Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Prefeitura recupera galerias na rua General Telles

 DSC 8457
     As fortes chuvas do início da semana provocaram na terça-feira, o rompimento do sistema de galerias na rua General Telles, na área central da cidade, exigindo a intervenção das equipes de manutenção da Prefeitura. No mesmo dia, foi feita a sinalização do local, com o desvio do tráfego e a instalação de placas de aço.
     Nesta quinta-feira, pela manhã, uma equipe com uma máquina retroescavadeira abriu o asfalto, onde surgiu o buraco, identificando o rompimento da tubulação e danos, em pelo menos, 3 peças que precisaram ser substituídas. Junto com a remoção das danificadas, houve a necessidade de reforçar a base de sustentação e instalação das novas, com respectiva calafetação das conexões para evitar vazamentos.
     A rede de galerias nesse trecho, informou um dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, é bem antiga, entre as ruas Homero Alves e Couto Magalhães, próximo ao terminal de ônibus ‘Ayrton Senna’. Recentemente foram feitas intervenções na mesma região,  um quarteirão abaixo, devido a rompimentos e a tubulação também foi substituída.

Chuvas fortes causam estragos e mobilizam Defesa Civil

 DSC 8434
     O final da tarde e começo da noite de segunda-feira,  foi  marcado por intensa movimentação, envolvendo equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, em razão das fortes chuvas e ventos, em alguns setores da cidade. Especialmente, nas regiões Norte e Leste, foram registradas quedas de árvores e rompimento de galerias, o que exigiram a intervenção das equipes.
     Na rodovia ‘João Traficante’, que liga Franca a Ibiraci, um eucalipto de grande porte foi arrancado das margens e bloqueou parte da pista, o que mobilizou homens da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil para orientar o trânsito, bem como do Corpo de Bombeiros, realizando o corte dos galhos para posterior remoção, que continuou sendo feita na manhã de terça-feira. 
     Na Avenida Dom Pedro I, entre o bairro Nova Franca e Vila Gosuen, as chuvas também danificaram o sistema de galerias, onde foram feitas intervenções e a execução de serviços de manutenção. Em trechos das Avenidas Hélio Palermo e Ismael Alonso y Alonso, houve o registro de muitos entulhos nas vias públicas, arrastados pelas águas das chuvas, porém as equipes de limpeza entraram em ação, normalizando a situação.

Meio Ambiente reforça ações de limpeza de bocas de lobo

boca de lobo 
       A Secretaria de Meio Ambiente está com uma força tarefa nas ruas, diariamente, promovendo a limpeza e a desobstrução de bocas de lobo, que captam as águas pluviais e as conduzem pelas galerias até os córregos. Quando essas entradas de água, protegidas por grades de ferro são obstruídas, a água escorre pelo asfalto, vai se acumulando e, muitas vezes, causa o rompimento do pavimento, inundando as calçadas e residências nas regiões mais baixas.
      Atuando, preventivamente, são feitas inspeções periódicas por todas as regiões da cidade, atendendo as solicitações feitas pela população, seja através do telefone 3711-9440 ou pelos canais digitais. 
      A preocupação em identificar as bocas de lobo obstruídas, com rapidez, permite intervir no problema de imediato e sendo feitos os reparos são evitadas complicações futuras. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente solicita que cada morador colabore, destinando os materiais e lixo para as coletas, evitando que sejam direcionados para as bocas de lobo e galerias. 
     Nas intervenções de limpeza, seja nas próprias bocas de lobo ou redes de galerias, que não suportam a pressão, já foram encontrados pelas equipes, sombrinhas, pedaços de guarda-chuvas, blocos de concreto,  garrafas pet, sacolas plásticas, pedaços de madeira e tudo mais. 
    Atualmente, a Prefeitura trabalha com uma média de 3 equipes, que saem todas as manhãs, removendo resíduos atirados indevidamente, reinstalando grades de ferro e recuperando galerias danificadas.

Prefeitura já castrou mais de 3,6 mil animais

 DSC 7278 copiar
      Mais de 3,6 mil animais já foram castrados em Franca, desde o ano passado, depois que foi retomado o Programa de Castração de Animais, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Canil Municipal. Nos últimos meses, foram feitas em torno de 600 castrações, com média de 150 cirurgias por mês, mediante prévio agendamento, procedimento que ocorre depois que o pedido é formalizado e autorizado pelo Canil Municipal.
      O programa de castração de animais (cães e gatos) é destinado à esterilização  de machos e fêmeas, cujos donos sejam residentes no município. A ação está integrada a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e o controle populacional.

 

Como pedir a castração
A solicitação das castrações devem ser feitas, diretamente, no Canil Municipal de Franca, localizado na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis, cujo atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, onde é preenchida uma ficha cadastral. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3703-9389.
           Para ser feito o cadastro, a pessoa deverá levar cópias e originais do RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado, além de comprovar ter 21 anos ou mais.  Os animais devem ser de espécie canina ou felina, cujo pedido de esterilização não tenha fins comerciais ou de competições, esteja em boas condições de saúde, não esteja obeso, caquético ou apresentar doença, desgaste físico, anêmico ou doenças de pele aparentes. E, no caso das fêmeas, não podem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
Depois de feito o cadastro, com os dados do proprietário e do animal, o Canil Municipal entra em contato com o solicitante, indicando a clínica credenciada, em que o procedimento deve ser realizado, com a orientação sobre como deve ser feito o agendamento.
Neste processo também são oferecidas as orientações e precauções antes e pós cirurgia.

Prefeitura substitui defensas nas margens dos córregos

 DSC 8388
       A Prefeitura de Franca, com o intuito de oferecer melhores condições de segurança aos motoristas, iniciou nesta semana, a substituição de alguns trechos de defensas metálicas, instaladas nas margens dos córregos da cidade.             Pensando em aumentar a segurança dos condutores e diminuir os acidentes nos córregos, esses dispositivos foram implantados na primeira gestão do prefeito Alexandre Ferreira (2013-2016).
      Os trabalhos estão sendo executados por equipes próprias da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com início na última segunda-feira, nas proximidades do Jardim Consolação, onde foram retiradas as peças danificadas, em razão de choques de veículos e colocadas novas defensas e respectivas estacas. As equipes executam o serviço com o apoio de um caminhão Munck e o trabalho seguia nesta terça-feira, na rua Distrito Federal, com previsão de chegar até o Jardim Bueno. Ao todo, nas duas margens desse córrego serão instaladas 13 peças metálicas e alguns postes de contenção.
      Nos próximos dias, a previsão é concluir o trabalho, a partir da Avenida Hélio Palermo, começando na rotatória da rua Pará até a Antônio Barbosa Filho. Para esse trecho estão previstos, de acordo com inventário realizado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura, 21 peças e postes de contenção, sendo 9, na Av. Hélio Palermo e 12, na Antônio Barbosa Filho.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais