Email  

Meio Ambiente

Prefeitura reforça limpeza em áreas públicas

 Area Limpeza original

        A Secretaria de Meio Ambiente segue com equipes de limpeza distribuídas em diversas regiões da cidade. O trabalho é realizado em praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas, realizando podas e a recolha dos resíduos gerados.

     Nesta quinta-feira, 7, as equipes trabalharam na Avenida Dr. William Azzuz, compreendendo o canteiro central, a partir do Jardim Redentor até Miramontes; na praça do Jardim Consolação e adjacências; rua Canadá; Distrito Industrial; Praça das Bandeiras; Parque Caxambu, na Vila Santos Dumont; e rua Dr. Carrão.

     No Villagio Mundo Novo, foram feitos serviços de pintura de guias e raspagem de ruas, para remover terra, lixo doméstico, restos de construções e outros objetos.

Meio Ambiente recolhe cerca de 200 metros cúbicos de materiais em áreas públicas por dia

 Meio Ambiente Lixo original

         A Secretaria de Meio Ambiente realiza, diariamente, a limpeza de áreas públicas, onde há concentração de lixo e outros materiais descartados de maneira irregular. Neste sentido, conta com equipes, 4 caminhões e 3 máquinas Pá-carregadeiras para a execuçção dos serviços em mais de 100 em locais. Por dia, em média, são recolhidos em torno de 200 metros cúbicos de resíduos, onde grande parte deles é composta por lixo domiciliar, que poderia ser destinado a coleta regular. Cada caminhão transporta cerca de 12 metros cúbicos.
      Nestes pontos de transbordo, as equipes encontram também uma grande parte de restos de construções, cuja destinação correta deve ser para os Ecopontos, sem nenhum custo. Atualmente, a Prefeitura conta com 3 locais em operação, nos bairros City Petrópolis, Jardim Portinari e Parque das Esmeraldas. Outra unidade está em construção no Jardim Luíza.
Fiscalização
      Enquanto mantém estas intervenções diárias de limpeza, a Guarda Civil Municipal realiza fiscalizações para coibir esta prática. As multas podem chegar a até R$ 10 mil.
      Patrulhamentos são feitos, diariamente, por toda cidade, com maior foco nas margens de avenidas ou rodovias de acesso ou saída da cidade, como no Residencial Zanetti, City Petrópolis, rodovia Nelson Nogueira, Jardim Ipanema, Nova Franca, Parques do Horto/Leporace, Jardim do Éden, entre outros.
      As denúncias podem ser feitas diretamente na Guarda Civil, através dos telefones 153 ou (16) 3724-1033.
Serviços:
      Os 3 Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19h e aos domingos, das 8 às 13h:
- City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200);
- Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341);
- Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411).
      Nos Ecopontos, podem ser descartados resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³/dia por pessoa) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis, móveis, utensílios afins e eletroeletrônicos. Os restos de construção e inservíveis são destinados ao Aterro Sanitário. Os demais são separados e destinados para a Central de Reciclagem, no Distrito Industrial, gerando receitas para a Cooperfran, entidade que administra as unidades, habilitada através de chamamento público e seus cooperados.
      Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.

Meio Ambiente intensifica serviços de limpeza

 Limpeza original

           A Secretaria de Meio Ambiente está com os serviços de roçada, limpeza e recuperação das áreas públicas em diversos bairros da cidade.
      Nesta quarta-feira, 28, foram feitas limpezas envolvendo podas e raspagens de calçamentos na avenida Major Nicácio, na parte do bairro São José e Centro, na avenida Hélio Palermo, entre os Jardins Boa Esperança e Jardim Paulista, além dos canteiros da avenida Dom Pedro, no bairro Itambé.  Na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, altura da cachoeira, entre os Jardins Veneza e Consolação, também está sendo feita uma manutenção geral, bem como nos bairros Palermo City e Pulicano, na Região Oeste.
Recolha agendada
      A Secretaria de Meio Ambiente oferece também o serviço de recolha agendada, onde o interessado deverá enviar mensagem para o número (16) 3711-9440, indicando o endereço e o tipo de material que deseja descartar.

'Arrastão da Limpeza' recolhe mais de 34 toneladas de materiais

 Arrastao 34 toneladas original

          A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, mais um 'Arrastão da Limpeza', contabilizando 34,4 toneladas de materiais recolhidos nos 61 bairros da Região Oeste. Desde o início deste ano, foram registradas mais de 82 toneladas de inservíveis nos três arrastões realizados.
      A próxima edição está programada para o dia 30 de março, em bairros das Regiões Leste e Nordeste.
Recolha agendada
      A Secretaria de Meio Ambiente lembra que mantém fora dos Arrastões mensais, o serviço gratuito de recolha agendada de materiais inservíveis, como móveis e utensílios domésticos em geral. Basta ligar para o (16) 3711-9440, informando o tipo de material e o endereço completo.
Arrastão da Dengue
      Com o objetivo de diminuir a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue na cidade, a Vigilância em Saúde realizou no último sábado, o 2º ‘Arrastão da Dengue’, em parte dos bairros Brasilândia e Paulistano, ambos na Região Leste. Ao todo, foram recolhidas 1,1 tonelada de materiais, que poderiam se tornar criadouros do mosquito e estavam sem uso nas residências.
      De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Caio Carvalho, outros arrastões serão programados.
      Para esta terça, 27, está programado o 'Fumacê' nos bairros Vila Santos Dumont e Califórnia, a partir das 18h. A orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas para a fumaça entrar nas residências e eliminar o mosquito. Vasilhas de comida e água de animais de estimação devem ser tampados. Caso chova, a ação será reprogramada.  
      Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, foram confirmados até o momento, 767 casos da doença e o óbito de um homem de 44 anos.

Meio Ambiente recupera galerias na Av. Champagnat

 Galerias Av. Champagnat original

          Equipes da Prefeitura trabalharam nesta segunda-feira, 26, em um dos trechos da Avenida Champagnat, na recuperação da rede de galerias parcialmente danificadas pelas chuvas.
      O serviço foi conduzido com a interdição de meia pista, compreendendo a retirada e a reinstalação de seis tubos de concreto, que se desconectaram em virtude das recentes chuvas. Houve a necessidade do corte no asfalto para a retirada e interligação da tubulação, serviço concluído no início da tarde desta segunda-feira. Foi feita a compactação do solo para aplicação de novo asfalto por parte da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais