Meio Ambiente

Conferência do Meio Ambiente elege delegados para fase estadual

Conferencia Meio Ambiente original
 
      Aconteceu em Franca a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o objetivo de abrir espaço para a apresentação de sugestões e propostas viáveis para os desafios climáticos.
      Os participantes votaram e apresentaram propostas dentro dos cinco eixos temáticos, sendo: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental. As 10 propostas eleitas serão levadas para a Conferência Estadual, que acontece entre os dias 3 e 14 de março.
      Dentre os presentes estavam o secretário de Meio Ambiente Nicola Rossano Costa, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Paulo César Corrêa Borges, Kaique Souza Pedaes, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca e João Baptista Comparini, vice-presidente do COMDEMA e vice-reitor do Uni-FACEF.
      Foram eleitas cinco pessoas como delegadas titulares e respectivos suplentes que representarão o município na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.
      Confira as propostas eleitas por eixo temático:
 
Mitigação
· Plantar, cuidar e manter árvores nativas no perímetro urbano, visando alcançar 50% de cobertura arbórea por quadrante, promovendo a formação de Florestas Urbanas, visando proteger e recuperar nascentes, APPs, áreas degradadas e locais com processos erosivos e incentivar implantação de jardins, pastos apícolas em áreas públicas, auxiliando a proteção da população de abelhas nativas sem ferrão.
· Ampliar a transformação de resíduos em outras matrizes energéticas, incentivando programas de compostagem urbana, projetos que utilizem embalagens com potencial total de reciclagem, e destinação final correta dos resíduos.
 
Adaptação e preparação para desastres
· Reduzir proporcionalmente o IPTU em razão da apresentação, pelo proprietário do imóvel, de projeto de captação de água (manutenção de área verde, plantio de árvores nativas e adequadas ao espaço, cisternas, telhados verdes e soluções semelhantes).
· Criar grupo civil de trabalho com apoio da Defesa Civil para intervir e prevenir situações de desastres ecológicos (como incêndios, inundações), formado por voluntários preparados pela Prefeitura Municipal. O grupo poderá utilizar redes sociais e outros meios de comunicação para informar e conscientizar a população.
 
Transformação Ecológica
· Fomentar, incentivar e financiar a criação de espaços urbanos ambientais municipais agroflorestais, com hortas comunitárias e economia circular, com foco em reciclagem de resíduos, compostagem e educação ambiental.
· Criar a obrigatoriedade de que os projetos financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação prevejam medidas de transformação ecológica, como a inclusão nos projetos de sistemas de reuso de águas de chuva, energia limpa, processos construtivos sustentáveis com incentivos de juros menores de financiamento e condições facilitadas, de acordo com a quantidade de itens sustentáveis adotados.
 
Justiça Climática
· Criar o Fórum Permanente de Justiça Climática nos municípios para envolver a comunidade nas ações de políticas públicas, com encontros, no mínimo, anuais.
· Desenvolver ferramentas tecnológicas que permitam o acesso às informações ambientais do município de maneira organizada e transparente, inclusive com ouvidoria e canal de denúncias, através de uma plataforma de comunicação online que facilite a conversão de multas ambientais em recursos destinados para instituições da sociedade civil voltadas à preservação ambiental em territórios vulneráveis.
 
Governança e Educação Ambiental
· Promover o engajamento de toda a sociedade e educar os adultos. Dar voz às crianças e adolescentes, incluindo todos os grupos, dando valor à sabedoria ancestral e à cultura através da Educação Ambiental crítica. Unir todos os fatores sociais, ambientais, humanos, energéticos. Fortalecer e mapear o terceiro setor, ONGs, Fóruns, Conselhos, iniciativa privada e indivíduos sociais.
· Fomentar a implementação da educação ambiental não formal, as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente, instituindo o Selo Azul para as comunidades e bairros que implementarem a mudança da realidade local, contando com agentes multiplicadores de conhecimentos.

Meio Ambiente segue com programação de higienização de praças

limpeza Praca 9 de Julho original
 
      Nesta segunda-feira, 27, a Secretaria de Meio Ambiente deu continuidade às ações de lavagem e higienização das praças públicas com maior circulação de pessoas. A praça Nove de Julho, no Centro, recebeu os agentes de limpeza, que utilizaram um caminhão pipa com mangueira pressurizada para lavar o local, conhecido como centro popular de compras.
      Israel de Souza, comerciante no local, ficou satisfeito com o trabalho. “Quando cheguei. eles já estavam limpando. Ficou uma beleza, limpinho. É muito bom”, comentou.
      Manoel Messias também chegou para trabalhar e encontrou a equipe de limpeza. “Ficou bom ainda mais sendo segunda-feira, porque a gente chega e geralmente está sujo. Sem dúvida é muito bom trabalhar com o ambiente limpo”, contou.
      De acordo com o Nicola Rossano Costa, secretário de Meio Ambiente, o procedimento foi acordado, junto ao Gabinete do Prefeito para que as praças sejam mantidas limpas. “Nós iniciamos pela Praça das Bandeiras. Na segunda passada fizemos a Praça Barão e, hoje, estamos na 9 de Julho. Na próxima semana será a vez da Praça do Dom Pedro e na semana seguinte, a da Estação”, explicou.
      Segundo ele, após a conclusão das obras na Praça Nossa Senhora da Conceição, o local será incluído na programação, bem como a Praça Carlos Pacheco, próxima ao Cemitério da Saudade.
      O secretário ressaltou que a população é uma grande aliada da Prefeitura nesta ação. “A gente pede que as pessoas venham junto com a gente, nos ajudem, colaborem e caso vejam algum descarte irregular, liguem para a Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil, nos números (16) 3711-9440 e 3724-1033", explicou

Conferência do Meio Ambiente será nesta sexta-feira

Conferencia Meio Ambiente original
 
      A Prefeitura realiza nesta sexta-feira, 24, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Franca. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da unidade II do Centro Universitário Uni-FACEF (avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2.400, bairro São José).
      O prazo para o recebimento das inscrições terminou na última segunda-feira e 106 pessoas se cadastraram para a cerimônia.
      O objetivo da conferência é abrir espaço para a população apresentar sugestões e propostas viáveis para os desafios climáticos.
      O engenheiro agrônomo e professor Célio Bertelli é o palestrante convidado para falar sobre a temática do evento ‘Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica’.
      Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos (Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; Governança e Educação Ambiental.)
      As cidades que participam das conferências terão a oportunidade de indicar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada localização terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior.
      Ao final, será realizada a plenária para priorização das propostas, que serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e incluídas no Caderno de Propostas, que será debatido nas Conferências Estaduais, que contarão com os delegados eleitos para representar a cidade.

Cemitério, praças e avenidas recebem manutenção

limpeza publica original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente segue com diversas frentes de limpeza atuando por toda a cidade. Nesta quinta-feira, os serviços foram realizados nas margens do Córrego dos Bagres, avenidas Miguel Sábio de Melo e Severino Meirelles, no Distrito Industrial, interior do Cemitério da Saudade, região do Jardim Aeroporto 3, na avenida César Martins Pirajá, bem como no Jardim Zelinda, residenciais João Liporoni, Meirelles e Vila Real. No Setor Sul da cidade foram feitas roçadas a partir da Vila Europa, Santa Lúcia  e Chácaras Santo Antônio. Os resíduos gerados são recolhidos e destinados para o aterro de galhos, mantido pela Prefeitura na região do City Petrópolis.       
 

Meio Ambiente recupera galerias no Jardim Petráglia

galerias Jd Petraglia original
 
      Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na recuperação de um ramal de galerias na rua Sebastião Roberto Bachur, altura do cruzamento com a rua Manoel de Freitas, no Jardim Petráglia. No local, foram registrados a  obstrução e o rompimento da tubulação.
      Cinco tubos de concreto foram removidos e substituídos. Ao término do serviço, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) foi acionada para realizar a aplicação da massa asfáltica no trecho trabalhado.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais