e do Governo do Estado de São Paulo.
O atendimento à população será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, das 8 às 14 horas no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal, mediante um trabalho de busca ativa que será realizado por equipes junto à recepção durante todo o dia. As pessoas serão abordadas e convidadas a participar da triagem e realização dos exames preliminares se houver necessidade. Havendo o diagnóstico da hanseníese o paciente será orientado e encaminhado para o tratamento adequado.
A Carreta chegará na cidade no dia 3 de outubro. Nos três primeiros dias o trabalho será voltado para a formação e capacitação dos profissionais de saúde, da rede pública e instituições parceiras. A Carreta é equipada para funcionar como uma Unidade de Saúde. O atendimento nesses dois dias será feito pelos profissionais da rede municipal de Saúde, em parceria com o Centro Uni-Facef.
Dentre os objetivos com essa ação, estão o de capacitar os profissionais da atenção básica para diagnóstico precoce da doença e instigar a formação continuada de profissionais da saúde em relação a Hanseníase e informar a população sobre os aspectos clínicos e sociais da doença. Os usuários de toda a rede de UBS, ESF e Ambulatórios também serão orientados a respeito da presença desse serviço e, querendo, poderão se dirigir ao local que serão submetidos a triagem nesse dois dias de atendimento ao público.
O propósito desse trabalho conduzido por um núcleo executivo de serviços criado pela Prefeitura é proporcionar maior conforto aos funcionários da repartição e em especial, aos usuários, já que havia meses que o equipamento não recebia uma manutenção adequada.
Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.
Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”, que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento. Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.
Números preocupantes
Os números deste ano, apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.
O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.
Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal. Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal. Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.
Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.
Em uma ação integrada com as participações de profissionais da Secretaria de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental, psicólogos, voluntários do CVV e membros da Unimed e do grupo Ame Sua Vida, está programado para este sábado uma grande mobilização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro, a partir das 9 h. Trata-se de mais uma atividade do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, em que o tema escolhido é ‘Falar é a melhor solução’, com profissionais aptos a conversar, orientar e compartilhar informações dos serviços disponíveis para quem se encontra enfrentando algum drama pessoal.
A movimentação será realizada das 9 às 13 horas, consistindo na distribuição de folhetos e abordagens das pessoas, com esclarecimentos sobre locais em que poderão encontrar apoio. Segundo uma das pessoas envolvidas na organização, a ideia é espalhar gente com camisetas da campanha nas duas praças, Barão e Nossa Senhora, objetivando abranger durante o trabalho o máximo pedestres, considerando que o local naturalmente acolhe gente de todos os bairros e mesmo das cidades da região.
Com o Festival Literário sendo realizado no mesmo espaço e outras atrações ao lado da Fonte Luminosa a expectativa é de público recorde circulando nessa região nesse próximo sábado.