Email  

Saúde

Economia e meio ambiente unem servidores da Saúde

 

canecas03 Medium

     Iniciativa dos servidores da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Jarbas Spinelli, na Vila Santos Dumont (Estação) e na UBS Dr. Samuel Pereira de Almeida, da Vila São Sebastião, traz economia aos cofres públicos e proteção ao meio ambiente. Com o slogan “Saúde Saudável”, a ideia dos funcionários logo ganhou adesões e segue de vento em popa, tendo como premissa eliminar o uso de copos descartáveis, diminuindo despesas e valorizando a proteção ambiental. 

     Para isso, foram confeccionadas, em material especial de baixo custo, canecas personalizadas com nomes dos servidores e o slogan da campanha. O resultado é que nas 2 UBSs mais de 300 copos descartáveis, em média, deixaram de ser utilizados diariamente.

     A economia financeira não foi contabilizada ainda, mas tende a aumentar com novas adesões e aplicação dessas práticas em outras repartições. A proposta, como sugere uma das idealizadoras, está aberta e pronta para quem desejar se juntar ao esforço em prol de uma vida mais saudável e ambientalmente equilibrada.

     Contatos e outras informações podem ser obtidas nas duas UBSs - da Estação pelos fones 3723 9279 3701 8687 e Vila São Sebastião, fones 3720 8810 e 3701 0304.

Prevenção ao câncer bucal é levada para rede pública

 

examebucal01 Medium

     A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, a semana passada, ações pontuais na Rede Básica de Saúde para prevenção ao Câncer Bucal. Aproveitando a Campanha de Vacinação, a secretaria oferece, nas UBSs, orientações sobre a doença e avaliações preventivas feitas pelos dentistas das unidades. As ações são direcionadas, principalmente, para pessoas acima de 60 anos de idade.

    Segundo Sônia Pucci, diretora da unidade do Aeroporto IV, a iniciativa teve início na UBS do Jardim Aeroporto 3, na região Sul, e na UBS do Parque Progresso quando equipes de coordenação e dentistas reservaram parte de seu tempo para bate-papos informais sobre o Câncer Bucal com o público que aguardava nas recepções. Como o resultado da experiência foi muito bom, com os pacientes se mostrando muito interessados e satisfeitos com o atendimento extra, a iniciativa terá continuidade consistindo em ações de distribuição de material gráfico, orientação e estímulo para o autoexame e autocuidado em saúde bucal.

 

    Prevenção é o melhor remédio

    O secretário municipal de Saúde Rodolfo Moraes Silva reforça que o grau de envolvimento dos profissionais das Unidades e dos dentistas tem sido de extremo valor na mobilização. Ele reitera que a prevenção é a melhor solução de males maiores que possam advir e, atenta a alguns cuidados, qualquer pessoa pode fazer uma prevenção eficaz.

    O câncer bucal é formado por tumores malignos que acometem a cavidade oral, ou seja, a boca e a orofaringe, que é parte da garganta, posterior à boca. Conforme explicações contidas em folhetos ilustrativos que estão sendo distribuídos, o autoexame deve ser iniciado pelos lábios, depois bochecha e língua, com observações sobre cor, odor e qualquer outra alteração percebida nestas regiões.

     Esse tipo de câncer pode se manifestar sob a forma de feridas que não cicatrizam, na boca ou lábios, também por caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida e dor na garganta que não melhora, entre outros.

     Dados relevantes indicam que o tabaco está associado a 90% dos casos de câncer oral em homens e 60% em mulheres, enquanto o álcool envolve em torno de 55%.

     Nas avaliações nas UBS, havendo algum diagnóstico o paciente é orientado e encaminhado para o tratamento adequado.

Secretaria de Saúde de São Paulo limita vacina contra gripe a grupos prioritários

 

vacina

     Embora tenha ampliado os grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de São Paulo não acompanhou a orientação do Ministério da Saúde em liberar a vacina contra a gripe Influenza para toda a população. Dessa forma, a Vigilância Epidemiológica de Franca, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, atendendo recomendação do Governo de São Paulo, continua com a vacinação apenas para os grupos definidos como prioritários, seguindo com a campanha até sexta-feira, dia 9 de junho.

     Dados informados pela Vigilância contabilizavam pouco mais de 56,7 mil pessoas imunizadas em Franca até o dia 31 de maio, o que representa algo em torno de 65% da meta da cidade.

     Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o governo paulista optou pela não ampliação em virtude de ter atingido, até o dia 31 de maio, uma cobertura de 74,2% da meta estadual, muito próxima, no entender do governo, da meta nacional de 90% recomendada pelo Ministério. Ainda conforme a Secretaria Estadual, foram feitas no Estado 9,3 milhões imunizações, de um total de 13,8 milhões de doses distribuídas aos municípios paulistas. Uma liberação para toda a população colocaria em risco o atendimento para os grupos prioritários e não atenderia a demanda da população.

     Em Franca, a vacinação segue normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 10h às 16h. Espera-se que 31 mil pessoas busquem pela vacina até o encerramento no dia 9, já que a estimativa do público alvo na cidade é de 88 mil pessoas, sem contar os dois recentes grupos que foram incorporados na última semana: os educadores e indígenas.

     Estão entre os grupos prioritários: 

- Crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade:

 

  • - Trabalhador da saúde,
  • - Gestantes
  • - Puérperas
  • - Indígenas
  • - Idosos
  • - Professores Ensino Básico e Superior
  • - Com morbidades – pessoas acamadas sem condições de locomoção       
  • - Policias Militar e Civil
  • - Bombeiros
  • - Funcionários do Poupa Tempo
  • - Funcionários dos Correios
  • - Defesa Civil
  • - Ministério Público (Promotores)
  • - Procuradoria Geral (Procuradores)
  • - Defensoria Pública (Defensores)
  • - Policia Federal e Guarda Municipal
  • - Doadores de Sangue e de Medula
  • - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns
  • - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua
  • - Cuidadores de idosos 
  • - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior
  • - Funcionários das Creches
  • - Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduos
  • - Educadores
  • - Indígenas

   Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, telefone (16) 3711-9435.

Altos números de atendimento na saúde impressionam audiência

 

quadro de consultas médicas maio 17

     Os altos números de atendimentos realizados no primeiro quadrimestre deste ano pela Rede Municipal de Saúde e divulgados pelo secretário da pasta Rodolfo Moraes Silva na audiência pública realizada no dia 31 de maio, impressionaram muitos dos que acompanharam a exposição.

     De acordo com o Secretário, foram feitos 416 mil atendimentos durante o período, das quais, mais da metade, se concentraram em 4 unidades, sendo duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e nos dois Prontos Socorros, Adulto e Infantil. Nessas 4 repartições passaram mais de 245 mil pacientes (59% do total); pela Rede de Atenção Básica, representadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), foram 107 mil atendimentos e outras 64 mil pessoas passaram pelo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) e pelo AME (Atendimento Médico Especialidades).

     A audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal, durante a qual, por mais de 2 horas, o secretário expôs em um telão, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, a origem dos recursos e demonstrativo das despesas, incluindo transferências, investimentos, reformas e demais serviços oferecidos pelos mais de 1,5 mil funcionários vinculados ao setor de saúde do município.

     Na conversa com o público, com muitas intervenções e esclarecimentos prestados, o secretário destacou o fato de a prefeitura estar presente em praticamente todas as regiões, com instituições e serviços funcionando 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, entre eles, os Prontos Socorros, as UPAS e também os atendimentos de emergência, com destaque para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

SAMU, assim como um anjo, atua sem ninguém ver

 

samu2 Medium

     O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende pelo número 192, é uma instituição pública do Ministério da Saúde, ambientado no SUS (Sistema Único de Saúde) nacional, atuando em grande parte dos municípios brasileiros através de convênio firmado com as prefeituras.

     Segundo a Diretora da Divisão de Coordenação do SAMU em Franca Cacilda Barsanulfo Ribeiro, muitas ações do SAMU passam despercebidas para a população, que acaba por achar que os inúmeros atendimentos diários que a entidade realiza são feitos por outras instâncias como ambulâncias de hospitais particulares, convênios e bombeiros. “Todos os atendimentos de emergência, não importa por quem sejam realizados, são fundamentais para a preservação da vida e todas as instituições que os fazem são anjos protegendo as pessoas. O SAMU é um desses anjos que está presente na maior parte dos acidentes na cidade”, diz a diretora.   

     Cacilda lembra também que o SAMU atende a chamadas de qualquer telefone, gratuitamente, inclusive de celulares, o que facilita sobremaneira o atendimento. Segundo a dirigente, oferece também treinamentos em escolas e comunidade através do NEU (Núcleo de Educação de Urgência), sempre de forma gratuita. Ainda conforme a diretora, é importante que ao chamar o SAMU, a pessoa permaneça junto à vítima, informe ao atendente o que vê, respondendo às perguntas do médico regulador e aguarde a chegada da ambulância.

     O que é o SAMU 192?

     O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

     O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

     Como funciona o SAMU 192?

     O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.            

     O SAMU 192 é um serviço móvel com as ambulâncias distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

     Nas grandes cidades ou quando se exige, as unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

     Quando chamar o SAMU 192

  • -Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • -Em casos de intoxicação exógena - ou seja, causados por fatores externos;
  • -Em caso de queimaduras graves;
  • -Na ocorrência de maus tratos;
  • -Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • -Em casos de tentativas de suicídio;
  • -Em crises hipertensivas;
  • -Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • -Em casos de afogamentos;
  • -Em casos de choque elétrico;
  • -Em acidentes com produtos perigosos.
  •      Medidas em caso de acidente:
  •      Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento
  • -Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
  • -Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • -Sinalize as vias com galhos de arvore, triângulo de sinalização etc;
  • -Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • -Não dê água aos acidentados.

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/951-sas-raiz/dahu-raiz/forca-nacional-do-sus/l2-forca-nacional-do-sus/13407-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais