A Secretaria de Meio Ambiente está com uma força tarefa nas ruas, diariamente, promovendo a limpeza e a desobstrução de bocas de lobo, que captam as águas pluviais e as conduzem pelas galerias até os córregos. Quando essas entradas de água, protegidas por grades de ferro são obstruídas, a água escorre pelo asfalto, vai se acumulando e, muitas vezes, causa o rompimento do pavimento, inundando as calçadas e residências nas regiões mais baixas.
Atuando, preventivamente, são feitas inspeções periódicas por todas as regiões da cidade, atendendo as solicitações feitas pela população, seja através do telefone 3711-9440 ou pelos canais digitais.
A preocupação em identificar as bocas de lobo obstruídas, com rapidez, permite intervir no problema de imediato e sendo feitos os reparos são evitadas complicações futuras. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente solicita que cada morador colabore, destinando os materiais e lixo para as coletas, evitando que sejam direcionados para as bocas de lobo e galerias.
Nas intervenções de limpeza, seja nas próprias bocas de lobo ou redes de galerias, que não suportam a pressão, já foram encontrados pelas equipes, sombrinhas, pedaços de guarda-chuvas, blocos de concreto, garrafas pet, sacolas plásticas, pedaços de madeira e tudo mais.
Atualmente, a Prefeitura trabalha com uma média de 3 equipes, que saem todas as manhãs, removendo resíduos atirados indevidamente, reinstalando grades de ferro e recuperando galerias danificadas.