A Carreta da Hanseníase estará Franca, a partir desta quinta-feira,3, onde permanecerá até o dia 8 ao lado no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz”
A Carreta da Hanseníase estará Franca, a partir desta quinta-feira,3, onde permanecerá até o dia 8 ao lado no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz”
Outubro passou a ser conhecido como um mês marcado por ações preventivas com o intuito de informar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo do útero. A Praça Nossa Senhora da Conceição é o local escolhido para receber a ação deste ano do Outubro Rosa realizada pela Secretaria de Saúde em conjunto com o Hospital do Câncer. A ação será oferecida gratuitamente no próximo sábado, 5, das 9 às 13 horas.
As atividades terão início às 9 horas com uma apresentação de Dança Circular e de uma aula gratuita de zumba. Para animar ainda mais o público, será ministrada uma oficina de escultura de bexiga, exposição de carros antigos e oferecido um café com apoio da Cocapec. As mulheres receberão informações sobre o câncer e poderão tirar todas as suas dúvidas. Também poderão aferir pressão. Serão distribuídos panfletos explicativos. A ação será desenvolvida pela equipe da Secretaria de Saúde com apoio de estudantes da Unifran e da Santa Casa de Misericórdia. As equipes serão formadas por 30 alunos da Unifran do segundo ano de Medicina, 30 alunos do Colégio Gandolfi e do Centro Voluntários da Santa Casa.
Outra ação será realizada pela Secretaria de Saúde no dia 26 de outubro, das 7h30 às 12 horas, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Vila São Sebastião e Jardim Aeroporto III. O projeto Prevenção do Câncer de Mama será desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Voluntários da Santa Casa, Hospital do Câncer e Unifran.
A Secretaria de Saúde prepara a realização de uma Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo no mês de outubro
O Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas), atualmente ligado à Secretaria de Saúde, abrirá em outubro as inscrições para o II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas tendo como tema: “Drogas: como agir para prevenir?”. Podem participar alunos da rede pública e particular de Franca. O período de inscrição vai de 28 de outubro a 1º de novembro.
Os estudantes poderão se inscrever em uma das três categorias: tirinhas (para alunos do 5º ano do fundamental), redação - texto informativo (alunos do 8º ano do fundamental) e redação - texto dissertativo argumentativo (alunos do 1º do ensino médio). Cada estudante poderá participar apenas com um trabalho que deverá ser produzido dentro de sala de aula.
Os trabalhos deverão ser entregues na Diretoria de Ensino no setor do Núcleo Pedagógico situado na rua Benedito Maniglia, 200, Vila Chico Júlio. Os resultados serão divulgados a partir do dia 11 de novembro. O aluno que contabilizar a maior pontuação em cada categoria ganhará uma bicicleta 18 marchas. A entrega está prevista para o dia 25 de novembro na Casa da Cultura.
A Prefeitura dará mais um passo neste sábado, 28, em seu esforço para reduzir ao mínimo a lista de esperada para cirurgias de catarata. A Secretaria de Saúde realizou a triagem nos últimos dias e fez contato com cada um dos 38 pacientes. Um ônibus sairá da cidade às 6 horas, do estacionamento do Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz”, para levá-los com destino à Santa Casa de Pedregulho, onde serão feitos os procedimentos.
Eles serão levados e trazidos logo após o término das cirurgias pelo ônibus fornecido pela Prefeitura. Todos eles serão orientados sobre o pré-operatório pelas equipes do próprio hospital do procedimento.
Os pacientes permanecerão na Santa Casa de Pedregulho após o procedimento para acompanhamento do pós-operatório. O retorno será feito no final da tarde. Além disso, os pacientes serão levados para o retorno conforme agendamento feito pelo hospital. Este é o terceiro Mutirão de Catarata realizado pela Prefeitura e com isso quase 200 pacientes foram contemplados com a cirurgia.
Segundo as informações do secretário de Saúde, José Conrado Netto, os atendimentos continuam com outras instituições hospitalares visando a realização de outras cirurgias, cujo objetivo e zerar a fila de espera dos pacientes que procuram a rede pública.