Email  

Meio Ambiente

12 bairros da Região Sul recebem primeiro Arrastão da Limpeza do ano

arrastao limpeza original 

    A Prefeitura confirma para este sábado, 7, a primeira edição do ano do Projeto 'Arrastão da Limpeza', abrangendo 12 bairros da Região Sul, contemplando desde a Morada do Verde ao Prolongamento do Jardim Santa Bárbara. A exemplo das ocasiões anteriores, o formato será mantido, com os caminhões começando a percorrer as ruas, a partir das 7h30, recolhendo móveis velhos e utensílios que devem ser deixados sobre as calçadas. 
    A coordenação desse trabalho é feita Secretaria de Meio Ambiente, que orienta os moradores desse setor da cidade, para que façam a separação prévia do que desejam descartar e na noite de sexta-feira, deixem sobre as calçadas. Observando que entulhos de construções não são recolhidos pelas equipes. 
    O objetivo do projeto é contribuir para manter a cidade limpa, livre de objetos que possam acumular água parada e, consequentemente, facilitando o ambiente de aparecimento das larvas do mosquito transmissor da dengue.
    Um outro alerta da Secretaria de Meio Ambiente, é que independente dos Arrastões da Limpeza, realizados sempre no último sábado de cada mês, (a exceção ocorre apenas neste primeiro mês do ano), a Prefeitura mantém um serviço gratuito, que permite o recolhimento de objetos que as pessoas tenham em casa e pretendam descartar, incluindo sofás, armários, guarda roupas, mesas e outros. Basta que a pessoa faça o agendamento pelo telefone (16) 3711-9440 e indique o endereço para o atendimento.
    Confira os 12 bairros que serão atendidos neste sábado, 7:
 
1) Morada do Verde
2) Vale da Lua Azul
3) Jardim Alvorada (anexo ao Parque Novo Mundo)
4) Parque Novo Mundo
5) Jardim Primavera
6) Parque das Árvores
7) Jardim Aeroporto I
8) Jardim Aeroporto II
9) Jardim Aeroporto III
10) Jardim Aeroporto IV
11) Jardim Aviação
12) Jardim Santa Bárbara e Prolongamento 
 

Prefeitura construirá Ecoponto no Jardim Portinari

Ecoponto Petropolis 1 
     Um Ecoponto será construído pela Prefeitura, na Região Norte da cidade, em uma área institucional localizada na Avenida Hotto Paiva, na quadra 34, do Jardim Portinari. A homologação do procedimento, no formato de Tomada de Preços, foi publicada na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial, com o nome da empresa habilitada, Gama Engenharia e Terraplenagem, cujo valor do investimento será de mais de R$ 469,5 mil.
    O equipamento, que contará com infraestrutura de controle do recebimento de pequenas quantidades de resíduos, faz parte de uma política ambiental, que objetiva facilitar o descarte de materiais feito pela população ou são gerados, em razão de pequenas reformas. 
     A Secretaria de Meio Ambiente informa que esta é a segunda unidade, tendo em vista que uma outra, já concluída, está localizada no bairro City Petrópolis e deve começar a operar em breve.
    Um ecoponto consiste uma área fechada, com tamanho que pode variar de 1.000 a 1,5 mil metros quadrados, com divisões que permitam manobras, o deslocamento das caixas coletoras e a entrada e saída dos caminhões; galpões com contêineres de menor porte para receber vidro, papelão, resíduos de eletrodomésticos e ferro; baias para outros tipos de materiais, pequenas quantidades de podas, restos dos móveis e resíduos de construção.
     Fechado com muros e compartimentos diversos para o recebimento de materiais sólidos, de modo a facilitar o recolhimento para fins de reciclagem, o Ecoponto contará também, com a presença de um profissional responsável pelo controle de recebimento do que será descartado. Além desses dois equipamentos, um terceiro está projetado para ser erguido em área já definida, no Jardim Luíza. 
 
Redução descarte irregular
     Com uma média diária de 20 toneladas de entulhos recolhidos em pontos diversos da cidade por dia, onde esse descarte é feito irregularmente, com o funcionamento dos Ecopontos, a Secretaria de Meio Ambiente espera reduzir essas práticas.  Pelo menos duas máquinas e 4 caminhões têm sido colocados à disposição para o atendimento dessas demandas.
 

Canil Municipal fecha o ano com 3,7 mil castrações

 castracao de animais
     A Prefeitura de Franca contabiliza neste final de dezembro, através do Canil Municipal, cerca de 3,7 mil castrações de animais de pequeno e médio portes, formado por cães e gatos. O serviço é oferecido, gratuitamente, à população, sendo necessário apenas que os proprietários interessados compareçam durante o expediente comercial ao local, no bairro City Petrópolis e preencham uma ficha cadastral, com nome do responsável, do animal e o endereço.
    Duas clínicas veterinárias estão credenciadas e aptas a prestar esse atendimento, que é previamente agendado depois que a pessoa realiza o cadastro inicial. Ligado à Secretaria de Meio Ambiente, o Canil Municipal realiza esse programa de castração, com o propósito de melhorar o controle da população de cães e gatos, de aumentar a conscientização das pessoas sobre a Posse Responsável, reduzir as situações de abandono, a presença desses animais nas ruas e, por consequência, os acidentes de que são vítimas.
     Desde o começo do ano até essa semana, foram contabilizadas, 3.700 esterilizações de cães e gatos, com a previsão da continuidade desses atendimentos a partir de janeiro de 2.023.
    Os recursos aplicados são originários do orçamento próprio da Prefeitura e de emenda parlamentar, perfazendo um total de R$ 404.900,00 investidos nesses procedimentos, sendo metade desse valor a cada uma das instituições credenciadas.
     Em média, tem sido castrados nas duas clínicas credenciadas de 50 a 60 animais por semana, mediante prévio agendamento, onde o proprietário do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.
     O Canil Municipal de Franca fica na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis, foi ampliado, modernizado, conta com vigilância monitorada 24h e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h. Para dar entrada no pedido de castração, a pessoa deve levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses, deverá residir na cidade e ter idade mínima de 21 anos. Depois receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.

Arrastões da Limpeza recolheram mais de 266,6 toneladas de materiais em 2.022

 WhatsApp Image 2022 12 28 at 09.57.54

     Nas 12 edições do Projeto 'Arrastão da Limpeza' realizadas pela Prefeitura neste ano, mais de 266,6 toneladas de materiais em geral (móveis e utensílios domésticos), foram recolhidas e destinadas ao Aterro Sanitário. Somente na última edição deste ano, no final de novembro, os caminhões recolheram 38,8 toneladas de materiais. Os números são da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena essas ações sempre no último sábado de cada mês.
    Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a recolha dos materiais é importante, tendo em vista a prestação de serviços à população, que pode fazer o descarte sem sair de casa, bastando estar atenta as orientações e deixar o que não usa mais nas calçadas nos dias dos Arrastões, além do benefício ambiental e a saúde pública, pois são materiais que deixam de ser destinados em terrenos vazios, atraindo insetos e, muitas vezes, armazenando água servindo de criadouro para o mosquito da dengue.
    Ao manter essa programação do Projeto 'Arrastão da Limpeza' para o ano que vem, a Prefeitura busca conservar a cidade limpa e livre de objetos que comprometem o paisagismo urbano.
    O primeiro Arrastão da Limpeza de 2.023 está previsto para o dia 7 de janeiro, abrangendo os 12 bairros da Região Sul, compreendendo da Morada do Verde até o Jardim Santa Bárbara e prolongamento.
    Outro importante serviço prestado pela secretaria, fora das edições do Arrastão da Limpeza, é a recolha gratuita de materiais, como móveis ou utensílios. Neste caso, os interessados deverão solicitar o serviço, que é prestado mediante agendamento pelo telefone (16) 3711-9440.

Praça e Avenida recebem limpeza no Éden e Santa Mônica

 DSC 0038
    Equipes de manutenção da Prefeitura estiveram nesta sexta-feira, entre os Jardins do Éden e Santa Mônica, na Região Leste da cidade, para a execução dos serviços de poda das praças, jardins, canteiros de avenida e o recolhimento dos resíduos. Na praça ‘Monteiro Lobato’, as margens da Rodovia Tancredo Neves (que liga Franca a Claraval), o serviço de poda havia sido iniciado no dia anterior, com o reforço de dois tratores e roçadeiras mecânicas.
    Além dessa região, chegando até a rotatória de acesso ao bairro Santa Mônica e as duas margens da rodovia, a Secretaria de Meio Ambiente mantinha equipes trabalhando em setores do Parque Vicente Leporace, nos Jardins Palmeiras, Cambuí, Paulistano/Brasilândia e na Região Oeste, em trechos das Avenidas Santos Dumont e Wilson Sábio de Mello, entre os bairros São Joaquim, Santa Helena e Distrito Industrial.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais